Início Saúde Fique atento a sua saúde mental

Fique atento a sua saúde mental

Incertezas em relação ao futuro aumentaram durante a pandemia do coronavírus

Ricardo Gais
[email protected]

Procura por atendimento psicológico aumentou com a pandemia de Covid-19 – Divulgação

Um problema grave que está registrando aumento durante o isolamento social e que está passando despercebido por muitas pessoas é a saúde mental, que devido a situação que o mundo está passando, muitas pessoas ficam confusas com o atual momento, o que causa incertezas, medo e conflitos familiares. Cidadãos também perderam o emprego, causando uma série de preocupações em relação ao futuro.

A psicóloga clínica e professora de psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Angela Alenice Rothmund, disse que a saúde mental de uma pessoa não está desvinculada da saúde física. “Mente e corpo são atingidos e sofrem as dificuldades que essa pandemia nos coloca como humanidade. Não foi escolha da maioria das pessoas o home office ou o afastamento e perda de seus trabalhos, isso por si só, já causa angústia e estresse”.

O aumento da depressão, transtornos de ansiedade já registravam crescente aumento antes da pandemia, mas agora estes casos se agravaram ainda mais. “Possíveis traumas psicológicos e transtornos mentais têm relação com as pessoas estarem de forma “forçada” em casa, além disso a falta de perspectiva com o futuro e o prolongamento dessa situação tanto prejudica quanto pode fragilizar a saúde mental”, disse Angela. Outros fatores como temores pela contaminação do novo coronavírus e perdas de entes queridos também agravam a saúde mental.

Angela Alenice Rothmund é psicóloga clínica e professora de psicologia na Unisc – Divulgação

Os sintomas se manifestam individualmente nas pessoas, já que o histórico de vida e saúde são diferentes. Mas de acordo com a psicóloga, os principais sintomas costumam ser confusão mental, ansiedade (peito apertado, pensamento acelerado), sensação de incapacidade e piora na qualidade do sono, sendo este um dos sintomas iniciais de problemas na saúde mental e física. Sintomas mais comuns são a mudança no apetite e irritabilidade. Já em casos mais graves, os sintomas incluem perda de contato com a realidade (alucinações). “É esperado se sentir ansioso em alguns momentos do dia. A pessoa deve ficar atenta ao sentir-se desanimada por muito tempo e seus pensamentos se mostrarem exagerados em relação a desastre ou morte”.

Para cuidar da saúde mental, é importante observar como se estava antes da pandemia e analisar se já apresentava sinais de desgastes. É importante que a pessoa realize exercícios físicos, alongamentos, yoga, atividades que só dependem do seu corpo, além de descansar bem. “O exercício produz naturalmente serotonina e endorfina, neurotransmissores que são importantes nas sensações de bem-estar e satisfação”, destaca Angela. Ler livros, assistir séries, filmes e evitar apenas ler notícias ruins ajudam a manter a saúde em dia. “Busque se atualizar da realidade da pandemia durante o dia, evite horários próximos a hora de dormir, ou de se alimentar”.

Caso a pessoa estiver realizado atividades e ainda sentir-se extremamente ansioso, angustiado, com problemas no sono, a psicóloga recomenda a procura médica para avaliar com clareza como o paciente está e se precisa de algum acompanhamento ou medicamento. “É importante ressaltar que procurar ajuda é um ato de coragem e força, nem sempre é fácil. A saúde mental é tão importante como a saúde física e andam juntas”, frisa.

Em Santa Cruz do Sul e região, a procura por ajuda registrou aumento a partir do mês de abril e as queixas mais comuns dos pacientes são ansiedade, medo de morrer ou perder alguém e distúrbios no sono. “São queixas mais frequentes, seguido de compulsões alimentares”, disse Angela. Os conflitos têm se intensificado mais neste período entre os jovens, devido ao grande tempo destinado ao mundo virtual da internet.

Atendimento à população

Se você tem dúvidas, gostaria de conversar com um profissional, está sozinho, precisa de auxilio, existem diversas frentes na Unisc no apoio a comunidade no enfrentamento à pandemia na região. No âmbito da Saúde Mental; pelo site Covid-Tummi online com atendimentos voluntários de psicólogos, mestrandos do mestrado profissional em psicologia, profissionais voluntários convidados e psiquiatras. Ainda, o Tele Cuidado-Unisc disponibiliza atendimentos de medicina e acolhimento à pessoa idosa no 3717-7300. Mais informações você encontra em www.unisc.br/covid19