Início Saúde Fisioterapia da Unisc: Sistema de reexpansão pulmonar é doado ao HSC

Fisioterapia da Unisc: Sistema de reexpansão pulmonar é doado ao HSC

Professora Dulciane Paiva, residentes Litiele Evelin Wagner e Solange Schio Lanza e os formandos Daniela Reinicke, Jean Pierre Priebe, Mylenna Dias e Fernanda Canto – Divulgação

Estudantes do último ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) elaboraram um sistema que fornece pressão positiva aos pulmões, conhecido como EPAP em selo d´água. A sigla EPAP significa “pressão positiva ao final da expiração” (Expiratory Positive Airway Pressure) e promove a reexpansão de áreas pulmonares previamente colapsadas, sendo indicada a pacientes após quadro pneumômico ou de injúria pulmonar, como aquela subsequente à infecção pela Sars-CoV-2.

O dispositivo é confeccionado com material de baixo custo em substituição às tradicionais máscaras de EPAP comercializadas, que muitas vezes apresentam-se com valor elevado. E com o objetivo de prover aos sobreviventes da Covid-19 uma recuperação domiciliar mais acelerada, os formandos do curso de Fisioterapia confeccionaram nove dispositivos, sob orientação da professora Dulciane Paiva. Os mesmos foram doados à Unidade de Cuidados Respiratórios do Hospital Santa Cruz (HSC), aos cuidados das fisioterapeutas residentes Litiele Evelin Wagner e Solange Schio Lanza, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Instituição.