Início Geral Frio intenso será protagonista nos próximos dias

Frio intenso será protagonista nos próximos dias

Ricardo Gais
[email protected]

Pode ocorrer formação de geada a partir desta quarta. – Foto: Rolf Steinhaus/ Arquivo / RJ

Durante o último fim de semana, por meio dos grupos de WhatsApp, muito se comentou sobre o frio com sensação térmica de – 25ºC, mas essa temperatura não irá ocorrer em nossa região. A previsão preliminar é de que essa sensação possa ocorrer em locais extremos do Sul do Brasil, com altitude acima dos 1,8 mil metros, como no Morro da Igreja, em Santa Catarina, que pertence ao Parque Nacional de São Joaquim, na divisa dos municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici.

Já no Rio Grande do Sul, a nova massa de ar frio intensa, de origem polar, se aproximou do País na segunda-feira, 26, com chuva em Santa Cruz do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta será a terceira onda de origem polar a atuar no Brasil este ano, e deve ser caracterizada como um “episódio de friagem”.

Os dias congelantes no Vale do Rio Pardo começam na quarta-feira, 28, e devem se estender até 1º de agosto. A temperatura mínima para Santa Cruz irá variar entre 1ºC e 3ºC, com possibilidade de formação de geada nesta quarta, quinta e sexta-feira, sem possibilidade de chuva. A máxima prevista deve registrar entre 14ºC e 11ºC nesta semana.

Conforme o Inmet, em outras regiões do Estado, as temperaturas mínimas irão variar entre – 6ºC e – 8°C, principalmente na manhã do dia 30. Já em áreas de maior altitude, a temperatura pode ser menor que – 8°C. Com isso, fica a possibilidade de neve nas serras Catarinense e Gaúcha, entre a quinta e sexta-feira.

Conforme a MetSul, este pode ser o frio mais intenso já registrado neste ano. A última vez em que os termômetros registraram essas baixas temperaturas no Brasil foi em 2000, 2007, 2009 e 2012.

Orientações

A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social fazem algumas orientações para a comunidade, durante este período de frio intenso:

  • Procure evitar ficar exposto ao frio. Se tiver que sair, fique muito bem agasalhado;
  • Procure não permanecer com roupas úmidas;
  • Revise a parte elétrica e sistema de calefação da casa. Aquecedores elétricos, lareiras a líquido ou lenha podem causar incêndios e danos mais graves quando usados de forma incorreta ou além da sua capacidade;
  • Caso não tenha um abrigo seguro, procure o Albergue Municipal, na Rua São José, 2831, no Bairro Bom Jesus;
  • Se encontrar alguém em situação de vulnerabilidade na rua, ligue para a abordagem social nos telefones (51) 3713-1942 ou 153;
  • Não deixe os animais desabrigados. Proteja-os do frio intenso.