Início Esportes Gauchão: Governador e presidente da FGF debatem retomada

Gauchão: Governador e presidente da FGF debatem retomada

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann,irá se reunir nesta terça, 5, com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O encontro foi confirmado pelo governador em entrevista concedida na última sexta, 1º, ao Jornal do Almoço, da RBSTV. Na pauta, será debatida a retomada dos treinos nos clubes de futebol e quem sabe uma data para liberação dos jogos com portões fechados. Questionado sobre a volta do futebol durante entrevista, o governador afirmou que o foco é evitar aglomerações, mas revelou não haver restrições quanto aos treinos. “Toda a nossa luta é contra aglomeração de pessoas. Nestes casos de retorno a treinos não há vedação. Vamos discutir na terça-feira com a Federação Gaúcha de Futebol se poderemos ter algum retorno para encerramento de campeonato com portões fechados. Não vemos a curto e médio prazo eventos de qualquer natureza com aglomeração de pessoas”, afirmou Eduardo Leite, ao responder a questão sobre a atividade esportiva formulada pela jornalista Alice Bastos Neves.

O departamento médico da Federação Gaúcha de Futebol já ajusta o protocolo para a volta do futebol no estado. De acordo com o diretor médico da FGF, Ivan Pacheco, o planejamento prevê que os atletas usem máscaras no vestiário e só as tirem do rosto minutos antes de a bola rolar. O controle com a higiene será mais rígido, com orientações aos jogadores para não levar as mãos ao rosto.

Mas o tema mais sensível do protocolo são os testes para Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Pacheco afirma que não há recursos financeiros para arcar com as despesas de kits para testar todos os jogadores antes de cada jogo do estadual. Por isso, a testagem deverá ser feita por amostragem, com algo próximo a 25% dos atletas.

A FGF remarcou a reunião com os clubes para a próxima quarta, 6, um dia após a conversa entre Luciano Hocsman e o governador Eduardo Leite. O Campeonato Gaúcho está suspenso desde 16 de março.