Início Esportes Gauchão: Grêmio conquista tri após 33 anos

Gauchão: Grêmio conquista tri após 33 anos

Tricolor confirmou 39º título estadual no saldo agregado após derrota para o Caxias

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Grêmio comemora o 39º título e quarto tri estadual consecutivo – Lucas Uebel/Grêmio

Usando o regulamento embaixo do braço, o Grêmio usufruiu da vantagem no saldo de gols para confirmar o 39º título estadual da sua história, sendo a quarta vez que o clube conquistou o tricampeonato consecutivo, feito obtido pela última vez em 1987. Com a conquista, o Grêmio diminuiu para seis a diferença para o Internacional, maior vencedor com 45 títulos estaduais.

A final entre Grêmio e Caxias, que decidiu a 100ª edição do Campeonato Gaúcho, foi movimentada na fria e chuvosa tarde de domingo, 30, na Arena do Grêmio. Com a vantagem de 2 a 0 obtida no jogo de ida, realizado na quarta, 26, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, o técnico Renato escalou Lucas Silva na vaga do suspenso Mateus Henrique e preservou o volante Maicon e o atacante Pepê, colocando como substitutos o volante Darlan e o meia atacante Everton, além de contar com o retorno do centroavante Diego Souza, recuperado de lesão muscular. O Grêmio começou melhor e se aproximou ainda mais do título aos 13 minutos com Diego Souza, que aproveitou uma bola na trave em chute de Everton para dominar e chutar para fazer 1 a 0 e se consolidar como artilheiro do campeonato com nove gols.

Com a vantagem, o Grêmio trocava passes e tentava administrar o resultado. A equipe comandada por Renato Portaluppi quase ampliou com Jean Pyerre, em chute de fora da área. Já o Caxias equilibrou o jogo e quase empatou com Marcelo Campanholo, que chutou para fora. Aos 41, o time da Serra chegou ao empate com o zagueiro Laércio, que acertou uma bonita cabeçada, se antecipando ao goleiro Vanderlei, 1 a 1.

O Caxias veio para o segundo tempo disposto a buscar a virada e conseguiu aos nove minutos. O atacante Bruninho recebeu na área e chutou cruzado. A bola desviou em Kannemann e encobriu o goleiro Vanderlei, com os caxienses virando para 2 a 1. Precisando de mais um gol para levar a decisão para os pênaltis, o Caxias se lançou ao ataque. Com a vantagem ameaçada, o Grêmio passou a se defender. Nos acréscimos, o goleiro Vanderlei garantiu o título do Grêmio ao defender chute de Bruninho após cobrança de escanteio na chance mais perigosa do Caxias. Final, 2 a 1 para o Caxias, mas quem fez a festa foi o Grêmio pela conquista do título estadual com o placar de 3 a 2 no saldo agregado nos dois jogos.

Vestindo camisetas personalizadas alusivas ao título estadual, coube aos laterais Leonardo Gomes e Marcelo Oliveira, que se recuperam de lesões graves, levantarem com o capitão Pedro Geromel, a taça de campeão gaúcho e comemorar o único campeonato finalizado na temporada de 2020, pois devido à pandemia do coronavírus, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores somente serão encerrados em 2021.