Início Geral Governador suspende cogestão e região seguirá normas de bandeira preta

Governador suspende cogestão e região seguirá normas de bandeira preta

Em reunião com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) na tarde desta quinta, 25, o Governador Eduardo Leite confirmou a suspensão do sistema de cogestão nas regiões que estão em bandeira preta. Com a decisão, as regras mais restritivas da bandeira preta entrarão em vigor a partir do próximo sábado, 27, se estendendo as normas restritivas até o dia 7 de março.

“A partit deste sábado (27) até o outro domingo (7 de março), estaremos com a suspensão da cogestão e com aplicação das restrições que a bandeira da região impõe, para buscarmos efetivamente reduzir a taxa de contágio”, disse o governador aos prefeitos.

Nesta sexta, 26, uma nova rodada de classificação das 21 regiões de covid-19 terão as bandeiras anunciadas e terão de cumprir os protocolos correspondentes na semana seguinte, sem hipótese de abrandamento por regras locais previstas pela cogestão, por ora suspensa.  A tendência é de que mais regiões sejam alçadas à bandeira preta.

Até o momento, 11 regiões estão em bandeira preta, sendo uma delas a região de Santa Cruz do Sul. Com a suspensão da cogestão, as prefeituras não poderão mais adotar critérios próprios e passará a valer a bandeira preta pelo menos em 11 regiões da covid-19, de acordo com a última rodada de classificação. A bandeira preta é de risco altíssimo e prevê as normas mais restritivas.