Início Destaque Guarda-Vidas Mirim educa sobre prevenção

Guarda-Vidas Mirim educa sobre prevenção

Comando Regional promoveu ações com crianças participantes do projeto do 6º BBM de Santa Cruz

Bombeiros mirins receberam orientações valiosas sobre como se comportar e cuidar no mar, no rio, no lagoa, na piscina e demais locais balneáveis (Foto: Ana Souza)

Ana Souza
[email protected]

Crianças são disseminadoras de conhecimento. Elas convivem, se comunicam, observam e interagem com as pessoas ao seu redor. Constroem e reconstroem, pouco a pouco, um universo de aprendizado e isso serve como base para o crescimento. É com esse objetivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul realiza o projeto institucional Guarda-Vidas Mirim, para crianças com idades entre seis e 12 anos.

Através dessa iniciativa, meninos e meninas recebem orientações sobre o significado das cores das bandeiras na beira da praia e os cuidados para o banho no mar, rios, lagoas, piscinas e demais locais considerados balneáveis. O projeto de educação preventiva se tornou um forte aliado na disseminação de boas condutas.

Na tarde de quarta-feira, 3, os participantes do projeto Bombeiro Mirim, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o programa AABB Comunidade, receberam a visita dos instrutores do Guarda-Vidas. Crianças dos bairros Harmonia, Santa Vitória, Rauber, Dona Carlota e Vila Nova estiveram integradas à iniciativa, que ofereceu aprendizados repassados pelo tenente Ari Abraão Leopoldo Menezes e os soldados Gabriela Santos Todente e Fábio da Silva Mathias.

O Guarda-Vidas Mirim é realizado em todo o Rio Grande do Sul. “Repassamos orientações de como se comportar no banho de mar e nas piscinas. O projeto existe há 23 anos, passamos todas as informações para as crianças e também aos familiares que fazem o acompanhamento através do projeto Guarda-Vidas Master. Eles recebem uniformes com boné e camiseta. Contamos com apoio da Liquigás, da ANS Gráfica e do Grêmio Náutico União de Porto Alegre. Os pais também recebem o uniforme igual o dos filhos. É um trabalho gratificante”, comentou Menezes, que tem 42 anos como bombeiro militar.

Entre as dicas para as crianças estavam o uso de protetor solar antes de sair de casa, para prevenir as doenças de pele, e de boné para proteção dos raios solares. “O mais importante é que as crianças jamais devem sair de casa sozinhos. Estejam sempre acompanhadas por um familiar maior de idade. Outra dica essencial é em relação à praia, procurar ficar perto das guaritas, tomar banho sempre próximo aos bancos de areia, onde quebram as ondas, pois são locais mais seguros, nos demais há os repuxos. Também damos orientações sobre higiene e alimentação”, explicou o tenente.

O 6º BBM ser contemplado com a presença do comando estadual no desenvolvimento do projeto é motivo de orgulho, enfatizou o major Mateus Bastianello Scremin. “Temos aqui pessoas qualificadas repassando o conhecimento que é disseminado em todo o Estado, nos mais diversos batalhões, com os cuidados nos balneários, tanto nas águas abrigadas quanto no litoral durante a Operação Verão. Este conhecimento, certamente, irá render frutos para as crianças que já estão participando do projeto Bombeiro Mirim de nossa corporação em Santa Cruz do Sul. É algo a mais e que vem proporcionar mais aprendizado na formação”, frisou.

ALEGRIA EM PARTICIPAR

Os pequenos aprendizes Isabelli Batista e Murilo Batista, ambos de 11 anos e estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Harmonia, esbanjavam alegria. “Gosto muito de aprender coisas novas e ainda mais sobre como salvar vidas e ajudar as pessoas e também se defender”, comentou Isabelli. “Me sinto muito feliz. Aprendi dicas de salvamento e de como devemos nos cuidar quando vamos à praia, na piscina e nos rios. Devemos cuidar dos outros e nos cuidar”, completou Murilo.

Tenente Menezes: “O conhecimento irá render frutos para as crianças e familiares” (Foto: Ana Souza)
Materiais utilizados pelos bombeiros foram apresentados aos participantes (Foto: Ana Souza)
Os aprendizes Isabelli e Murilo estão integrados ao projeto (Foto: Ana Souza)