Início Saúde Helena reabre plantão 24 horas do Hospitalzinho

Helena reabre plantão 24 horas do Hospitalzinho

Prefeita assinou termo de compromisso com Hospital Ana Nery, que ficará responsável pela realização do serviço na casa de saúde

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Termo de compromisso para reabertura do plantão 24 horas do Hospitalzinho
foi assinado na tarde de ontem, 4, na unidade de saúde. Foto: Rolf Steinhaus

Em ato que marcou o primeiro dia de governo, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou no final da tarde de ontem, 4, o termo de compromisso com o Hospital Ana Nery para a retomada do plantão 24 horas do Complexo de Saúde Ignez Irene Moraes, popularmente conhecido como Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória. Desde 2017, o plantão médico 24 horas havia sido suspenso no local sob alegação de baixa demanda e como medida de economia. No entanto, na visão da atual administração, o serviço neste horário atende a uma necessidade da população que mora na zona Sul do Município e tem o local como referência em atendimento de urgência e emergência.

Respeitando o distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus, vereadores, secretários municipais e lideranças da comunidade prestigiaram o ato de assinatura do termo de compromisso realizado pela prefeita Helena Hermany, a secretária Municipal de Saúde, Daniela Dunke e pela diretora operacional do Hospital Ana Nery, Sandra Mara Weiler. Com a retomada do atendimento noturno, o Hospitalzinho passa a funcionar durante 24 horas por dia, sem interrupção. Já o plantão pediátrico é realizado no horário das 17h às 23h. Nos próximos dias será elaborado um termo aditivo ao contrato de prestação de serviços.
Primeira a se manifestar, Sandra Mara Weiler frisou ser uma satisfação participar da retomada do plantão 24 horas do Hospitalzinho. “Entendemos como importante esta retomada de urgência e emergência para os moradores da zona Sul. Hoje, temos uma demanda de 95 pacientes atendidos por dia até as 23h e com o plantão essa demanda de atendimento irá aumentar”, frisou a diretora.

A secretária de Saúde destacou que a reabertura do complexo no turno da noite é o início de um grande trabalho que a Administração tem pela frente. “Vamos rever toda a questão da atenção básica para qualificar nossos serviços. Sabemos da importância que o Hospitalzinho tem para a cidade, principalmente para a comunidade da zona Sul, que terá o atendimento 24 horas perto de suas residências”, disse Daniela Dunke.

“Se uma vida for salva, já valeu a pena”, diz prefeita

A reabertura da instituição de saúde no horário compreendido entre 23h e 7h do dia seguinte é um compromisso de campanha, que expressa o ideal de cuidado com as pessoas como espírito da atual Administração. “Governar é eleger prioridades e a saúde está dentro do cuidado social. Priorizar saúde é cuidar das pessoas. Afinal, quanto vale uma vida? A vida não tem preço, se uma vida for salva, já terá valido a pena”, disse Helena.

Na avaliação da prefeita, a interrupção no atendimento do plantão noturno ao longo dos últimos três anos tornou mais difícil a vida dos moradores dos bairros da zona Sul. “As pessoas têm dificuldade em se deslocar até o Centro da cidade para buscar atendimento na UPA e no PA. São pessoas carentes, que precisam ter o serviço mais perto de suas casas”, reforçou. Ao dirigir-se a uma moradora do bairro, Helena lembrou da promessa feita no período de campanha e disse que espera que a partir de agora as portas da instituição de saúde estejam abertas 24 horas. “Sei o quanto esse foi o desejo da comunidade. Houve passeatas, manifestações e as pessoas foram ignoradas. Agora começa um tempo diferente, vamos escutar as pessoas e fazer aquilo que elas necessitam. Ao finalizar, a prefeita saudou o vereador Sérgio Moraes (PTB), que estava presente ao ato, destacando que a unidade de saúde leva o nome da avó do edil, além de lembrar e valorizar o trabalho realizado no local pelos ex-prefeitos Sérgio Moraes e Kelly Moraes, que são pais do vereador.