Início Sem categoria Henrique Hermany entrega projeto de construção de Centro Especializado em Reabilitação Regional...

Henrique Hermany entrega projeto de construção de Centro Especializado em Reabilitação Regional ao Compede

Foto: Jacson Miguel Stülp

O líder do Governo, Henrique Hermany, fez a entrega do plano de trabalho para a construção de Centro Especializado em Reabilitação Regional (CER Regional, tipo II) à presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compede), Tânia Lair Manske. O vereador destacou, durante a reunião especial que abriu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência realizada pela Câmara de Vereadores, que o projeto já foi apresentado ao Conselho Intergestores em Saúde Regional (CIR), tendo sido aprovado.

Segundo o projeto, o Município tem como prioridade a ampliação da atenção integral das pessoas com deficiência. Com isto, e tendo ciência da importância deste serviço para a Região do Vale do Rio Pardo, entra como proponente à implantação de um CER tipo II. “O enfoque do trabalho em saúde com pessoas com deficiência deve estar centrado na ampliação da autonomia e na participação efetiva dos usuários na construção de projetos de vida pessoais e sociais, sendo importante que sejam avaliados aspectos da funcionalidade dos usuários na admissão ao serviço e ao longo do processo de reabilitação”, diz o projeto, cujo investimento está orçado em R$ 3,5 milhões.

A reabilitação/habilitação prevê uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar dos profissionais de saúde e o envolvimento direto da pessoa com deficiência, familiares e atendentes pessoais nos processos de cuidado. As estratégias de ações para reabilitação devem ser estabelecidas a partir das necessidades singulares de cada indivíduo, considerando o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade, bem como fatores emocionais, ambientais, comunicacionais, sociais e o desempenho ocupacional.

A implantação do CER tipo II vem suprir uma demanda regional, que possui  882 usuários na lista de espera auditiva; e das APAE de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, 31 e 44 usuários, respectivamente, desde 2019, segundo dados da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).