Edição do dia 15/08/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Sub-15 do Cestinha é campeão Sul-Brasileiro de Clubes de 2017
ESPORTES - Projeto do Sesi e da Unisc conquistou título em Caxias do Sul
POE prende foragidos da justiça em Santa Cruz
POLÍCIA - Brigada Militar realizou duas prisões na tarde desta quarta, de pessoas que estavam procuradas
Avenida renova com treinador do Acesso
ESPORTES - Fabiano Daitx vai comandar o Periquito também na Série A
Santa Cruz do Sul recebe a 4ª etapa do Brasileiro de Endurance
ESPORTES - Prova de longa duração acontecerá neste sábado, dia 19 de agosto
Começam nesta quarta-feira as semifinais da Copa do Brasil
ESPORTES - Olhares gaúchos estão voltados para Grêmio x Cruzeiro, na Arena
Detran recicla 395 toneladas de sucata em Osório e Candelária
GERAL - Material de quase 800 veículos será reciclado
Brigada Militar apreende máquinas caça-níqueis
POLÍCIA - Bar em Venâncio Aires disponibilizava três dispositivos de jogos de azar aos seus usuários
Acesso Grasel receberá mais um trecho para acostamento
GERAL - Prefeitura de Santa Cruz realiza a obra na lateral da principal via de acesso à cidade
TCE-RS determina redução na cobrança da tarifa de ônibus intermunicipal
ECONOMIA - Agência reguladora identificou cobrança ilegal de taxa de embarque para quem não pega o ônibus na rodoviária
Centro de Triagem de presos começa a operar em Porto Alegre
POLÍCIA - Estado anunciou prazo para construção de mais duas unidades prisionais

Riovale Jornal: pioneirismo marca os 35 anos de existência

Primeira Edição - 22/09/1976

Clique aqui pare ver a primeira edição do Riovale Jornal.

Lembranças são momentos especiais que ficam guardados para sempre em nossa memória. E a trajetória do Riovale Jornal é assim. Notícias marcantes em suas páginas circularam, eventos sociais que envolveram toda uma sociedade, fotos que registram o desenvolvimento de nossa Santa Cruz do Sul e pessoas que fizeram do jornal uma escola para seguir carreira. O pioneirismo foi uma das marcas do jornal, sendo a primeira publicação jornalística da região do Vale do Rio Pardo impressa em off-set. Além de ter a capa e contracapa em cores em 1990, com fotolito e impressão feitos em gráfica própria. O ano de 1994 também marcou a trajetória da empresa, sendo o primeiro jornal do interior do Rio Grande do Sul a ter suas páginas diagramadas em computador. Já no ano de 1996, o Riovale Jornal novamente marcava a história como primeiro jornal a circular nas segundas-feiras.

Há 35 anos o Riovale Jornal circula ininterruptamente. Com o slogam O jornal da comunidade foi fundado em 22 de setembro de 1976 por Cacildo Pagel. Com o passar do tempo três novos sócios foram incorporados ao jornal, sendo Lúcio Michels, Eldor Iser e Elpídio Iser. Três anos após, em 1979, a empresa foi adquirida por Adalberto Felippe Dreher. Um ano depois, em 1980, o filho André Felipe Dreher junta-se ao proprietário na direção do Riovale e esta função passa a exercer sozinho a partir de 1995. Vários momentos foram destaque na caminhada do veículo de comunicação. Quando foi fundado em 1976 a razão social era Pagel & Companhia Limitada, e tinha sua circulação nas quartas-feiras. Em 1977 uma evolução a mais, que dava sinal de que firmaria raízes no município, a compra de uma máquina off-set própria. Um ano depois a circulação tornou-se bissemanária, saía nas quartas-feiras e aos sábados. Em 1991, passou a ser trissemanário, circulando nas terças, sextas e sábados. O maior número de edições foi alcançado em 1996, eram quatro por semana, nas segundas, quartas, sextas e sábados. Em 1998 a razão social tornou-se Editora Dreher Limitada, voltou a ser trissemanário e a terceirizar seus serviços de impressão. No ano 2000 passou a ser bisseminário e a circular nas terças e sextas.

Um dos grandes feitos do Riovale Jornal é ser sinônimo de credibilidade junto aos seus anunciantes, assinantes, leitores e amigos é ter a imparcialidade da notícia, publicando em suas páginas as duas, ou mais, versões da mesma. Ao longo de seus 35 anos de existência o jornal não teve nenhum processo de calúnia, má informação ou difamação. Por ser um veículo de comunicação que traz a comunidade como enfoque, o periódico prima em evitar o prejuízo a qualquer cidadão com uma notícia publicada em suas edições.

A primeira edição, que circulou no dia 22 de setembro de 1976, foi composta por 16 páginas. A capa retratava dois pontos turísticos, a Catedral São João Batista e a Gruta dos Índios. A página 2 foi composta com o lema do jornal e a expectativa de crescimento, o que se confirma até hoje. Nesta página também circulou o expediente com os nomes do diretor Cacildo Pagel e o editor Eligius Hallmann. Tinha sua sede instalada na Rua Borges de Medeiros, 473, no 2o andar. A impressão era realizada em Lajeado pelo jornal O Informativo.

Nas páginas subsequentes notícias como a visita do vice-governador do RS, José Augusto Amaral de Souza; os presidentes dos Diretórios Acadêmicos; os 35 anos do Esporte Clube Rio Pardinho; a inauguração da Escola Polivalente da vizinha Vera Cruz; desfile da Semana da Pátria de Vera Cruz; as debutantes do Clube União; esportes da cidade de Santa Cruz e região; eventos da sociedade santa-cruzense como os 20 anos do Serviço Social do Comércio (Sesc), o jantar festivo do Lions Clube Santa Cruz do Sul do Sul - Centro e o chá da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) e na contracapa os Jogos da Semana da Pátria da Escola Superior de Educação Física de Santa Cruz do Sul e o resultado do concurso da rainha da Associação Atlética Companhia de Fumos Souza Cruz, sendo as eleitas a rainha Rosângela Maria Hilbig e as princesas Maria Alice Freitas e Ivone Haas.

Atualmente o Riovale Jornal tem como editor Nelson Treglia e circula com suas edições três vezes por semana, nas terças, quartas e sextas-feiras, tendo sua sede na Rua Osvaldo Cruz, 402, fones: 3056-3210 e 3056-3211. Mantém em suas edições diversos cadernos especiais, entre eles o R2, Vida Positiva, Por Dentro da Lei, Construção & Decoração e os que lembram datas marcantes como o do Dia do Trabalho, da Indústria, do Meio Ambiente, Colono e Motorista, Páscoa, Natal e Retrospectiva.