Edição do dia 22/01/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Avenida empata pela segunda vez no Gauchão
ESPORTES - Periquito cedeu igualdade para o Brasil de Pelotas. Próximo jogo é domingo contra o Caxias, fora
Unisc divulga listão dos aprovados no curso de Medicina
GERAL
Secretaria de Esporte promove 1º Santa Cruz Kangoo Fest
ESPORTES
Seminário Internacional com inscrições abertas
EDUCAÇÃO
Centro de Cultura será revitalizado
VARIEDADES
Estão abertas as inscrições de produções audiovisuais de todo o RS para o 6º CineSerra
VARIEDADES
RS pede a suspensão de reajuste de juízes, promotores e defensores
POLÍTICA - Governador faz reunião de emergência e detalha crise financeira
Desenvolvimento Regional
GERAL - Unisc e Unitau promovem Doutorado Interinstitucional
Processos de cassação do direito de dirigir cresceram em 2018 no RS
GERAL
Denúncias aumentam entre dezembro e março
GERAL - Fiscalização já emitiu mais de 100 notificações sobre terrenos baldios em janeiro
As tensões na agenda
OPINIÃO
A educomunicação, o jornal e a sala de aula
OPINIÃO
Produção e difusão do conhecimento: estratégia propulsora para inovação
OPINIÃO
Dia do Aposentado: Passo a passo, a evolução da Previdência
ESPECIAIS
Apopesc investe para atrair novos associados
ESPECIAIS
Santa Cruz já pode ter cemitérios privados para animais
GERAL - A partir de agora cabe a empresas interessadas abraçar a causa
Gauchão 2019: Avenida recebe o Brasil de Pelotas
ESPORTES - Periquito, que vem de empate na primeira rodada em Veranópolis, enfrenta Xavante hoje à noite, nos Eucaliptos
Crítica à perpetuação no poder
EDITORIAL - O caso da Venezuela evidencia as consequências da ditadura

Riovale Jornal: pioneirismo marca os 35 anos de existência

Primeira Edição - 22/09/1976

Clique aqui pare ver a primeira edição do Riovale Jornal.

Lembranças são momentos especiais que ficam guardados para sempre em nossa memória. E a trajetória do Riovale Jornal é assim. Notícias marcantes em suas páginas circularam, eventos sociais que envolveram toda uma sociedade, fotos que registram o desenvolvimento de nossa Santa Cruz do Sul e pessoas que fizeram do jornal uma escola para seguir carreira. O pioneirismo foi uma das marcas do jornal, sendo a primeira publicação jornalística da região do Vale do Rio Pardo impressa em off-set. Além de ter a capa e contracapa em cores em 1990, com fotolito e impressão feitos em gráfica própria. O ano de 1994 também marcou a trajetória da empresa, sendo o primeiro jornal do interior do Rio Grande do Sul a ter suas páginas diagramadas em computador. Já no ano de 1996, o Riovale Jornal novamente marcava a história como primeiro jornal a circular nas segundas-feiras.

Há 35 anos o Riovale Jornal circula ininterruptamente. Com o slogam O jornal da comunidade foi fundado em 22 de setembro de 1976 por Cacildo Pagel. Com o passar do tempo três novos sócios foram incorporados ao jornal, sendo Lúcio Michels, Eldor Iser e Elpídio Iser. Três anos após, em 1979, a empresa foi adquirida por Adalberto Felippe Dreher. Um ano depois, em 1980, o filho André Felipe Dreher junta-se ao proprietário na direção do Riovale e esta função passa a exercer sozinho a partir de 1995. Vários momentos foram destaque na caminhada do veículo de comunicação. Quando foi fundado em 1976 a razão social era Pagel & Companhia Limitada, e tinha sua circulação nas quartas-feiras. Em 1977 uma evolução a mais, que dava sinal de que firmaria raízes no município, a compra de uma máquina off-set própria. Um ano depois a circulação tornou-se bissemanária, saía nas quartas-feiras e aos sábados. Em 1991, passou a ser trissemanário, circulando nas terças, sextas e sábados. O maior número de edições foi alcançado em 1996, eram quatro por semana, nas segundas, quartas, sextas e sábados. Em 1998 a razão social tornou-se Editora Dreher Limitada, voltou a ser trissemanário e a terceirizar seus serviços de impressão. No ano 2000 passou a ser bisseminário e a circular nas terças e sextas.

Um dos grandes feitos do Riovale Jornal é ser sinônimo de credibilidade junto aos seus anunciantes, assinantes, leitores e amigos é ter a imparcialidade da notícia, publicando em suas páginas as duas, ou mais, versões da mesma. Ao longo de seus 35 anos de existência o jornal não teve nenhum processo de calúnia, má informação ou difamação. Por ser um veículo de comunicação que traz a comunidade como enfoque, o periódico prima em evitar o prejuízo a qualquer cidadão com uma notícia publicada em suas edições.

A primeira edição, que circulou no dia 22 de setembro de 1976, foi composta por 16 páginas. A capa retratava dois pontos turísticos, a Catedral São João Batista e a Gruta dos Índios. A página 2 foi composta com o lema do jornal e a expectativa de crescimento, o que se confirma até hoje. Nesta página também circulou o expediente com os nomes do diretor Cacildo Pagel e o editor Eligius Hallmann. Tinha sua sede instalada na Rua Borges de Medeiros, 473, no 2o andar. A impressão era realizada em Lajeado pelo jornal O Informativo.

Nas páginas subsequentes notícias como a visita do vice-governador do RS, José Augusto Amaral de Souza; os presidentes dos Diretórios Acadêmicos; os 35 anos do Esporte Clube Rio Pardinho; a inauguração da Escola Polivalente da vizinha Vera Cruz; desfile da Semana da Pátria de Vera Cruz; as debutantes do Clube União; esportes da cidade de Santa Cruz e região; eventos da sociedade santa-cruzense como os 20 anos do Serviço Social do Comércio (Sesc), o jantar festivo do Lions Clube Santa Cruz do Sul do Sul - Centro e o chá da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) e na contracapa os Jogos da Semana da Pátria da Escola Superior de Educação Física de Santa Cruz do Sul e o resultado do concurso da rainha da Associação Atlética Companhia de Fumos Souza Cruz, sendo as eleitas a rainha Rosângela Maria Hilbig e as princesas Maria Alice Freitas e Ivone Haas.

Atualmente o Riovale Jornal tem como editor Nelson Treglia e circula com suas edições três vezes por semana, nas terças, quartas e sextas-feiras, tendo sua sede na Rua Osvaldo Cruz, 402, fones: 3056-3210 e 3056-3211. Mantém em suas edições diversos cadernos especiais, entre eles o R2, Vida Positiva, Por Dentro da Lei, Construção & Decoração e os que lembram datas marcantes como o do Dia do Trabalho, da Indústria, do Meio Ambiente, Colono e Motorista, Páscoa, Natal e Retrospectiva.