Início Saúde Hospitais Santa Cruz e Ana Nery firmam parceria para residência em oncologia

Hospitais Santa Cruz e Ana Nery firmam parceria para residência em oncologia

Uma parceria entre a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), por meio do Hospital Santa Cruz (HSC), e o Hospital Ana Nery (HAN) vai ampliar e qualificar ainda mais o serviço de oncologia e a assistência aos pacientes com câncer do município. O contrato entre as duas instituições de saúde foi assinado no dia 1º de outubro e tem como objetivo a prestação de serviços de consultoria por parte do HSC para abertura de Programa de Residência Médica na área de oncologia no HAN, dentro das exigências da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A consultoria irá abranger a criação do Projeto Pedagógico da residência, baseado nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, e o preenchimento do Pedido de Credenciamento de Programa no sistema da CNRM. Também inclui a criação da Comissão de Residência Médica (Coreme) com os membros exigidos na legislação e a realização do processo eleitoral.

O contrato entre as duas instituições prevê ainda o suporte para a confecção, divulgação e controle dos editais e etapas do processo seletivo da residência médica, realizado anualmente, e o acompanhamento das definições da residência junto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação. Além disso, o HSC prestará consultoria na confecção de formulários de avaliação, no controle da periodicidade das avaliações conforme a CNRM e na criação do sistema de controle de frequência e informe ao Ministério da Saúde para encaminhamento do pagamento mensal das bolsas, entre outras atividades de rotina, de fluxos, de ensino e de pesquisa previstas no contrato.

Para o diretor executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, a oferta de residências médicas em Santa Cruz do Sul foi um avanço para a área da saúde no município, ampliando o número de profissionais especialistas. “Esta parceria abre portas para futuros projetos entre os dois hospitais, qualificando ainda mais o atendimento em saúde para a população”, avaliou.

A diretora de ensino e pesquisa do Hospital Santa Cruz, Giana Diesel Sebastiany, que é responsável pelos programas de residências médicas e de residência multiprofissional da Instituição, destacou a atualização constante do grupo assistencial proporcionada por essas especializações. “Estes programas atraem profissionais de diversas partes do Estado e do País com uma nova visão que estreita relações e amplia o conhecimento nas áreas de ensino e pesquisa por meio do vínculo criado por eles no município”, acrescentou a professora.

O encontro para a assinatura do contrato contou também com a presença do diretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, do diretor administrativo Egardo Kuentzer e do assistente da secretaria de ensino e pesquisa do HSC, Augusto Lied Hirsch.