Início Especiais Hospital Santa Cruz comemora 112 anos nesta sexta-feira

Hospital Santa Cruz comemora 112 anos nesta sexta-feira

O Hospital Santa Cruz (HSC) comemora nesta sexta-feira, dia 22 de maio, 112 anos de serviços prestados à comunidade. Fundado em 1908, é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 232 leitos e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento composto por 242 médicos.

Um fato marcante e que mudou os rumos da história do HSC foi a sua aquisição pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, em 2003. A partir daí foram várias conquistas importantes, a maior delas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O Hospital passou a oferecer cinco programas de residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, que abrange oito áreas, além de receber em média 800 estudantes de diferentes áreas da graduação, pós-graduação e cursos técnicos a cada semestre, qualificando a assistência a toda a comunidade.

O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia – cirurgias eletivas e de urgência para os municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Cachoeira do Sul) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Santa Cruz do Sul) – e em gestantes de alto risco para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em 2012 obteve o credenciamento como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, tornando-se, dois anos após, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.

Além disso, a Instituição conquistou em 2016 a habilitação de Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e, desde 2018, é Unidade de Referência em Oftalmologia. Também possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.

O Hospital Santa Cruz promove ainda campanhas institucionais, como o Amigo HSC (http://amigohsc.com.br), que dá direito a descontos em consultas ambulatoriais adulto, tanto na emergência como em diversas especialidades, internações e exames laboratoriais e de imagem, medicamentos e serviços em caráter particular, além de benefícios em mais de 70 estabelecimentos parceiros. “São diversas as iniciativas e projetos que o HSC tem implementado em parceria com a comunidade, com o objetivo de atender de forma cada vez mais eficiente e resolutiva aos pacientes que procuram os serviços da Instituição, além de oferecer mais conforto aos usuários e seus familiares”, destacou o diretor geral Vilmar Thomé.

Para comemorar os seus 112 anos, todos os funcionários serão presenteados com cucas oferecidas pelas empresas parceiras Cucas da Rosana, Doce Mania – Padaria e Confeitaria, Lisaruth Delícias Caseiras, Padaria Panisul, Padaria Roque Schuh, Panificadora Jamaica e Pritsch Casa de Chá e Padaria. A Instituição também divulgará um clipe produzido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de seu setor de EAD, com uma mensagem para todos aqueles que fazem parte da história do Hospital.

DADOS REFERENTES A 2019
Internações: 11.392
Cirurgias: 12.123
Partos: 2.081

O Hospital Santa Cruz fica localizado na Rua Fernando Abott, 174 – Junio Nunes

Como tudo começou

Com o início da colonização alemã em Santa Cruz do Sul, surge a necessidade da construção de um hospital para atender as exigências – cada vez mais crescentes – da população na área da saúde. Sob a iniciativa do padre Francisco Suzen, a comunidade realiza uma campanha para arrecadar donativos, material e mão-de-obra voluntária para que a obra tivesse início. No entanto, a situação financeira da colônia exige a interrupção da iniciativa, a qual só seria retomada mais tarde, após a chegada das irmãs franciscanas à localidade.

O ano de 1893 marca a chegada das religiosas da Ordem de São Francisco a Santa Cruz do Sul. Após encontros e debates com a comunidade, a madre geral da congregação, irmã Ludmila, propõe o irrecusável: as irmãs cederiam o terreno de sua propriedade, profissionais da área da saúde e manteriam a instituição, enquanto que a comunidade ficaria responsável pela edificação do estabelecimento.

A campanha de arrecadação de fundos é retomada e, mesmo com diversas dificuldades, a construção tem início em 1905, sendo concluída em novembro de 1907. As atividades do Hospital Santa Cruz, finalmente, têm início em 22 de maio de 1908, tendo o alemão Heinz Von Ortenberg à frente dos trabalhos como médico chefe da casa de saúde. Alternando a residência em Santa Cruz com a participação nas duas guerras mundiais, Ortenberg confere, desde cedo, o caráter humanista que o Hospital Santa Cruz adquirira com o passar dos anos, atendendo gratuitamente as camadas mais humildes da população. Esse perfil de atendimento seria fortalecido com a administração empreendida pelas irmãs, guiadas pelos ideais franciscanos de generosidade, fraternidade e apoio aos mais necessitados.

Entre as décadas de 70 e 90, a instituição passa por reformas, ampliações e inauguração de novos serviços. Informatização de diversos setores, a ampliação da UTI Adulto, a criação da UTI Neopediátrica e do setor de Pneumologia e Cirurgia Torácica são alguns dos acontecimentos que marcaram seus últimos 30 anos.

Em 30 de junho de 2003, o Hospital é adquirido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz – Apesc – com o foco voltado na ética, seriedade e transparência que caracterizam a entidade. Assim, o Hospital Santa Cruz inicia uma nova fase, dando continuidade ao atendimento das demandas em saúde da comunidade do Vale do Rio Pardo.

Em setembro de 2014 o Hospital foi habilitado como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. Com a habilitação, o HSC está agora credenciado a realizar também procedimentos endovasculares extracardíacos e de eletrofisiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços abrangem a 8ª e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, representando mais de 600 mil habitantes de 25 municípios dos vales do Rio Pardo e do Jacuí.

A construção do Hospital Santa Cruz teve início em 1905, sendo concluída em novembro de 1907 – Divulgação/HSC

Principal centro de saúde da região

O Hospital Santa Cruz (HSC) é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 232 leitos e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento composto por 242 médicos. A Instituição realiza atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais e oferece serviços de diagnóstico e tratamento com procedimentos inéditos na região.

Um fato marcante e que mudou os rumos da história do HSC foi a sua aquisição pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, em 2003. A partir daí foram várias conquistas importantes, a maior delas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O Hospital passou a oferecer cinco programas de residências médicas e um programa de residência multiprofissional que contempla oito áreas, recebendo em média 800 estudantes de diferentes áreas da graduação e pós-graduação a cada semestre, além dos cursos técnicos, qualificando a assistência a toda a comunidade.

Ainda em 2012 o Hospital obteve o credenciamento como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, tornando-se, dois anos após, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia – cirurgias eletivas e de urgência para os municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Cachoeira do Sul) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Santa Cruz do Sul) – e em gestantes de alto risco para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em dezembro de 2016 conquistou a habilitação de Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e, desde 2018, é Unidade de Referência em Oftalmologia. Recentemente atingiu também o nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.

Missão, Visão e Princípios

Missão

Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade, na construção de conhecimento e na sustentabilidade.

Visão

Ser hospital de referência regional, comprometido com qualidade, sustentabilidade, ensino, desenvolvimento científico e inserção comunitária.

Princípios

Humanização: Respeitar a diversidade no processo de promoção da saúde, proporcionando relacionamentos solidários e responsáveis.

Ética: Agir de forma íntegra e responsável, observando os preceitos de igualdade e transparência.

Excelência: Atuar na satisfação das necessidades dos usuários e na melhoria contínua dos processos e dos resultados.

Sustentabilidade: Gerir recursos de forma social, econômica e ambientalmente responsável, visando à sustentabilidade institucional.

Desenvolvimento Humano: Promover a valorização pessoal e profissional a partir do desenvolvimento contínuo das potencialidades humanas.

Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico, a fim de aproximar o HSC dos grandes avanços na área.