Início Geral Iluminação pública: Prefeitura emite 645 ordens de trocas por mês

Iluminação pública: Prefeitura emite 645 ordens de trocas por mês

Foto: Luiz Fernando Bertuol
Serviços de iluminação, com troca de lâmpadas e manutenção,
são realizados no perímetro urbano e interior

Diversos fatores levam à troca de lâmpadas ou melhorias na iluminação pública. Estragos podem advir de queima, vandalismo ou até mesmo vendavais e temporais com quedas de árvores que atingem as luminárias. Em Santa Cruz do Sul, a localidade que mais registrou trocas foi o Centro, com 538 ordens de serviço (OS) atendidas ao longo de 2021. A média mensal é de 645 OS, podendo perfazer um ou mais consertos na mesma rua. Entre os modelos estão as de vapor de sódio de 70 Watts, 150 Watts e 250 Watts, e luminárias LED.


Conforme o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, sempre aumenta a manutenção quando acontecem vendavais, como o registrado no último domingo, 2. “No início da semana, entre segunda e terça-feira, tivemos 36 OS que entraram via telefone. Porém, esse valor não reflete, pois vem mais tarde a reclamação ou por outro canal, tal como a Ouvidoria. Sobre a questão das podas de árvores que venham a atingir a iluminação, deve-se entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, por meio do telefone 3713-8242”, explicou.


Os trechos com mais prioridade para manutenções são os trevos, entroncamentos e a BR-471, por serem locais que têm um tráfego intenso de veículos. As ruas que têm mais de uma lâmpada queimada também recebem atendimento mais rápido. As luminárias têm vida útil em torno de 10 mil a 20 mil horas. A manutenção de uma lâmpada envolve diversos itens, como troca de rele, de reator, de base, de fiação, de conectores com a rede ou do conjunto. “Estamos estudando uma modelagem de concessão ou parcerias público-privadas (PPP), o que é uma maneira de terceirizar o serviço para uma empresa privada, sob fiscalização do Município. De regra, esse modelo tem mais agilidade e eficiência”, frisou Oltramari.


Para solicitar pedidos de troca de lâmpadas, o contato pode ser feito de duas maneiras: pelo Whats da Prefeitura 98443-0312 ou telefone 3715-3611. Quanto às lâmpadas em desuso, devem ser destinadas à Central de Recebimento de Pneus e Resíduos Eletrônicos (Crepel), na Rua 28 de Setembro, 1707.

Ana Souza
[email protected]