Início Religião Informativo da semana

Informativo da semana

MENSAGEM DA DIOCESE – DA PÁSCOA DE COELHOS PARA A PÁSCOA DE JOELHOS

Caros diocesanos. A Liturgia nos diz que a Páscoa é a celebração central da vida cristã, pois ela torna presente o ato salvífico, realizado uma vez por todas, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em tempos de pandemia sentimos mais vivamente a necessidade de sermos salvos e por isso a celebração pascal deste ano está sendo tão palpável, tão real em nossa vida. Eu diria, um Tempo Pascal que faz verter com mais frequência os olhos para o Alto e para os outros; um olhar de fé e de solidariedade que percebe o quanto dependemos da graça divina e dos irmãos e das irmãs. Está sendo uma Páscoa que, certamente, ficará na história, porque nos faz voltar mais para o essencial da vida: sua origem, seu sentido, seus valores, seu destino. A Páscoa de 2020 foi ou está sendo tão diferente que até esquecemos da abundância dos chocolates, com suas formas criativas e simbólicas, sobretudo de ovos e de coelhinhos, ou seja, nós fomos: Da Páscoa de Coelhos para a Páscoa de Joelhos. Sim, percebemos que é preciso olhar mais para o que mesmo importa na vida, que é dom e compromisso, como nos faz refletir a Campanha da Fraternidade. Como nunca, sentimos necessidade de celebrar a Páscoa em nossa vida, pois nossas apreensões, medos e sofrimentos sentiram necessidade da cruz do Senhor para encontrar sentido e valor; talvez nunca, como agora, aguardamos com tanta esperança pela ressurreição do Senhor para dar-nos a garantia de sua consoladora presença entre nós. Foi dentro deste contexto que surgiu a seguinte prece:

Oração em Tempos de Pandemia e de Tempo Pascal

Ó Deus, Pai de misericórdia. Louvado sois por todas as criaturas, expressão de fraternidade universal. Sobretudo vos louvamos porque criastes o ser humano, à vossa imagem e semelhança e não o abandonastes ao poder da morte em sua atitude infiel.

Somos profundamente agradecidos pela vinda de vosso Filho Jesus Cristo, que nasceu entre nós e mereceu-nos novo sentido para a vida, recriando-nos com uma dignidade sem par, que nos tornou filhos e herdeiros, vocacionados a participar de vossa vida divina. Pela sua vida, cruz e ressurreição fomos salvos. Até nossas dores e angústias, pandemias e a própria morte foram iluminadas pela esperança de vitória e pelo dom da vida nova e eterna.

Redimidos por vosso Filho e iluminados pelo Espírito Santo, fazei que a experiência da pandemia nos ensine a retomar o sentido e os valores mais profundos de nossa vida: a filiação divina e a relação fraterna, que o mundo sempre mais está ignorando. Pai de misericórdia, experimentamos neste tempo de quarentena o quanto somos dependentes de vós e da solidariedade dos outros, nossos irmãos e irmãs. Fortificai nossa fé na vossa constante presença samaritana, consolai os que mais sofrem e abençoai os que se doam pela saúde corporal e espiritual dos outros.

Ó Deus, Pai de misericórdia, finalmente vos pedimos que surjam novos valores na vida do planeta – nossa casa comum – para substituir a visão egoísta que endeusa o poder de mercado, o consumismo insaciável e o bem-estar como objetivo último da vida. Que despontem sábias lideranças mundiais em meio à crise, também em nossas famílias, comunidades e na sociedade em que convivemos, para suscitar valores que respeitem a dignidade da vida, que promovam a justiça, a paz, a fraternidade e tantos outros que emergem do Evangelho, onde vosso Filho ensina: “Um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos” (Mt 23, 8b). Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

Dom Aloísio Alberto Dilli – Bispo de Santa Cruz do Sul

Informativo Diocese

Pastoral prepara a Semana da Comunicação: Na noite da segunda-feira, dia 11 de maio, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) do RS se reuniu de forma virtual, através do meet.google. O principal assunto foi a programação da Semana da Comunicação, nos dias 18 a 24 de maio. O tema, proposto pelo Papa Francisco é: “A vida se faz história: para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10,2). Diz o papa: “Numa época em que se revela cada vez mais sofisticada a falsificação, precisamos de sapiência para patrocinar e criar narrações belas, verdadeiras e boas. Necessitamos de coragem para rejeitar as falsas e depravadas. Precisamos de paciência e discernimento para descobrirmos histórias que nos ajudem a não perder o fio; histórias que tragam à luz a verdade daquilo que somos, mesmo na heroicidade oculta do dia a dia”. Em nível regional acontecerá uma live com Dom Carlos Rômulo, bispo de Montenegro e responsável pela PASCOM no Estado, às 19 horas do dia 24 de maio. São convidados os comunicadores do RS e agentes da PASCOM no Estado.

Dom Aloísio conversa com a imprensa: Dentro da Semana da Comunicação, estava previsto um “Café com a Imprensa” para o dia 21 de maio. O café não poderá ser realizado por causa do distanciamento social, mas a conversa com o Bispo Dom Aloísio está confirmada. Será na manhã da quinta-feira, dia 21 de maio, às 9 horas. São convidados representantes de todos os meios de comunicação da Diocese e as pessoas que estão ligadas à Pastoral da Comunicação. Para organizar esta conversa pedimos aos interessados que se manifestem, enviando-nos o seu nome, e-mail e número de WhatsApp. Contar boas histórias é a proposta para a semana.

Ordenação diaconal: A ordenação diaconal do seminarista Giovane Gonçalves que estava marcada para o dia 3 de maio em Estância Mariante foi remarcada para o dia 23 de agosto. A razão é a pandemia do coronavírus que resolveu atacar na região.

Oração do terço: Para os dias em que estamos isolados em nossas casas e, particularmente no mês de maio, o Papa Francisco propõe a todos a redescobrir a beleza de rezar o Terço em casa. “Contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação. Eu rezarei por vocês, especialmente pelos mais sofredores, e vocês, por favor, rezem por mim. Eu lhes agradeço e os abençoo de coração”. A coordenação da Catequese na Diocese de Santa Cruz do Sul reforça a proposta do Papa, recordando que este era um costume muito presente nas famílias da região. “Quem sabe, para além de um exercício de piedade mariana, redescobrir no terço o enfoque de Jesus Cristo, meditando os mistérios de sua vida, morte e ressurreição”.

O 13 de maio não terá peregrinos no Santuário de Fátima: O bispo de Leiria-Fátima (Portugal), Dom Antonio Marto, suspendeu a peregrinação de fiéis ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima no mês de maio deste ano. “É com muita dor e tristeza de alma e coração, mas também com grande sentido de responsabilidade, que neste momento comunico que o Santuário de Fátima irá celebrar a grande peregrinação sem peregrinos fisicamente presentes. Suspender esta peregrinação é um ato de responsabilidade pastoral e também um profundo ato de fé. Não podemos permitir que o nosso santuário se torne centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”. As celebrações na Basílica serão transmitidas pelos meios de comunicação social. “O recinto do santuário estará vazio, mas não deserto. Ainda que separados fisicamente, estaremos todos aqui espiritualmente unidos como Igreja com Maria, de modo intenso, com o coração cheio de fé”. Ainda, conforme Dom Antonio, “Não poderemos peregrinar em maio, mas poderemos fazê-lo em outra altura. Aliás, devemos fazê-lo em outra altura em ação de graças”.

IECLB – UTOPIA E ESPERANÇA!

Faz parte da essência do ser humano, ao longo da história, o anseio por modificar situações da realidade da vida cotidiana, ou ainda crer e esperar pelas promessas que perpassam as gerações. Em ambos os casos, há um sentimento, uma necessidade, por transformação, por novidade, pelo inusitado, por aquilo que tem força além das que temos para suportar os pesos e dificuldades que a situação presente nos proporciona. Utopia e esperança. Numa breve tentativa de definição arriscaria dizer: apostar no impossível e crer confiadamente que vai acontecer. É isto que nos move e nos anima a andar, cada dia, passo a passo, desejando um horizonte de vidas transformadas libertadas, de tudo aquilo que oprime, massacra, diminui, entristece e mata. Nosso Senhor Jesus, viveu e ofereceu utopia e esperança e aos que o receberam deu o poder de serem filhos e filhas de Deus, a todos e todas que em Seu nome tem fé. Seus seguidores e seguidoras se abastecem desta fonte de água viva para, diante de todas as adversidades, portas fechadas, cansaço, angústia e desespero, confiar que um dia novo há de vir, pela graça e misericórdia de Deus. É nisto que se fundamenta a fé: Jesus diz em João 14.23: – “Se alguém me ama, guardará a minha Palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” Para este tempo em que experimentamos uma rotina diferente, uma longa noite a descortinar incertezas, que nos esperam ali adiante, é necessário reabastecer-se na Palavra e crer que um novo dia é possível, que vai amanhecer, sim, vai ser assim, creia!

Lembrei estes dias de uma canção muito bonita, profunda e alentadora, sonhadora, cheia de utopia e esperança. Seu autor é Zé Vicente e diz assim: “Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar, eu vou cantar. Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, eu vou cantar! Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar. Quando os muros que cercam os jardins, destruídos então os jasmins, vão perfumar! Quando as armas da destruição, destruídas em cada nação, eu vou sonhar. E o decreto que encerra a opressão, assinado só no coração, vai triunfar! Quando a voz da verdade se ouvir, e a mentira não mais existir, será enfim. Tempo novo de eterna justiça, sem mais ódio, sem sangue ou cobiça, vai ser assim! E o refrão diz: Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada de novo…”

No livro do profeta Isaías, capítulo 40, há uma mensagem de consolo e de esperança. Ele diz: – “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o Senhor cuidará do seu povo. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” E como diz a canção, que nossa súplica seja esta e que o bondoso Deus nos acompanhe, nos sustente e nos carregue como até aqui tem feito: – “Dá-nos esperança e Paz. Dá-nos Bênção, dá-nos Fé. Dá-nos a Luz do Teu olhar. Dá-nos Teu amor.”

Pastor Vilmar Abentroth

Comunicado Importante: Em nota emitida pela Presidência da IECLB em conjunto com os Pastores e Pastoras Sinodais, ficou decidido que: “a alternativa mais prudente e responsável no momento é manter a suspensão por mais um período. O critério fundamental que seguimos é o cuidado com a vida”. Com isso, continuaremos com nossos cultos e mensagens transmitidos via internet e com atendimentos de urgência.

Assembleia – A benção que provém do Amor

Você acredita que alguma coisa boa possa vir através de uma pandemia? Você crê que em meio a uma crise financeira nacional uma família possa desfrutar de bênçãos? Você confia no amor como a garantia para ser abençoado diante de quaisquer situações adversas? No meu caso, “sim”, eu acredito, eu creio, eu confio! E talvez você me pergunte agora… “Como você pode ter tanta certeza sobre isto?”, e eu lhe respondo: a Bíblia faz uma promessa – “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Romanos 8.28, ARC). Em outras versões da Bíblia Sagrada como a Nova Versão Internacional (NVI) está escrito “Deus age em todas as coisas para o bem”, já na Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH), a expressão usada é “todas as coisas trabalham juntas para o bem”. Independente da tradução que você ler, fica a certeza que, sim, todas as coisas ruins que acontecem em nossa vida podem ser revertidas em bênçãos, em algum momento, em algum dia, de algum jeito, isto acontecerá; a promessa é que “TODAS as coisas” se moverão no sentido de te fazer o bem, te beneficiar. “Isto é incrível!”, “A humanidade precisa descobrir!”, “É a solução para o mundo caótico!”, (você pode estar pensando agora…). Mas calma, deixe-me lhe explicar outra coisa antes que você queira sair e mudar o mundo: existe uma condição. “Hum… era muito bom para ser verdade!”. Eu entendo, mas continua sendo verdade e bastante simples de entender, vamos lá, vou explicar! Deus enviou seu único filho ao mundo como homem, para morrer pelos nossos pecados, depois que o pecado adâmico no Éden separou tragicamente a criação do seu criador. Jesus vem, morre, ressuscita e abre para sempre as portas do cativeiro espiritual onde estávamos. Passamos a ser livres do pecado, sendo livres para pecar. Entende? Eis aí, o grande dilema humano: como o escravo que, com o documento de alforria em suas mãos, retorna espontaneamente à senzala, muitos optam por amar ao mundo, sua iniquidade e prazeres vãos, rejeitando Jesus Cristo, a expressão máxima do amor de Deus – “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16, NTLH). Ele te amou, te salvou e ainda te procura todos os dias com uma promessa de benção diante de qualquer circunstância ruim de tua vida, mas seja sincero, você tem recebido o seu amor? Ou melhor, tu tens retribuído este amor? A promessa que lemos no texto aos Romanos, é feita por um pai que deseja recompensar o filho que sabe amá-lo. Bastante justo, não é mesmo? Ou você faz diferente como pai ou mãe? “Ok, você venceu escritora; eu entendi e quero amar a Deus para que os sofrimentos da minha vida se tornem bênçãos, mas como faço isso?”. Jesus disse certa vez: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Não há como chegar a Deus, sem passar por Jesus. Não há como amar a Deus, sem aceitar que Jesus é o seu filho enviado para salvar o homem perdido em trevas e dor. Não há como amar a Deus sem conhecer Jesus, pois ele é a materialização do grande amor divino. Não há como amar o Pai, sem amar o Filho. Pois “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.” (1João 4.15). Por isso, “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4.19). Então, a partir da compreensão desta promessa e de sua única condição, aí mesmo onde você estiver, responda em seu coração e confesse com sua boca a seguinte pergunta que te farei agora: “Você quer amar a Deus na pessoa de seu filho Jesus Cristo, o Salvador?”. (Paloma Goulart da Silva)

Todos os sábados, 13h30, pela Rádio Santa Cruz AM 550 – Programa “A Voz da Assembleia de Deus”.

Alimentos: estão sendo arrecadados alimentos para doação às famílias necessitadas do município. Quem puder ajudar basta levar sua doação na Rua Princesa Isabel, 24, Senai. Informações pelo telefone (51) 3711-1718.