Início Esporte Jogos Municipais da Inclusão recebem mais de 600 inscritos

Jogos Municipais da Inclusão recebem mais de 600 inscritos

Luciana Mandler
[email protected]

Ainda dentro da programação voltada para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), em parceria com entidades de atendimento a pessoas com deficiência e sofrimento mental, promoveu a 8ª edição dos Jogos Municipais da Inclusão de Santa Cruz do Sul, que não ocorreu no ano passado em virtude da pandemia de Covid-19, e neste ano foi organizado no formato virtual.

Ao longo desta semana, os interessados puderam enviar seus vídeos para participar. Na filmagem breve, era preciso se apresentar com uma mensagem sobre a importância do esporte e da atividade física na sua vida, além de gravar praticando alguma modalidade esportiva ou atividade física. O envio pôde ser feito até sexta-feira, 20, e neste sábado, 21, cada participante pode ficar ligado na sua publicação no perfil do Departamento de Esporte da (Sehase) no Facebook: @esportescs.

Foram mais de 600 inscritos até o fim da tarde dessa sexta. Para Flávio Ramon, que é psicólogo do esporte, membro da equipe do Departamento de Esporte da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, além de coordenador da comissão organizadora do evento, o número de inscritos superou as expectativas já que a média de participações nos eventos presencias variava entre 500 a 600 pessoas.

A versão virtual ocorre em virtude da pandemia de Covid-19, pela necessidade do distanciamento social. Até o ano de 2019, o evento foi presencial e ocorria no Parque da Oktoberfest, através de diversas modalidades esportivas, a exemplo do futsal, algumas provas de atletismo, basquete sobre rodas, bocha adaptada, judô, xadrez, entre outras atividades físicas e esportivas, recorda Ramon.

“Também contava com oficinas de sensibilização voltada à questão da deficiência, oficinas de autoestima trabalhando o autocuidado, oficina de sensibilização sobre o dia a dia com a pessoa com deficiência, rodas de conversa”, acrescenta.

Embora os Jogos Municipais da Inclusão sejam voltados para chamar a atenção sobre a importância do direito ao esporte e lazer para pessoas com deficiência ou sofrimento mental – já que a rede de atendimento de serviço mental também participa, procura-se promover a integração entre pessoas com e sem deficiência e com ou sem sofrimento mental. “Todos são bem-vindos a participar do evento”, frisa.

Segundo Flávio Ramon, sabe-se que não basta promover apenas um dia no ano de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência e sofrimento mental, e sim, procurar colaborar para que durante todos os meses do ano existam esses espaços. “Nós temos devagarzinho alcançado isso ou colaborado para alcançar isso”, avalia. “O próprio Departamento de Esporte da Prefeitura, após o início dos eventos, dos jogos da inclusão, inaugurou em 2016, e começou a oferecer aulas semanais de atividades físicas adaptadas na cidade. Algo que não existia antes de 2016”, pontua.

Através dos Jogos Municipais da Inclusão também é possível auxiliar outras entidades que atendem pessoas com algum tipo de deficiência a divulgar o trabalho que realizam. “Se eventualmente uma ou outra pessoa com deficiência gosta de esporte e de atividade física pode não saber da existência dos projetos sociais das entidades que participam conosco. Assim, é uma espécie de vitrine para que apareçam e mostrem seu trabalho”, completa.

PREMIAÇÃO

Todos que enviaram vídeos para os Jogos Municipais da Inclusão vão receber medalhas pela participação. Os autores dos três vídeos com maior número de curtidas e compartilhamentos vão ser premiados com kits esportivos. Além disso, outros três kits esportivos vão ser sorteados entre todos os participantes.

De acordo com Ramon, a divulgação dos premiados será no dia 30 de agosto, porém, a entrega da premiação ainda não tem data definida. “Vamos combinar com os participantes”, adianta. Ele destaca ainda que haverá uma premiação além da medalha de participação para todos, apenas neste ano. “Para dar um estímulo a mais para o pessoal gravar os vídeos, pois o evento não tem caráter competitivo, e sim, de integração e inclusão”, finaliza.