Início Focando no espore - Julio Mello Juventude tem novo técnico

Juventude tem novo técnico

O Juventude de Caxias do Sul tem novo treinador. Trata-se do Pintado, ex-volante do São Paulo. Ele tem bons serviços prestados em vários clubes Brasileiros. Aos 54 anos, Pintado é um nome conhecido no cenário nacional. Ele é um motivador, é responsável por montar equipes extremamente competitivas e vibrantes. Terá pela frente, agora, o desafio de comandar sua primeira equipe no Rio Grande do Sul. Detentor de um currículo com boas passagens em diversos clubes do Brasil, o treinador trará consigo a experiência de quase 20 anos na função. Pintado foi um volante aguerrido e de muita raça.

Clubes ainda não sabem se terão ou não campeonato – Divulgação

Federação teve reunião com os clubes da Terceirona

A diretoria da Federação Gaúcha de Futebol realizou uma videoconferência na última terça-feira, 23, com os representantes dos clubes que têm intenção em participar da Segunda Divisão. Neste encontro, muitas dúvidas foram dirimidas. O campeonato teria início em 5 de abril, mas não foi iniciado em decorrência da Covid-19. Durante o encontro virtual, os dirigentes esclareceram dúvidas acerca da adoção de protocolos de segurança e manifestaram suas respectivas posições sobre um possível princípio do campeonato em setembro. Conversei com o presidente do Santa Cruz, Tiago Rech, e ele me confirmou que o Galo quer participar sim do campeonato. “Quem sabe com três grupos de cinco regionalizados com menos prejuízo para os clubes. A ideia é jogar e começar em setembro”. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre a realização da Terceirona.

Grandes goleiros e um grande Tigre

Goleiro Tigre sempre foi um dos ídolos do Avenida – Julio Mello

Tanto o Santa Cruz como o Avenida sempre tiveram grandes goleiros. O Santa Cruz teve Eduardo, Almir, Cássio, Vandré e vários outros. O Avenida teve Feijão, Vanderlei, Fabiano, Rodrigo, Alexandre Villa e o lendário Tigre. Não quero aqui dizer que este ou aquele foi melhor. Nada disso, na verdade só estou escrevendo para fazer uma homenagem ao Tigrão. Ele sempre foi respeitoso com este jornalista na ativa e também depois que parou. Tigre foi sim um dos bons goleiros que passou por nossas equipes. Ele sempre vai estar nas boas lembranças dos torcedores do Periquito. Ele fez parte de um dos melhores times do Avenida e tem seu nome na história do clube, quando subiu em 2008, para a elite do futebol gaúcho. Aqui a nossa homenagem a este ser humano de muita simplicidade. Grande abraço, amigo Tigre.

E o Renato na praia?

Olha, não há desculpas ao dizer que não está trabalhando e por isso estava de folga, como se não tivesse problema algum. Ora meu caro leitor. O Renato faltou com respeito sim ao seu torcedor. Em plena pandemia, devendo ficar em casa por recomendação médica, e ele resolve ir para a praia jogar futebol. Que falta de respeito não só com o torcedor do Grêmio, mas com o povo brasileiro. Como uma liderança ele deveria dar o exemplo e ficar em casa. Sim, ele é do grupo de risco também. Mas não só por isso e sim, pelo respeito aos mortos por este vírus. Respeito, só isso.

Com ou sem esporte?

Eu falei lá no começo de tudo isso que estamos vivendo. Alguns irão perder pouco e outros mais, mas o fato é que todos deverão perder, infelizmente. O vírus não foi eu, nem o prefeito ou o governador que colocamos na nossa comunidade. Ele é mundial e requer cuidados ao extremo. A nossa vida depende de uma postura firme e respeitosa com as leis vigentes. No entanto, muita gente ligada ao esporte está perdendo bastante. As escolinhas, quadras de esportes e clubes estão requerendo a reabertura imediata. O que fazer?

Os bares também estão sofrendo

Muitas pessoas que frequentavam alguns bares da nossa cidade já não podem mais. Os proprietários dos estabelecimentos estão na luta pela reabertura. Vi algumas postagens e algumas até bem agressivas contra a Prefeitura de Santa Cruz. Claro que este não é o caminho. Mas deixa claro o desespero de quem vem acumulando dívidas.

Bela atitude

A campanha do agasalho realizada pela Afasc é feita numa boa hora. A crise é muito grande em todo o país, por isso, qualquer ajuda é bem-vinda. A direção da Afasc coloca as 14 meninas candidatas a soberanas na comissão de frente. Todas as doações recebidas serão entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade, portanto minha gente, vamos participar desta bela campanha. O slogan da iniciativa é “Vamos juntos vencer o frio”.

Boa pessoa e um bom líder

No meio da semana estive conversando com o Décio Luís Hochscheidt, presidente da Lifasc, entidade voltada aos clubes do nosso interior. Trata-se de uma das grandes lideranças que nós temos aqui na cidade. Aliás, a Lifasc sempre teve boas pessoas no comando. O grande Inácio Wogt era uma delas. A notícia boa desta semana é o lançamento do hino da entidade. A ação tem o objetivo de comemorar os 20 anos de caminhada da Liga. A letra foi do jornalista Jacson Miguel Stülp.