Início Sem categoria Lockdown começa a valer a partir desta sexta-feira

Lockdown começa a valer a partir desta sexta-feira

Serviços essenciais sofrerão medidas mais restritivas no fim de semana. Circulação de pessoas em vias públicas estará proibida – Rolf Steinhaus

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

O rápido aumento de casos positivos de Covid-19 e a superlotação dos hospitais estão gerando uma grande preocupação das autoridades em busca de alternativas para conter o avanço do vírus. Uma das formas de contenção é a restrição total de atividades e circulação de pessoas em vias públicas através de um lockdown regional. Esta medida foi anunciada na tarde de ontem, 4, pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).

Conforme o presidente da associação, o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva (Progressistas), a decisão pelo lockdown foi tomada em comum acordo entre todos os prefeitos na manhã de ontem durante reunião virtual. “Nossa região está registrando uma taxa de ocupação de 120% dos leitos de UTI Covid. Decidimos pela implantação do lockdown com o objetivo de impedir a circulação de pessoas sem necessidade e diminuir a transmissão do coronavírus”, destacou Silva.

O presidente explicou que cada Município irá definir, em decreto próprio, qual o período do lockdown e quais as restrições, de acordo com as suas particularidades. Os órgãos de segurança municipais e estaduais estarão autorizados a abordar os cidadãos que estiverem na rua descumprindo as regras. O lockdown regional deverá ter início às 20h de hoje e se estenderá até as 5h de segunda, 8. “As pessoas precisam ter consciência de que estamos passando por um momento crítico. Quanto antes conseguir diminuir os índices e número de internações, antes tudo voltará ao normal”, finalizou Silva.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul publicou o decreto confirmando que o lockdown ocorrerá no Município a partir das 20h desta sexta, 5, e seguirá até segunda, às 5 horas. Será permitido somente o funcionamento de serviços essenciais. No domingo, 7, as farmácias e drogarias terão atendimento somente por tele-entrega e drive-trhu e estabelecimentos, cuja a atividade principal é a comercialização de produtos alimentícios, de primeira necessidade terão funcionamento permitido somente das 7h às 12h; Restaurantes, trailers, food trucks, lanchonetes e lancherias podem funcionar apenas por teleentrega até as 22h, após este horário, haverá a tolerância de 30 minutos para o encerramento definitivo das atividades; Serviço de transporte coletivo urbano (ônibus) não funcionará no domingo e serviço de transporte público individual (aplicativos de transporte e táxi), limitado a dois passageiros coabitantes, pode funcionar durante o período de lockdown, com itinerários somente para destino às atividades essenciais. Confira a integra do decreto no site do Riovale Jornal.

ÓBITOS

Conforme números atualizados ontem, 4, o Município de Santa Cruz do Sul havia contabilizado mais cinco novos óbitos, totalizando 78 mortes causadas pelo vírus desde o início da pandemia.

Duas vítimas, de 57 e 61 anos faleceram no Hospital Ana Nery e outras três no Hospital Santa Cruz, de 82, 74 e 66 anos.

Devido a problemas no sistema da Secretaria Municipal de Saúde, os dados relacionados aos casos de coronavírus registrados na data de ontem, não haviam sido atualizados até o fechamento desta edição.

VACINAÇÃO

A Secretária Estadual de Saúde (SESA) realizou na manhã de ontem, 4, a distribuição de 156 mil doses de vacinas CoronaVac Butantan contra a Covid-19 para os municípios gaúchos. O lote, que chegou ao Estado na quarta, 3, é destinado para a aplicação da segunda dose.

O esquema vacinal da CoronaVac prevê intervalo de até 28 dias entre as duas imunizações.

Plano de Contingência

A partir da próxima segunda, 8, pacientes que procurarem UPA, Hospitalzinho e Hospital Santa Cruz que não são Covid e precisarem de internação clínica vão ser encaminhados ao Hospital Monte Alverne.

Um carro ficará disponível com um técnico de enfermagem de sobreaviso para fazer essa locomoção. A medida visa desafogar a ala SUS do Hospital Santa Cruz, conhecida como ala São Francisco, e assim deixar o espaço todo exclusivo para atendimento Covid, aumentando a capacidade de leitos clínicos na casa de saúde. A medida se deve pela decisão da Secretaria de Saúde de encaminhar que os hospitais devem disponibilizar 50% leitos clínicos para o coronavírus. Já as especialidades, em que o Hospital Santa Cruz é referência, continuarão com internações. “Estamos partindo para mais um plano de contingência do Município, oferecendo mais estrutura de atendimento. Mas as UTIs seguem lotadas, tivemos cinco mortes ontem e a situação crítica permanece numa crescente. A comunidade precisa colaborar para que a gente corte a circulação do vírus”, frisou a secretária de Saúde, Daniela Dumke.

Já as salas de vacinação das unidades sentinelas estarão fechadas para evitar o contato de pessoas com sintomas respiratórios. As unidades sentinelas são: Senai, Belvedere, Cohab, Arroio Grande e Cristal. Quem for se vacinar, deve se dirigir à unidade mais próxima para a vacinação.