Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL

Desfile ocorrerá dia 12 de março

Escolha da nova corte intensifica os trabalhos das escolas de samba de Santa Cruz na reta final para o desfile

VARIEDADES - 01/02/2016

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Karen, Bruna, Fernando e Raíssa formam a corte que representa o Santa Folia 2016Karen, Bruna, Fernando e Raíssa formam a corte que representa o Santa Folia 2016 Crédito: Viviane Fetzer

Como todos os anos em 2016 o desfile de Carnaval ocorrerá depois dos dias de folia definidos pelo calendário. As cinco escolas de samba de Santa Cruz estão empenhadas e depois de escolhida a nova corte mais motivadas para finalizar as fantasias e alegorias para o desfile que está marcado para 12 de março, a partir das 21h30, no Parque da Oktoberfest. 

Edinei Martins, presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, garantiu que as escolas de samba de Santa Cruz estão se preparando desde o ano passado para o desfile. “Parabenizo o prefeito Telmo Kirst por não destinar a verba de R$ 150 mil do carnaval para outro fim”, enfatizou Martins.  Ele espera grande participação do público principalmente pelo envolvimento de cerca de 5 mil pessoas direta e indiretamente com o Santa Folia. “A ideia é lotar o espaço no Parque da Oktoberfest e fazer um grande espetáculo”, salientou.  

Escolha da nova corte
​

Mesmo com chuva cerca de 500 pessoas prestigiaram a escolha da rainha e princesas do carnaval Santa Folia 2016 que ocorreu no último sábado, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. Durante a escolha o Grupo Show da Escola de Samba Vila do IAPI, de Porto Alegre, fez sua apresentação e depois da escolha o Grupo Fissura, de Santa Cruz do Sul, animou a festa até o amanhecer.  A corte que representará Santa Cruz em 2016 é agora composta pela rainha Bruna Vilanova de Brito, da Acadêmicos do União, e pelas princesas Karen Regina Gomes e Rayssa dos Santos Silveira, da Império da Zona Norte acompanhadas pelo Rei Momo, Fernando Escouto. 

Também ocorreu a escolha da maior e da melhor torcida, títulos que ficaram com a Acadêmicos do União. O secretário de saúde do município, Henrique Hermany, que na oportunidade representava o prefeito Telmo Kirst salientou que “fazer carnaval também é investir em segurança e cidadania devido ao envolvimento do ano inteiro pelos integrantes das escolas de samba que tiram crianças e adolescentes da rua para se prepararem para o carnaval”. E para isso, segundo ele, é preciso ter competência para garantir que eventos como carnaval recebam as verbas e não sejam cancelados.  

As candidatas participaram de atividades desde a quarta-feira quando ocorreu a apresentação, na sexta-feira uma palestra sobre os direitos e deveres de rainhas e princesas foi ministrada a elas. Após a palestra elas fizeram o ensaio para o desfile e no sábado além de participarem de programas de rádio tiveram um novo ensaio. Finalizando com o desfile e o resultado do concurso. 

Segundo a integrante da comissão julgadora Ana Lúcia Falcão, pedagoga e supervisora escolar, ativista do Movimento Negro, foi muito difícil escolher três das sete candidatas “elas estavam muito bem preparadas e muito seguras, o que dificultou ainda mais que chegássemos ao resultado”, frizou. A avaliação foi feita seguindo alguns requisitos como beleza e simpatia, sociabilidade e facilidade de expressão, passarela, desenvoltura e samba no pé, entre outros. 

A rainha Bruna Brito agradeceu a todos que torceram por ela e que acreditaram no seu potencial e principalmente a sua família e a escola Acadêmicos do União por ter dado a oportunidade. “Representar o carnaval vai ser um orgulho muito grande porque estou representando todas as escolas de samba de Santa Cruz e levado o nosso carnaval para fora daqui também”. 

Pelo terceiro ano consecutivo Fernando Escouto será o Rei Momo do Santa Folia. Com emoção e orgulho ele representa o carnaval ao lado da rainha e das princesas. “Para mim o carnaval é um orgulho e uma forma de defender a nossa cultura e o nosso segmento e estou feliz por poder representar o Santa Folia mais uma vez levando o nome de Santa Cruz para outras cidades”, reforça Escouto. 

 

Comissão julgadora teve trabalho para escolher uma entre as sete candidatasComissão julgadora teve trabalho para escolher uma entre as sete candidatas Crédito: Viviane Fetzer

Candidatas usaram fantasias e fizeram apresentações durante a noiteCandidatas usaram fantasias e fizeram apresentações durante a noite Crédito: Viviane Fetzer

Apesar da chuva público abrilhantou o eventoApesar da chuva público abrilhantou o evento Crédito: Viviane Fetzer

Acadêmicos do União levou também os troféus de  Maior e Melhor TorcidaAcadêmicos do União levou também os troféus de Maior e Melhor Torcida Crédito: Viviane Fetzer


Veja Mais Fotos na Galeria: Escolha da Rainha do Carnaval 2016 - Santa Cruz do Sul