Edição do dia 22/01/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Avenida empata pela segunda vez no Gauchão
ESPORTES - Periquito cedeu igualdade para o Brasil de Pelotas. Próximo jogo é domingo contra o Caxias, fora
Unisc divulga listão dos aprovados no curso de Medicina
GERAL
Secretaria de Esporte promove 1º Santa Cruz Kangoo Fest
ESPORTES
Seminário Internacional com inscrições abertas
EDUCAÇÃO
Centro de Cultura será revitalizado
VARIEDADES
Estão abertas as inscrições de produções audiovisuais de todo o RS para o 6º CineSerra
VARIEDADES
RS pede a suspensão de reajuste de juízes, promotores e defensores
POLÍTICA - Governador faz reunião de emergência e detalha crise financeira
Desenvolvimento Regional
GERAL - Unisc e Unitau promovem Doutorado Interinstitucional
Processos de cassação do direito de dirigir cresceram em 2018 no RS
GERAL
Denúncias aumentam entre dezembro e março
GERAL - Fiscalização já emitiu mais de 100 notificações sobre terrenos baldios em janeiro
As tensões na agenda
OPINIÃO
A educomunicação, o jornal e a sala de aula
OPINIÃO
Produção e difusão do conhecimento: estratégia propulsora para inovação
OPINIÃO
Dia do Aposentado: Passo a passo, a evolução da Previdência
ESPECIAIS
Apopesc investe para atrair novos associados
ESPECIAIS
Santa Cruz já pode ter cemitérios privados para animais
GERAL - A partir de agora cabe a empresas interessadas abraçar a causa
Gauchão 2019: Avenida recebe o Brasil de Pelotas
ESPORTES - Periquito, que vem de empate na primeira rodada em Veranópolis, enfrenta Xavante hoje à noite, nos Eucaliptos
Crítica à perpetuação no poder
EDITORIAL - O caso da Venezuela evidencia as consequências da ditadura

Os Chicos do Brasil

Acadêmicos do União traz os ensinamentos dos cinco Chicos para o desfile de 12 de março

GERAL - 14/02/2016

Viviane Scherer Fetzer
viviane@riovalejornal.com.br

Ensinamentos dos Chicos serão apresentados no desfileEnsinamentos dos Chicos serão apresentados no desfile Crédito: Reprodução/RJ



A Escola de Samba Acadêmicos do União trará para o desfile do Santa Folia, no dia 12 de março, no Parque da Oktoberfest, o enredo intitulado Os Chicos do Brasil. Contando com cerca de 200 integrantes a escola retratará em três carros alegóricos os ensinamentos que foram deixados por Chico Mendes, Chico Anysio, Chico Buarque, Chico Science e Chico Xavier. 

O enredo foi criado por Leonardo Schwengber, carnavalesco e maestro da bateria. Segundo ele a ideia surgiu depois de ver um desfile de 2015 que homenageou um Chico.  "Porque não falar de mais Chicos? Então escolhi os que me vieram primeiro a cabeça por serem relevantes para a história brasileira e fui pesquisar sobre eles", explica Schwengber. No samba enredo, também criado pelo maestro, as homenagens são feitas de forma subjetiva através de frases que os Chicos disseram, de partes de músicas ou de acontecimentos que marcaram sua vida. "A palavra Chico aparece apenas uma vez em todo o samba", conta Leonardo.

Com mais de 200 integrantes a Escola conta com uma equipe que organiza toda a parte do desfile. Schwengber por ser o carnavalesco escreve o que pensa que cada ala precisa ter e passa para que outra pessoa faça os desenhos. Depois de prontos e aprovados os desenhos são executados por outra equipe. Muitas vezes o desenho e a execução são realizados por pessoas de fora da agremiação. "Assim nenhuma das pessoas fica sobrecarregada e todos aproveitam os momentos que a preparação para o desfile proporciona", salienta o maestro da bateria.

Ensaios da bateria ocorrem nas sextas-feiras e sábados a partir das 21 horasEnsaios da bateria ocorrem nas sextas-feiras e sábados a partir das 21 horas Crédito: Divulgação/RJ



A Escola de Samba Acadêmicos do União é mantida pela Sociedade Cultural e Beneficente União e seus ensaios são realizados na Rua Júlio de Castilhos, ao lado do antigo mercado Lambert. O horário é a partir das 21 horas nas sextas-feiras e nos sábados. A escolha da rainha de bateria ocorrerá no dia 20 de fevereiro. 

Os Chicos

Os cinco Chicos escolhidos por Leonardo Schwengber para serem retratados no desfile foram: Chico Mendes, Chico Xavier, Chico Anysio, Chico Buarque e Chico Science. Eles eram Chicos que acrescentaram um segundo nome e tornaram-se raros e complexos deixando ensinamentos para o Brasil. "Mendes ensinou a preservar a natureza, Anysio a sorrir sempre, Buarque a cantar, Science a revolucionar e Xavier a amar sempre", coloca Schwengber na explicação sobre o enredo. 

Chico Mendes, morador do Acre, seringueiro, lutou contra forças muito maiores do que ele para preservar a floresta amazônica. Ele denunciou a destruição da floresta por parte dos latifundiários que prejudicavam as famílias que viviam lá. Chico Anysio através de seus personagens inesquecíveis como o Professor Raimundo, Bento Carneiro, Salomé e Painho, ensinou a população brasileira a sorrir e enfrentar os problemas com bom humor. Usou seu talento para fazer críticas e denunciar problemas da sociedade brasileira. 

Chico Buarque, o Chico da música, do teatro, do cinema e da literatura. Fez de sua música a voz do povo quando criticava o governo militar, usou a música contra a opressão e teve que se exilar. Chico Science revolucionou a cena cultural nordestina levando ao mundo a batida do maracatu. Chico Xavier, o porta voz das almas, através de sua simplicidade e humildade ensinou a compaixão e o amor ao próximo. É com ele que a Escola terminará seu desfile. 

Histórico

A Acadêmicos do União é uma das escolas de samba mais antigas do Rio Grande do Sul. Criada em 1970 a Escola de Samba Acadêmicos do União iniciou um período de desfiles carnavalescos de rua em Santa Cruz do Sul. Tem como símbolo a águia e como cores o azul e o branco. Conta com muitos títulos do carnaval santa-cruzense. Em 2007 foi campeã do carnaval do grupo B quando ainda existia a separação. Em 2014 e 2015 a escola ficou em terceiro lugar com os enredos "Nas asas da folia, o desejo vira fantasia" e "Favela, um salve à periferia". 

O atual presidente é Adão Pedroso que comanda todos os preparativos para o desfile do dia 12 de março. Da Acadêmicos do União saiu a Rainha do Santa Folia 2016, Bruna Vilanova de Brito, 23 anos, conquistou o título no dia 30 de janeiro durante grande festa no Parque da Oktoberfest. 

Trabalho Social

Nos projetos sociais em andamento são oferecidas aulas de percussão, oficinas de dança (carnaval, street e afro), artes plásticas, leitura (a entidade possui uma pequena biblioteca desde 2011), dramatização, pintura, customização e costura (geração de trabalho e renda para mulheres) e atletismo. Iniciado no ano de 2009, o projeto intitulado Águia Agito: Resgate e Valorização da cultura Afro-Brasileira através do Carnaval oferece oficinas de percussão e dança (ligados a cultura do carnaval e ritmos afro-brasileiros), para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos, obrigatoriamente da comunidade escolar do município de Santa Cruz do Sul todas elas de famílias de baixa renda.  São realizadas também, oficinas sócio educativas regulares, palestras e oficinas lúdicas esporádicas, sempre com intervalo para lanche e a oferta de transporte dos jovens de seus bairros de origem até o local das atividades. "Essas crianças participam da bateria da Escola e com ela é possível fazer coisas diferentes já que ensaiam durante o ano inteiro", explica Leonardo Schwengber, que é o professor das oficinas de percussão. 

 

 

 

Samba enredo

Os Chicos do Brasil
Leonardo Schwengber


Brilha forte o céu azul
Sorri a flora e os animais
O planeta agradece
Quem só queria proteger os seringais
Fez muito mais 
Foi muito além 
De Xapuri fez o mundo lhe ouvir
Herança  verde pro futuro aplaudir

“Tá danado, tá danado”
“To contigo e não abro”
Raimundo Nonato mandou a avisar
“E o salario ó”
Tem que rir pra não chorar
Tem vampiro brasileiro 
Vindo lá do Ceará

Mente aberta
No zum zum zum da capital
Tem caranguejo experto 
Saindo desse manguezal

Bate forte a alfaia de maracatu
Nação Zumbi em terra de urubu

Sonhei com o que estava adormecido em mim
Acalentou meu coração
Recomeçar e escrever um novo fim
Com todo o amor sou União

Todo mundo parou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Sobre a minha academia
Hoje Chico é rei e a minha águia é a rainha