Edição do dia 22/01/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Avenida empata pela segunda vez no Gauchão
ESPORTES - Periquito cedeu igualdade para o Brasil de Pelotas. Próximo jogo é domingo contra o Caxias, fora
Unisc divulga listão dos aprovados no curso de Medicina
GERAL
Secretaria de Esporte promove 1º Santa Cruz Kangoo Fest
ESPORTES
Seminário Internacional com inscrições abertas
EDUCAÇÃO
Centro de Cultura será revitalizado
VARIEDADES
Estão abertas as inscrições de produções audiovisuais de todo o RS para o 6º CineSerra
VARIEDADES
RS pede a suspensão de reajuste de juízes, promotores e defensores
POLÍTICA - Governador faz reunião de emergência e detalha crise financeira
Desenvolvimento Regional
GERAL - Unisc e Unitau promovem Doutorado Interinstitucional
Processos de cassação do direito de dirigir cresceram em 2018 no RS
GERAL
Denúncias aumentam entre dezembro e março
GERAL - Fiscalização já emitiu mais de 100 notificações sobre terrenos baldios em janeiro
As tensões na agenda
OPINIÃO
A educomunicação, o jornal e a sala de aula
OPINIÃO
Produção e difusão do conhecimento: estratégia propulsora para inovação
OPINIÃO
Dia do Aposentado: Passo a passo, a evolução da Previdência
ESPECIAIS
Apopesc investe para atrair novos associados
ESPECIAIS
Santa Cruz já pode ter cemitérios privados para animais
GERAL - A partir de agora cabe a empresas interessadas abraçar a causa
Gauchão 2019: Avenida recebe o Brasil de Pelotas
ESPORTES - Periquito, que vem de empate na primeira rodada em Veranópolis, enfrenta Xavante hoje à noite, nos Eucaliptos
Crítica à perpetuação no poder
EDITORIAL - O caso da Venezuela evidencia as consequências da ditadura

Chacais vence nos Plátanos e está entre os quatro melhores do Gauchão

Equipe santa-cruzense de futebol americano atropelou o Venâncio Aires Bulldogs por 64 a 0 na noite deste sábado, 14/05

GERAL - 15/05/2016

Guilherme Athayde
guilherme@riovalejornal.com.br

 

Jogo noturno foi a novidade para a torcida do Chacais, que compareceu em bom número ao Estádio dos PlátanosJogo noturno foi a novidade para a torcida do Chacais, que compareceu em bom número ao Estádio dos Plátanos Crédito: Guilherme Athayde

 

Jogando para garantir a vaga direta na semifinal do Gauchão de Futebol Americano, a equipe do Santa Cruz Chacais não tomou conhecimento do rival e atropelou o Bulldogs, de Venâncio Aires, em inédito jogo noturno no Estádio dos Plátanos na noite desse sábado, 14, válido pela rodada final da fase de classificação do campeonato.

Mostrando superioridade em todos os quatro períodos da partida, a equipe de Santa Cruz do Sul fez 64 a 0 na equipe de Venâncio, e se garantiu entre os quatro melhores do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2016.

A torcida respondeu ao chamado do clube e compareceu em bom número ao estádio do Futebol Clube Santa Cruz, alcançando inclusive um número superior de espectadores do que os observados nos jogos de futebol do Galo na Série A2 do Gauchão.

Com o apoio da arquibancada, logo no início do jogo a defesa do Chacais mostrou o que seria o confronto. Em sua primeira campanha, a equipe do Bulldogs via nada mais do que um paredão azul se erguer à sua frente em cada início de jogada, e após três tentativas sem ganhar uma jarda sequer, a equipe de Venâncio realizou o Punt, devolvendo a posse de bola ao Chacais.

E em sua primeira corrida, o running back destaque da equipe da casa, Cleiton Paz #25, já marcou o primeiro touchdown da noite, seguido pelo extra point de Diego Chiuahua #1.

E não parou por aí, o primeiro quarto ainda teve mais um touchdown de Cleiton Paz, mas com o extra point perdido. A um minuto do fim, Aramis ainda fez uma bela corrida e colocou o Chacais a duas jardas da endzone ao fim do primeiro quarto com 13x0.

Iniciado o segundo quarto, quando fazia sua segunda descida com apenas duas jardas para o first down, o lançamento da bola para a endzone do Bulldogs acabou em fumble, mas recuperada pela equipe de Santa Cruz: mais um touchdown Chacais e 19x0, e novamente o extra point perdido.

O jogo seguia difícil para o Bulldogs. No retorno da bola, os visitantes já foram parados nas 20 jardas do seu campo defensivo e a posse da bola oval retornava ao mandante da partida.

Após duas tentativas sem sucesso de first down, Diego Chiuahua arriscou o field goal para o Chacais e marcou mais três pontos: 22x0.

E as cenas se repetiam. Com um primeiro tempo avassalador, mais uma vez a defesa da casa se encarregava de frear o ataque adversário perto de sua endzone. Novamente o Chacais retoma a bola e Cassiel #26 marcou seu touchdown, outra vez sem o aproveitamento do extra point no chute. E o placar ia para 28x0, e assim ia aumentando com o passar dos minutos.

 

Crédito: Guilherme Athayde

 

No retorno do intervalo, a equipe de Venâncio Aires parecia ter se encontrado.O ataque chegou a fazer boas campanhas, mas nada de marcar os primeiros pontos para o Bulldogs.

A equipe de Santa Cruz aproveitava as falhas do adversário, e mesmo com a entrada de diversos atletas oriundos do banco de reservas, o Chacais seguia pontuando e o terceiro quarto terminou 50x0.

No quarto final foram mais dois touchdowns, e poderiam ser três caso em uma das jogadas o ataque do time da casa não cometesse falta. Final com um placar de 64 a 0, e o Chacais a um passo do "Gigante Bowl", a grande final do Gauchão de Futebol Americano, que irá ocorrer no Beira-Rio em Porto Alegre.

Agora a equipe de Santa Cruz aguarda seu adversário na semifinal, em partida que irá ocorrer novamente em Santa Cruz do Sul.

Neste domingo (15) se enfrentam Porto Alegre Pumpkins e Juventude de Caxias do Sul, pela Conferência Leste. Quem vencer fica em primeiro da chave e garante a melhor campanha entre os dez times das duas chaves. 

Caso ocorra um empate, o que é muito incomum no Football, o Chacais fica com a melhor campanha geral da primeira fase, o que dá a vantagem de jogar a semifinal contra o time de pior campanha classificado para a semifinal.

Além dos dois líderes de chave, 1º e 2º colocados na classificação geral, ainda jogam 3º x 6º e 4º x 5º, (na classificação geral, independente da chave) para definir os outros dois classificados para a semi.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO (Obs.: ainda sem os dados de Chacais 64x00 Bulldogs)

 

Crédito: Guilherme Athayde

 

"Como a gente já estava classificado, a gente aproveitou para rodar o pessoal que tem pouca experiência. Aconteceu tudo dentro do esperado, não teve nada que eu possa dizer que foi um problema. O placar era esperado porque a equipe de venâncio é bem iniciante ainda, a maioria do pessoal nunca jogou futebol americano, é a primeira vez nesse campeonato, então o jogo foi bem tranquilo", disse ao final da partida o técnico do Chacais, Jeancarlo Weschenfelder, que divide o cargo com Gustavo Weiss.

Jeancarlo também avaliou positivamente a primeira fase da equipe no Gauchão, com quatro jogos invictos. "São quatro vitórias. Nossa defesa, sem contar interceptações e chutes em goleira, não tomou nenhum ponto nessa primeira fase, então eu estou bem satisfeito.

Sobre a inovação de se jogar durante a noite, o "coach" vitorioso também festejou: "Eu achei demais. Eu gosto bastante uando é novidade, e é a primeira vez que a gente joga de noite aqui em Santa Cruz, deu tudo dentro do esperado. Bastante público, a gente tava com um pouco de medo do frio mas até a temperatura colaborou, então acabou dando tudo certo".