EDITORIAL: Erros e avanços

EDITORIAL - 18/04/2017

É muito crítica a situação política do nosso país. Na última semana, as delações de grandes empresários trouxeram novas denúncias contra diversos políticos, mostrando que a corrupção parece não ter limites no Brasil. Diante disso, é muito difícil convencer a população de que não existe dinheiro para sanar problemas sérios do país como saúde, educação, segurança e outros. O que existe, isto sim, é uma sangria desatada do Estado brasileiro, que impede uma melhoria nos procedimentos do governo, deixando a população à mercê de serviços públicos extremamente deficientes. Temos uma alta carga tributária, o que deveria obrigar o Estado a funcionar de forma mais correta e eficiente, trazendo mais qualidade de vida para a população.

Mas, com tantos procedimentos equivocados, entre eles o desvio de dinheiro público, o Brasil não consegue dar o salto necessário para fazer com que seus habitantes se sintam realmente satisfeitos com o país. Isso não nos impede de admitir que, além da corrupção, as contas públicas são mal administradas, e os ajustes são necessários. Porém, a reforma da previdência, que é uma maneira de equilibrar as contas, tornou-se uma verdadeira provocação diante do desvio de dinheiro público que assola o país.

Como aspecto positivo, percebe-se que a democracia avança no Brasil, na medida em que os políticos tornam-se alvo de denúncias, investigações e condenações. Esta mesma democracia tem proporcionado, ao longo das últimas décadas, o desenvolvimento de políticas sociais que abrandam, de forma significativa, a desigualdade tão característica de nossa sofrida nação.



voltar


Editora Dreher Ltda.

DIRETOR: André Felipe Dreher

EDITOR: Nelson Treglia

comercial@riovalejornal.com.br
jornalismo@riovalejornal.com.br
assinaturas@riovalejornal.com.br
ESCRITÓRIO E REDAÇÃO
Rua Osvaldo Cruz, 402 - Fone: 3056.3210 - 3056.3211
CEP: 96820-742 - Santa Cruz do Sul - RS
Representante em Porto Alegre
Elenco de Veículos de Comunicação
Rua Santana, 1106 - Conj. 402 - Fone: (51) 3217.5331