Edição do dia 18/08/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Endurance: Marcelo Vianna/Júlio Martini vencem e conquistam Brasileiro em Santa Cruz
ESPORTES - Após ter um início de corrida tumultuado, dupla garante o título na categoria P3 com duas etapas de antecipação
Inter goleia e está a apenas um ponto do líder América/MG
ESPORTES - Colorado derrotou o ABC em Natal e chegou ao quinto triunfo consecutivo
Grêmio novamente com time reserva pelo Brasileirão
ESPORTES - Confronto contra o Atlético/PR é neste domingo na Arena. O Atlético Madrid pode ser destino de Luan
Gaúcho conquista medalha de prata em Feira de Ciências na China
GERAL - Estudante de 17 anos é morador de Novo Hamburgo e foi o único representante brasileiro no evento
Amvarp faz nova reunião sobre videomonitoramento
POLÍCIA - Projeto amplia sistema de câmeras de segurança no Vale do Rio Pardo
Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Quadras esportivas do Parque da Oktober serão revitalizadas
GERAL - Revitalização envolve melhoria nos pisos, goleiras e pinturas, além de instalação de novas tabelas de basquete
Secretaria de Saúde promove a Semana de Vacinação do Adolescente
SAÚDE - Todas os postos de saúde, Centro Materno Infantil (Cemai) e Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Unisc estarão disponíveis para realizar a ação
Santa Cruz realiza 5ª edição dos Jogos de Inclusão
ESPORTES - Evento ocorre no Parque da Oktoberfest no dia 26 de agosto
Futebol feminino do Brasil derrota Colômbia por 17 a 0 na estreia da Universíade
ESPORTES - Seleção joga competição na China

Militares celebram o 19 de abril em Santa Cruz

Dia do Exército foi comemorado na quarta-feira

GERAL - 21/04/2017

Formatura no 7º BIB marcou a data históricaFormatura no 7º BIB marcou a data histórica Crédito: Guilherme Athayde

Na última quarta-feira, 19, o 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB), realizou em Santa Cruz do Sul uma formatura alusiva ao Dia do Exército. 

A data festiva, comemorada em todos os quartéis do país, remonta ao século XVII, quando em 19 de abril de 1648, brasileiros, portugueses, indígenas e africanos se uniram para expulsar as tropas holandesas que ocupavam áreas do nordeste brasileiro. 

O episódio foi o primeiro de dois confrontos no Estado de Pernambuco, denominados de Batalhas dos Guararapes. O segundo combate aconteceu em 19 de fevereiro de 1649 no mesmo local, onde hoje é o município de Jaboatão dos Guararapes, que faz parte da região metropolitana de Recife, capital pernambucana.

As batalhas enfraqueceram a presença militar holandesa no nordeste brasileiro, até que em 1654 o exército inimigo acabou deixando o Brasil.

As Batalhas dos Guararapes representam então a união dos povos que hoje formam o Brasil: Indígenas, Africanos e Europeus.

Para o Comandante do 7° BIB, Tenente-Coronel Kurt Everton Werberich, a data é um dia de integração. “O Dia do Exército vem ressaltar a união dos povos. Foi através dessa união que nós conseguimos expulsar o invasor holandês em 1648. Então, é a integração das três raças, é a união do nosso povo que nos faz forte. Essa é a mensagem do nosso exército no dia de hoje”

Mais de 600 militares participaram da formatura, iniciada às 9 da manhã no quartel do batalhão. Na ocasião foram homenageados Everson Bello, assessor de comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul e Nestor Raschen, diretor do Colégio Mauá, que receberam diplomas de reconhecimento como amigos do exército. “É um reconhecimento, a nossa honra que podemos prestar a eles pelo algo a mais que fizeram pelo nosso batalhão ou pelo exército brasileiro”, ressaltou o comandante do 7° BIB.

A próxima data comemorativa do Exército Brasileiro é dia cinco de maio, quando é celebrado o Dia da Arma de Comunicações, em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, patrono do exército, que no final do século XIX foi nomeado para chefiar a Comissão de Linhas Telegráficas do Maro Grosso, percorrendo mais de cem mil quilômetros pelo país, desbravando terras longínquas e fazendo os primeiros contatos com diversos povos indígenas do país, lançando quase seis mil Km de linhas telegráficas.