Edição do dia 20/10/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empate elimina Galinho do Estadual Juvenil
ESPORTES - Santa Cruz ficou no 1 a 1 em jogo polêmico nos Plátanos
Empregar RS acontece no próximo dia 27
GERAL
Unisc TV passa a exibir programação pela internet
GERAL
Educar-se realiza Noite Cultural
VARIEDADES
Abre edital para cadastramento de peritos médicos
GERAL
Serviço de odontologia no município completa 30 anos
GERAL - Em comemoração, programação especial será realizada na próxima quarta-feira
Souza Cruz abre processos de seleção para 30 vagas de estágio
GERAL - Candidatos devem ter previsão de formatura entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021
Agentes da vigilância visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
GERAL - As larvas coletadas no Levantamento de Índice Rápido (Lira) serão analisadas no laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde
Heitor Petry assume a vice-presidência do Fórum dos Coredes RS
GERAL
Unisc figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar
GERAL - Essa é a 10ª vez consecutiva que a universidade aparece na lista divulgada pela revista Você S/A e pela Fundação Instituto de Administração (FIA)
Agentes visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
SAÚDE - Todos os 38 bairros da cidade serão avaliados simultaneamente
FC SANTA CRUZ: Jantar em apoio à base é neste sábado
ESPORTES - Festa ocorre no mesmo dia em que equipe Juvenil decide vaga nas quartas do Gauchão
SRFis Unisc e Acadef fazem entrega de órteses e próteses
GERAL - Encontro ocorreu nas dependências da Unisc a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de vários municípios
Hospital Santa Cruz participa de encontro da Rede Cegonha
GERAL
Unimed VTRP é uma das melhores empresas para trabalhar
GERAL - Levantamento do ranking da Revista Você S/A foi divulgado na noite dessa terça-feira
Lifasc: Copa MD Pneus tem oito partidas pelas quartas-de-final
ESPORTES - Bola rola em uma fase decisiva da Copa Valdino Brutscher
Dois jogos abrem as quartas do Regional neste sábado
ESPORTES - Campeonato dá início a sua fase quente e decisiva
Evento mundial sobre tabaco acontece na próxima semana
GERAL - Delegações de 22 países participam em Santa Cruz do Sul do evento que não é aberto à comunidade

Imposto de Renda/Destinar: Prazo das declarações termina semana que vem

Entidades ligadas ao Comdica aguardam pelas doações

GERAL - 21/04/2017

Viviane Scherer Fetzer
viviane@riovalejornal.com.br

Termina na próxima semana o prazo para os contribuintes realizarem a declaração do Imposto de Renda. A Delegacia da Receita Federal de Santa Cruz do Sul montou o Projeto Destinar para motivar a população a destinar uma porcentagem do seu Imposto de Renda para entidades que estão ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Os recursos do Fundo da Criança e Adolescente são geridos pelo Comdica, que em conjunto com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas do Estado fiscalizam a correta e adequada aplicação dos recursos.

 


 

Passo a passo

  • Informar as despesas e rendimentos no sistema da Receita Federal.
  • Verificar o cálculo feito pelo próprio programa sobre quanto é o imposto devido.
  • Procurar o campo Resumo da Declaração – Doação Diretamente na Declaração – ECA
  • Selecionar o tipo de fundo (Nacional, Estadual ou Municipal). Importante: Para ajudar as entidades de Santa Cruz é preciso selecionar o Fundo Municipal

 


 

CONHEÇA MAIS UMA ENTIDADE:

Representantes do Instituto na caminhada do Projeto DestinarRepresentantes do Instituto na caminhada do Projeto Destinar Crédito: Livane Marta Petry Rovedder/Projeto Destinar

Instituto Humanitas Fraternidade

O Instituto Humanitas Fraternidade (IHF) é uma organização privada de cunho social e filantrópico, fundado em 1991, com sede em Santa Cruz do Sul. A organização está localizada na rodovia BR 471 - Km 127 (Corredor Owerbeck). Atualmente a organização emprega 17 pessoas na sede em Santa Cruz do Sul, além de contar com o apoio de colaboradores voluntários da comunidade local. A abrangência institucional do IHF compreende os municípios de Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Iraí, no Estado do Rio Grande do Sul; bem como São João da Chapada, Distrito de Diamantina, em Minas Gerais e na Região Leste da Capital Paulista. 

Em seus mais de 30 anos de atividades, o IHF já atendeu milhares de pessoas dos mais diversos bairros empobrecidos da zona sul de Santa Cruz do Sul. Tem como foco principal acolher as crianças, adolescentes e suas famílias por intermédio de ações sociais que visam atender pessoas com renda familiar menor do que um salário mínimo. Dessa forma, tenta-se proporcionar a possibilidade de inclusão social dessas pessoas que ficam à margem da sociedade. Atende a aproximadamente 80 crianças e adolescentes carentes, em situação de vulnerabilidade, da comunidade santa-cruzense.

Com a intenção de colaborar no desenvolvimento social de parcelas populacionais menos favorecidas, o Instituto Humanitas Fraternidade vem priorizando o desenvolvimento de programas, com ênfase nos aspectos socioeducativos, alimentar/nutricional, cultural e recreativo, destinados às crianças e adolescentes, bem com a suas famílias. O Projeto Crescer Sempre é pioneiro na área social para crianças e adolescentes, em Santa Cruz do Sul, com 18 anos de atividades ininterruptas. Tem como foco a redução da miséria infanto-juvenil nos bairros mais carentes do município, especialmente atendendo crianças onde a família não possui renda maior do que um salário mínimo. Leva-se em conta o esforço pedagógico para que a criança tenha um vínculo familiar mais consistente. Não se aceitam crianças sem vínculo familiar. Procura-se ainda envolver a família dentro da dinâmica do projeto social Crescer Sempre. O projeto oferece oficinas de diversos tipos, inclusive as semiprofissionalizantes como as de padaria, artesanato, esporte, música, etc. Várias delas continuam funcionando até o momento. 

A estrutura do Crescer Sempre conta ainda com futebol sete, gramado e ginásio de esporte fechado, salas diversas para as oficinas e pessoas vinculadas ao projeto profissionalmente e voluntariamente. As crianças recebem diariamente duas refeições (almoço e café da tarde), têm atividades em turnos contrários à escola e participam de atividades pedagógicas. Antes de ir pra casa, com o ônibus do projeto, elas saem já com as refeições feitas (almoço ou café da tarde). 

Para 2017, pretende-se fazer uma nova reconfiguração do projeto, implementando novas oficinas e novas atividades terapêuticas lúdicas (importantes para o grau de stress em que as crianças, adolescentes e suas famílias vivem hoje em dia). Nesse sentido, precisa ampliar o quadro de profissionais como, por exemplo, psicólogos, psicopedagogos, além de outras áreas como esporte, artes, alimentação, estrutura física para atender essas crianças e adolescentes, além de outras demandas.