Imposto de Renda/Destinar: Prazo das declarações termina semana que vem

Entidades ligadas ao Comdica aguardam pelas doações

GERAL - 21/04/2017

Viviane Scherer Fetzer
viviane@riovalejornal.com.br

Termina na próxima semana o prazo para os contribuintes realizarem a declaração do Imposto de Renda. A Delegacia da Receita Federal de Santa Cruz do Sul montou o Projeto Destinar para motivar a população a destinar uma porcentagem do seu Imposto de Renda para entidades que estão ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Os recursos do Fundo da Criança e Adolescente são geridos pelo Comdica, que em conjunto com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas do Estado fiscalizam a correta e adequada aplicação dos recursos.

 


 

Passo a passo

  • Informar as despesas e rendimentos no sistema da Receita Federal.
  • Verificar o cálculo feito pelo próprio programa sobre quanto é o imposto devido.
  • Procurar o campo Resumo da Declaração – Doação Diretamente na Declaração – ECA
  • Selecionar o tipo de fundo (Nacional, Estadual ou Municipal). Importante: Para ajudar as entidades de Santa Cruz é preciso selecionar o Fundo Municipal

 


 

CONHEÇA MAIS UMA ENTIDADE:

Representantes do Instituto na caminhada do Projeto Destinar
Representantes do Instituto na caminhada do Projeto Destinar
Crédito: Livane Marta Petry Rovedder/Projeto Destinar

Instituto Humanitas Fraternidade

O Instituto Humanitas Fraternidade (IHF) é uma organização privada de cunho social e filantrópico, fundado em 1991, com sede em Santa Cruz do Sul. A organização está localizada na rodovia BR 471 - Km 127 (Corredor Owerbeck). Atualmente a organização emprega 17 pessoas na sede em Santa Cruz do Sul, além de contar com o apoio de colaboradores voluntários da comunidade local. A abrangência institucional do IHF compreende os municípios de Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Iraí, no Estado do Rio Grande do Sul; bem como São João da Chapada, Distrito de Diamantina, em Minas Gerais e na Região Leste da Capital Paulista. 

Em seus mais de 30 anos de atividades, o IHF já atendeu milhares de pessoas dos mais diversos bairros empobrecidos da zona sul de Santa Cruz do Sul. Tem como foco principal acolher as crianças, adolescentes e suas famílias por intermédio de ações sociais que visam atender pessoas com renda familiar menor do que um salário mínimo. Dessa forma, tenta-se proporcionar a possibilidade de inclusão social dessas pessoas que ficam à margem da sociedade. Atende a aproximadamente 80 crianças e adolescentes carentes, em situação de vulnerabilidade, da comunidade santa-cruzense.

Com a intenção de colaborar no desenvolvimento social de parcelas populacionais menos favorecidas, o Instituto Humanitas Fraternidade vem priorizando o desenvolvimento de programas, com ênfase nos aspectos socioeducativos, alimentar/nutricional, cultural e recreativo, destinados às crianças e adolescentes, bem com a suas famílias. O Projeto Crescer Sempre é pioneiro na área social para crianças e adolescentes, em Santa Cruz do Sul, com 18 anos de atividades ininterruptas. Tem como foco a redução da miséria infanto-juvenil nos bairros mais carentes do município, especialmente atendendo crianças onde a família não possui renda maior do que um salário mínimo. Leva-se em conta o esforço pedagógico para que a criança tenha um vínculo familiar mais consistente. Não se aceitam crianças sem vínculo familiar. Procura-se ainda envolver a família dentro da dinâmica do projeto social Crescer Sempre. O projeto oferece oficinas de diversos tipos, inclusive as semiprofissionalizantes como as de padaria, artesanato, esporte, música, etc. Várias delas continuam funcionando até o momento. 

A estrutura do Crescer Sempre conta ainda com futebol sete, gramado e ginásio de esporte fechado, salas diversas para as oficinas e pessoas vinculadas ao projeto profissionalmente e voluntariamente. As crianças recebem diariamente duas refeições (almoço e café da tarde), têm atividades em turnos contrários à escola e participam de atividades pedagógicas. Antes de ir pra casa, com o ônibus do projeto, elas saem já com as refeições feitas (almoço ou café da tarde). 

Para 2017, pretende-se fazer uma nova reconfiguração do projeto, implementando novas oficinas e novas atividades terapêuticas lúdicas (importantes para o grau de stress em que as crianças, adolescentes e suas famílias vivem hoje em dia). Nesse sentido, precisa ampliar o quadro de profissionais como, por exemplo, psicólogos, psicopedagogos, além de outras áreas como esporte, artes, alimentação, estrutura física para atender essas crianças e adolescentes, além de outras demandas.



voltar


Editora Dreher Ltda.

DIRETOR: André Felipe Dreher

EDITOR: Nelson Treglia

comercial@riovalejornal.com.br
jornalismo@riovalejornal.com.br
assinaturas@riovalejornal.com.br
ESCRITÓRIO E REDAÇÃO
Rua Osvaldo Cruz, 402 - Fone: 3056.3210 - 3056.3211
CEP: 96820-742 - Santa Cruz do Sul - RS
Representante em Porto Alegre
Elenco de Veículos de Comunicação
Rua Santana, 1106 - Conj. 402 - Fone: (51) 3217.5331