Edição do dia 18/08/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Endurance: Marcelo Vianna/Júlio Martini vencem e conquistam Brasileiro em Santa Cruz
ESPORTES - Após ter um início de corrida tumultuado, dupla garante o título na categoria P3 com duas etapas de antecipação
Inter goleia e está a apenas um ponto do líder América/MG
ESPORTES - Colorado derrotou o ABC em Natal e chegou ao quinto triunfo consecutivo
Grêmio novamente com time reserva pelo Brasileirão
ESPORTES - Confronto contra o Atlético/PR é neste domingo na Arena. O Atlético Madrid pode ser destino de Luan
Gaúcho conquista medalha de prata em Feira de Ciências na China
GERAL - Estudante de 17 anos é morador de Novo Hamburgo e foi o único representante brasileiro no evento
Amvarp faz nova reunião sobre videomonitoramento
POLÍCIA - Projeto amplia sistema de câmeras de segurança no Vale do Rio Pardo
Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Quadras esportivas do Parque da Oktober serão revitalizadas
GERAL - Revitalização envolve melhoria nos pisos, goleiras e pinturas, além de instalação de novas tabelas de basquete
Secretaria de Saúde promove a Semana de Vacinação do Adolescente
SAÚDE - Todas os postos de saúde, Centro Materno Infantil (Cemai) e Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Unisc estarão disponíveis para realizar a ação
Santa Cruz realiza 5ª edição dos Jogos de Inclusão
ESPORTES - Evento ocorre no Parque da Oktoberfest no dia 26 de agosto
Futebol feminino do Brasil derrota Colômbia por 17 a 0 na estreia da Universíade
ESPORTES - Seleção joga competição na China

Previdência/rural: Governo cede mais um pouco na reforma

POLÍTICA - 21/04/2017

O parecer da PEC 287, apresentado na quarta-feira, 19, na Comissão Especial, confirmou novo recuo do governo na proposta para a aposentadoria rural. Além da manutenção dos 60 anos de idade mínima dos homens, já antecipados na terça-feira, o substitutivo do relator, Arthur Maia (PSD/BA), prevê 57 anos para as agricultoras e 15 anos de comprovação de atividade para ambos. “Avançamos em pontos importantes, mas o projeto ainda não atende a integralidade dos nossos pleitos”, afirma o deputado Heitor Schuch (PSB/RS), que esteve reunido com o assessor Especial da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República, Renato Vieira, em Brasília, juntamente com representantes da Fetag e da Contag.

No encontro, o parlamentar reforçou a necessidade de manutenção das atuais regras para os trabalhadores rurais, como os 55 anos para as mulheres e contribuição sobre a produção comercializada, e não individual e direta como está na reforma da Previdência, com valor igual ou menor do que o Micro Empreendedor Rural (MEI), hoje de 5% sobre o salário mínimo por mês. “A pressão funcionou e a o governo cedeu, mas a proposta segue penalizando as mulheres e inviabilizando a permanência dos agricultores no sistema, já que grande parte não terá como fazer a contribuição mensal, porque a renda da propriedade é sazonal, conforme a safra e, muitas vezes, acaba sendo frustrada pelo clima”, afirma Schuch, que é presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. “Precisamos intensificar a mobilização, junto com a Contag, Fetag e os sindicatos”.

Inicialmente, a PEC igualava os trabalhadores rurais aos urbanos, exigindo 65 anos de idade mínima para ambos os sexos, e comprovação de 25 anos de atividade. Entre os pontos que também avançaram em relação à proposta original estão a possibilidade de acúmulo de aposentadoria e pensão até dois salários mínimos e benefício assistencial LOAS de um salário mínimo.