Edição do dia 18/08/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Endurance: Marcelo Vianna/Júlio Martini vencem e conquistam Brasileiro em Santa Cruz
ESPORTES - Após ter um início de corrida tumultuado, dupla garante o título na categoria P3 com duas etapas de antecipação
Inter goleia e está a apenas um ponto do líder América/MG
ESPORTES - Colorado derrotou o ABC em Natal e chegou ao quinto triunfo consecutivo
Grêmio novamente com time reserva pelo Brasileirão
ESPORTES - Confronto contra o Atlético/PR é neste domingo na Arena. O Atlético Madrid pode ser destino de Luan
Gaúcho conquista medalha de prata em Feira de Ciências na China
GERAL - Estudante de 17 anos é morador de Novo Hamburgo e foi o único representante brasileiro no evento
Amvarp faz nova reunião sobre videomonitoramento
POLÍCIA - Projeto amplia sistema de câmeras de segurança no Vale do Rio Pardo
Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Quadras esportivas do Parque da Oktober serão revitalizadas
GERAL - Revitalização envolve melhoria nos pisos, goleiras e pinturas, além de instalação de novas tabelas de basquete
Secretaria de Saúde promove a Semana de Vacinação do Adolescente
SAÚDE - Todas os postos de saúde, Centro Materno Infantil (Cemai) e Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Unisc estarão disponíveis para realizar a ação
Santa Cruz realiza 5ª edição dos Jogos de Inclusão
ESPORTES - Evento ocorre no Parque da Oktoberfest no dia 26 de agosto
Futebol feminino do Brasil derrota Colômbia por 17 a 0 na estreia da Universíade
ESPORTES - Seleção joga competição na China

Notário Virtual: Quando o cartório está sempre com você

GERAL - 19/05/2017

Alyne Motta
alyne@riovalejornal.com.br

Precisa fechar um contrato, seja particular ou mesmo da empresa, mas você não está na cidade para ir até o cartório reconhecer firma? Agora é possível resolver isso através do sistema Notário Virtual (www.notariovirtual.com.br), desenvolvido em parceria por santa-cruzenses.

Com suporte do Tabelião de Notas, o software permite que contratos, procurações, requerimentos e demais documentos sejam assinados digitalmente e tenham validade jurídica certificada. “Conforme a legislação brasileira, é exclusividade dos tabeliães reconhecer firmas, sejam elas físicas ou digitais”, comenta Henrique Trentin, que desenvolveu o sistema.

Sistema traz economia e agilidade para pessoas físicas e jurídicasSistema traz economia e agilidade para pessoas físicas e jurídicas Crédito: Reprodução/Notário Virtual

A iniciativa, segundo Henrique, surgiu da necessidade das pessoas físicas e jurídicas em registrar firmas. “Dessa forma, é possível economizar tempo, papel e dinheiro, além de ganhar agilidade no serviço prestado e tendo a garantia jurídica do documento, sem necessidade de deslocamento até o Tabelionato”, comenta.

“Este é o único sistema dereconhecimento de firmas digitalmente 100% válido, pois tem intervenção de um tabelião e, portanto, tem valor em todos os âmbitos”, acrescenta Henrique, que atua no Cartório Trentin. Ele ressalta ainda o artigo 563, inciso III da Consolidação Normativa Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (CNNR-RS), que garante a ação.

Além de Henrique Silveira Netto Trentin, que atuou na parte jurídica, o Notário Virtual foi desenvolvido em parceria com Luciano Sperb Castagnino, Laone Kuentzer e Karine Limberger. O sistema está disponível desde março de 2017 e implementado no Cartório Trentin, que é o 2º Tabelionato do Notas de Santa Cruz do Sul. 
O Notário Virtual pode ser utilizado por empresas e pessoas físicas em todo Brasil, uma vez que qualquer pessoa tem liberdade de escolher seu serviço notarial. 

Como utilizar o Notário Virtual?

O primeiro passo é adquirir um certificado digital do tipo A3, que tem compatibilidade com o software. Este certificado é utilizado em mídia removível ou token e assegura sua identidade e a autenticidade dos documentos digitais. O mesmo deve pertencer à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Após é necessário instalar o assinador digital que gerenciará o certificado digital. Tendo passado essa parte, preencha o cadastro no site (www.notariovirtual.com.br) e anexe documentos em formato PDF, como contratos sociais, procurações, documentos pessoais (CNH, certidão de nascimento, casamento, divórcio...). 

Com o cadastro completo, você pode enviar documentos para reconhecimento de firmas. Vale lembrar que é necessário manter o cadastro sempre atualizado, possuir um e-mail válido. Após o envio dos documentos, pagamento pelo serviço e assinatura das partes, o tabelião verifica a autenticidade do conteúdo e dá fé pública.

Ao final do processo, o documento estará disponível para download pelo prazo de 30 dias corridos, podendo permanecer armazenado em ambiente seguro por mais tempo mediante contratação. Ao ser enviado, quem receberá o documento pode verificar a autenticidade das assinaturas em qualquer momento.