Edição do dia 20/10/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empate elimina Galinho do Estadual Juvenil
ESPORTES - Santa Cruz ficou no 1 a 1 em jogo polêmico nos Plátanos
Empregar RS acontece no próximo dia 27
GERAL
Unisc TV passa a exibir programação pela internet
GERAL
Educar-se realiza Noite Cultural
VARIEDADES
Abre edital para cadastramento de peritos médicos
GERAL
Serviço de odontologia no município completa 30 anos
GERAL - Em comemoração, programação especial será realizada na próxima quarta-feira
Souza Cruz abre processos de seleção para 30 vagas de estágio
GERAL - Candidatos devem ter previsão de formatura entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021
Agentes da vigilância visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
GERAL - As larvas coletadas no Levantamento de Índice Rápido (Lira) serão analisadas no laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde
Heitor Petry assume a vice-presidência do Fórum dos Coredes RS
GERAL
Unisc figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar
GERAL - Essa é a 10ª vez consecutiva que a universidade aparece na lista divulgada pela revista Você S/A e pela Fundação Instituto de Administração (FIA)
Agentes visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
SAÚDE - Todos os 38 bairros da cidade serão avaliados simultaneamente
FC SANTA CRUZ: Jantar em apoio à base é neste sábado
ESPORTES - Festa ocorre no mesmo dia em que equipe Juvenil decide vaga nas quartas do Gauchão
SRFis Unisc e Acadef fazem entrega de órteses e próteses
GERAL - Encontro ocorreu nas dependências da Unisc a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de vários municípios
Hospital Santa Cruz participa de encontro da Rede Cegonha
GERAL
Unimed VTRP é uma das melhores empresas para trabalhar
GERAL - Levantamento do ranking da Revista Você S/A foi divulgado na noite dessa terça-feira
Lifasc: Copa MD Pneus tem oito partidas pelas quartas-de-final
ESPORTES - Bola rola em uma fase decisiva da Copa Valdino Brutscher
Dois jogos abrem as quartas do Regional neste sábado
ESPORTES - Campeonato dá início a sua fase quente e decisiva
Evento mundial sobre tabaco acontece na próxima semana
GERAL - Delegações de 22 países participam em Santa Cruz do Sul do evento que não é aberto à comunidade

Notícias da Diocese

RELIGIÃO - 19/05/2017

Congresso Diocesano da RCC: Domingo, dia 21 de maio, no Ginásio Poliesportivo de Santa Cruz do Sul, acontece o Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica. O tema será: “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1,35). O encontro inicia às 08h30m e o encerramento está previsto para 16 horas, com missa presidida pelo bispo Dom Aloísio Dilli. “Será um dia de animação, oração, pregação, adoração e louvor a Deus”. Todos são convidados a levarem Bíblia e, quem puder, também pode levar uma cadeira para sentar.

Formação: Sábado: em Arroio do Meio, acontece a 3ª etapa da Escola de Catequese com assessoria do padre Décio Walker; na paróquia São Cristóvão de Lajeado, acontece o seminário de Teologia sobre Iniciação à Vida Cristã com o padre Jolimar Lemos; em Venâncio Aires acontece o 3º encontro do Curso de Teologia Popular com assessoria do Frei Bruno Glaab, que falará sobre monarquismo e profetismo.  Sábado e domingo, no Seminário São João Batista acontecerá a 2ª etapa da Escola de formação Juventude e Vida. 

Catedral: Sábado, 15h30m missa na capela do Hospital; 17 horas missa na catedral e na comunidade Sagrado Coração de Jesus. Domingo, missa na catedral às 07, 09, 10h30m e 19 horas; 09 horas missa na capela Nossa Senhora do Carmo; 10h15m missa na comunidade São Luiz. De segunda a sexta-feira missa na catedral ás 18h15m e na quarta-feira também às 12h30m. Confissões na quinta-feira às 08 horas e na sexta-feira às 14 horas.

Conceição: Dia 20, 15 horas preparação da celebração do Batismo; 17 horas celebração na matriz e 19 horas celebração na comunidade Aparecida. Domingo, 08 horas celebração na Matriz e 09h30m batizados na Matriz.

Ressurreição: Sábado, 16h30m missa na Matriz; 20h30m jantar baile no centro comunitário da catedral. Domingo, 08 horas missa na Matriz; 09h30m missa na Linha Travessa. Dia 23, 19h30m reunião da comarca no centro comunitário da Ressurreição.

Espírito Santo: Sábado, 15 horas missa na comunidade Menino Deus; 16 horas missa na São Francisco; 17 horas missa na Mãe dos Pobres; 18 horas missa na Matriz. Domingo, 08h30m missa na Matriz; 10 horas missa na Santa Rita.  

Linha Santa Cruz: Sábado, 17 horas missa com batizados na Matriz; 18 horas missa com bodas de Sérginho e AnisiaSulzbacher na comunidade São Jacó; 18h45m celebração de casamento em Boa Vista. Domingo, 08h30m missa na Matriz; 10 horas missa na comunidade Santo Antonio.

Santo Antonio: Sábado, 17 horas missa na comunidade São José com peregrinação de Santo Antonio. Domingo, 08h30m missa na Matriz; 10 horas missa e festa na comunidade Nossa Senhora de Fátima. 

São José: Dia 19, 19 horas missa em honra a São José. Sábado, missa às 18h30m e domingo às 09 horas.

Santo Inácio: Miss no sábado às 18 horas e domingo às 09h30m.

 


 

DIOCESE DE SANTA CRUZ DO SUL

Querigma e Mistagogia - Papa Francisco

Caros diocesanos. Neste Tempo Pascal que estamos vivendo, desejamos voltar ao tema da ‘Iniciação à Vida Cristã no espírito catecumenal’ que, desde os primeiros séculos do cristianismo, vem se constituindo num caminho catequético-litúrgico que inicia as pessoas no mistério de Cristo e ajuda a amadurecer na fé e na comunhão da Igreja, tendo como meta a maturidade em Cristo. Vejamos hoje como o Papa Francisco desenvolve em sua Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (Alegria do Evangelho) os temas do ‘querigma’ e da ‘mistagogia’, duas partes ou tempos importantes deste processo. O Pontífice se refere diretamente ao ‘querigma’, considerado como ‘primeiro anúncio’ aos que desejam abraçar a vida cristã, e que depois deve ser aprofundado em toda vida (Cf. EG 160). Este processo não pode ser interpretado prioritariamente como doutrinal, mas de resposta e crescimento em relação ao amor de Deus, precedido como dom (Cf. EG 161-162). A educação e a catequese posterior estão a serviço deste crescimento. O Papa Francisco insiste que na catequese de espírito catecumenal tem papel fundamental o ‘primeiro anúncio’ ou ‘querigma’, que deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e de toda a tentativa de renovação eclesial. Afirma o pontífice: “Na boca do catequista, volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: ‘Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar’... é o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras...” (EG 164). O Papa faz advertência para que o querigmaexprima o amor salvífico de Deus; não imponha a verdade, mas faça apelo à liberdade; seja pautado pela alegria epelo estímulo.Isto exige do evangelizador atitudes de: “proximidade, abertura ao diálogo, paciência, acolhimento cordial que não condena” (EG 165).

Outra referência insistente que o Papa Francisco faz em relação à Iniciação à Vida Cristã é o tempo da ‘mistagogia’. A palavra ‘mistagogia’ tem origem na língua grega (‘mystes’ = mistério + ‘eagein’ = conduzir, guiar), significando ação de conduzir, guiar para dentro do mistério (celebrado). Esta terminologia surgiu nos primeiros séculos do cristianismo para o tempo que seguia a celebração dos sacramentos (Batismo, Crisma e Eucaristia), ocorrida na Vigília pascal. A catequese catecumenal não se concluía com a recepção dos sacramentos, mas continuava com a ‘mistagogia’: explicação detalhada dos mistérios celebrados, com sua rica simbologia e sentido, introduzindo definitivamente o fiel na comunidade cristã. Desta forma, ‘mistagogo/a’ é a pessoa que conduz progressivamente para dentro do mistério. Ao falar em iniciação mistagógica, o Santo Padre entende a necessária progressividade da experiência formativa na comunidade e a valorização dos sinais litúrgicos da iniciação cristã. O Papa faz ainda referência à centralização do processo catequético na Palavra de Deus, ao ambiente favorável e à motivação atraente, ao uso dos símbolos, à integração de todas as dimensões da pessoa num caminho comunitário de escuta e resposta, sem esquecer um acento especial para o caminho da beleza. (Cf. EG 166-167). Que o ‘querigma’ e a ‘mistagogia’ também se prolonguem em nossa vida cristã!

Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Santa Cruz do Sul

 


 

IECLB

Uma bela e difícil tarefa!

Jesus Cristo diz: “Se alguém me ama, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14.23)

O povo cristão lembra e celebra nos próximos dias, a Ascenção de Jesus Cristo. Ascenção significa: Subir, ao céu. Este relato está no livro de Atos dos Apóstolos, na Bíblia, nas Escrituras Sagradas. Durante quarenta dias após a ressurreição, Jesus apareceu às mulheres, aos discípulos e seguidores e, na sua despedida deu uma tarefa: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a guardar tudo que vos tenho ordenado”. Mateus 28. 18-20

Para o reformador Martim Lutero, o céu não é um lugar geográfico, mas sim o lugar onde Cristo se encontra e onde sua Palavra é pregada e vivenciada. É um céu quando Cristo está entre nós!  Sua volta anunciada está relacionada à concretização do Reino de Deus, através da pregação do Evangelho e do nosso testemunho. Agora, tocados pelo Santo Espírito de Deus, seus seguidores e seguidorasque por Ele tem amor, vãofazê-lo com alegria e esperança.

No lugar onde vivemos, o mundo, nosso país, nossa cidade, nossa casa pode experimentar sinais de céu. Quando permitimos que Deus faça morada entre nós, na nossa vida, tudo toma outra dimensão e sentido. Anunciar isto, semear e testemunhar isto, é uma bela e difícil tarefa. Não é romantismo! A Palavra e presença de Deus tem muita rejeição, indiferença, negligência. Há muitas forças e interesses que dominam, usurpam vidas e direitos, dignidade e justiça. Também em nome de Deus muita gente padece, é enganada, é envolta em enganação, opressão e sofrimento. Os sinais da presença de Cristo entre nós, são os frutos do Espírito, como diz o Apóstolo Paulo aos Gálatas 5.22-23: Amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio!

Ao longo da história Deus chamou e capacitou pessoas para a tarefa de denunciar poderosos e estruturas que usam o poder para subjugar e explorar vida e trabalho de gente sofrida. Também Deus chamou e chama ainda hoje, pelo Batismo, seus filhos e filhas para anunciar um novo tempo possível, um novo mundo com Ele reconciliado. Quando somos tocados pelo amor de Deus somos renovados numa mesma fé e esperançaque se transforma em gestos concretos de amor. Somos convidados e convidadas para testemunhar isto a todas as pessoas às quais queremos muito e desejamos o melhor para sua vida. Nisto está a beleza do seguimento a Jesus: Ele conta conosco, somos instrumentos. E quando for difícil, Ele removerá a pedra!  Quem quer ter Cristo na sua morada agora, testemunha que quer viver na morada eterna de Deus, quando a morada daqui se findar!

P. Vilmar Abentroth

CELEBRAÇÕES:

DOMINGO – 09:15h: Comunidade Bom Pastor - 5 Anos de Batismo / 09:30h: Comunidade do Centro - Santa Ceia

TERÇA-FEIRA  – Encontros Bíblicos - 19:30h: Gustavo Adolfo.

 


 

ASSEMBLÉIA DE DEUS

A singularidade de Jesus

Poderá haver outro Homero, poderá haver outro Virgílio, poderá haver outro Dante, poderá haver outro Newton, mas jamais haverá outro Jesus. Sejam quais forem as surpresas que possam estar reservadas para o mundo, Jesus jamais será ultrapassado. Ele é o alvo de toda bondade, o ápice de todo o pensamento e a ilustração viva de toda a verdade. Ele é a profecia da possibilidade do homem. Nós olhamos para ele e vemos nele a realização de todas as expectativas humanas: um líder maior do que Moisés, um sacerdote maior do que Arão, um rei maior do que Davi, um comandante maior do que Josué, um filósofo maior do que Salomão e um profeta maior do que Elias. Ele anda como um homem. Fala como Deus. Suas palavras são oráculos. Seus atos, milagres. A coroa da divindade repousa em sua fronte. O cetro do domínio universal está firme em sua mão; o brilho da eternidade, em seus olhos. A retidão eterna está em sua face; o sorriso de Jeová transforma sua aparência. Ele é a imagem expressa de seu Pai. As crianças se agrupam aos seus pés. Os ventos lhe obedecem. Um olhar seu e as águas cristalinas transformam-se em vinho cor de âmbar. Os mortos esquecem-se de si mesmos e vivem. Os coxos pulam de alegria. Ouvidos que nunca ouviram anseiam pelo próprio som de sua voz e olhos sem visão negam seu passado e descerram suas pálpebras abatidas para a beleza de sua presença. A dor se desvanece sob seu toque. O nome de Jesus permanece sozinho. Deus lhe deu um nome que está acima de todo nome. Nenhum credo pode contê-lo, nenhum catecismo pode explicá-lo, carne de nossa carne, o próprio Deus do nosso Deus. Ser cristão é viver em Cristo. Caro leitor, a Ele seja a glória, o domínio e o poder para todo o sempre. Amém (anônimo).

PROGRAMAÇÃO NO TEMPLO SEDE (Rua Riachuelo nº 96, Centro)

NESTE DOMINGO, às 9h Escola Bíblica, às 18h Culto dos Jovens e às 19h:30min Culto da Família.

Todos os sábados, 13h:30min, pela Rádio Santa Cruz AM 550 – Programa A Voz da Assembleia de Deus.