Um dos gaúchos da Stock Car

Natural de Porto Alegre, Vitor Genz corre "em casa" neste domingo, em busca de sua primeira vitória na elite

ESPORTES - 19/05/2017

Guilherme Athayde
guilherme@riovalejornal.com.br

No próximo domingo, 21, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul recebe a terceira etapa da temporada 2017 da Stock Car.

Em sua quinta temporada como piloto da categoria, Vitor Genz, da Eisenbahn Racing Team, é um dos três gaúchos da Stock Car Brasil, principal competição automobilística da América Latina. Os outros dois competidores do Estado são Cesar Ramos e Márcio Campos, ambos da equipe Blau Motorsport.

Natural de Porto Alegre, Genz iniciou no mundo da velocidade através do Kart, e mesmo jovem, aos 28 anos, o piloto já acumula passagens pelas categorias Stock Jr., Copa Vicar, Copa Montana e tabém a Mini Challenge, substituta da Stock Jr, onde o gaúcho sagrou-se campeão em 2012.

Mas Vitor quer em 2017 alcançar um novo triunfo em sua carreira, vencendo pela primeira vez uma corrida na elite da Stock Car. O piloto se mostra confiante que o objetivo possa virar realidade este ano. 

Apesar de ter dado azar nas duas primeiras etapas da temporada atual, onde acabou não completando as corridas em Goiânia-GO e Nova Santa Rita-RS por se envolver em acidentes, os carros da equipe Eisenbahn, chamados de "Locomotivas Negras", têm apresentado um bom desempenho.  

"O carro até esse momento sempre se mostrou muito competitivo nos treinos, tanto o meu quanto o do meu parceiro, o Valdeno Brito. A gente andou sempre no pelotão dos dez primeiros, e eu chego bem confiante pra Santa Cruz. Vou focar muito pra passar dessa primeira volta, e tenho certeza de que se isso acontecer a gente vai fazer uma boa corrida", disse o piloto em entrevista por telefone na última quarta-feira, 17.

Vitor Genz aparece na 25ª posição entre os 30 competidores da Stock Car, com seis pontos somados. Em Santa Cruz do Sul a disputa vai ocorrer em duas provas. A primeira disputa da Stock está marcada para iniciar as 13 horas. O treino classificatório ocorre na tarde de sábado. Já o grid da segunda corrida é formado pela classificação da disputa anterior, invertendo-se os dez primeiros, ou seja, o 10º colocado na primeira corrida larga na pole na segunda bateria.

O novo regulamento na parte da classificação agrada o piloto Vitor Genz. No site www.riovalejornal.com.br você acompanha os resultados do final de semana da Stock Car e das categorias que também estarão no Autódromo Internacional de Santa Cruz, o Campeonato Brasileiro de Turismo, a Copa Petrobras, e o Mercedes-Benz Challenge. 

Crédito: Divulgação Stock Car

ENTREVISTA: Vitor Genz, piloto da Eisenbahn Racing Team

RIOVALE - O que você acha do circuito de Santa Cruz do Sul? É diferente correr aqui no Estado?

VITOR - Eu gosto muito dos circuitos do Rio Grande do Sul, o gaúcho tem quatro e isso é muito legal, mas o único que é um circuito bem misto, que envolve curvas de alta, o último trecho do circuito é bem rápido, curvas de raio longo, e também envolve freadas fortes é Santa Cruz.
Isso é interessante pra todos os pilotos do RS porque é uma coisa diferente, não tinha no nosso Estado, e quando o piloto sai do Rio Grande do Sul para os outros Estados, ele encontra isso. Então acho que é um autódromo bem interessante por isso.

RIOVALE - Como está seu carro para a corrida, visto que você teve dois acidentes nas duas primeiras etapas da temporada?

VITOR - O carro está muito bom, a gente deu um azar de nas duas largadas nos envolver em acidentes, nas duas primeiras corridas desse ano. Mas o carro até esse momento sempre se mostrou muito competitivo nos treinos, tanto o meu quanto o do meu parceiro, o Valdeno Brito. A gente andou sempre no pelotão dos dez primeiros, isso eu acho que é muito importante. Já evoluiu bastante nessas duas primeiras etapas, deu pra perceber, e eu chego bem confiante pra Santa Cruz, que a gente vai estar em posições boas, e vou focar muito pra passar dessa primeira volta, e tenho certeza de que se isso acontecer a gente vai fazer uma boa corrida.

RIOVALE - Você está confiante que a primeira vitória na Stock Car pode vir nessa temporada? 

VITOR - Eu acho que a possibilidade de vitória é muito grande. Esse novo regulamento eu acho que me favorece. Exemplo claro disso é meu parceiro Valdeno, a gente tem condições muito boas de carro, nossos carros estão muito parecidos, e ele chegou em segundo lugar na segunda bateria no Velopark. Ele chegou em segundo largando em terceiro. Eu teria uma grande possibilidade de chegar em décimo, por exemplo, e ter largado em primeiro na segunda corrida. É um campeonato muito aberto e muitos pilotos no grid podem ganhar a corrida, e eu estou ali, sou um dos pilotos que podem ganhar, acho que a chance é grande disso acontecer esse ano e a gente vai batalhar muito por isso.

RIOVALE - O domingo tem previsão de sol com pouca possibilidade de chuva, mas temperaturas baixas, como isso influencia?

VITOR - A temperatura influencia muito. Porque a gente às vezes tem treinos às oito horas da manhã, e às oito da manhã em Santa Cruz a gente pode saber que vai ser super frio. Muito diferente das duas horas da tarde. 



voltar


Editora Dreher Ltda.

DIRETOR: André Felipe Dreher

EDITOR: Nelson Treglia

comercial@riovalejornal.com.br
jornalismo@riovalejornal.com.br
assinaturas@riovalejornal.com.br
ESCRITÓRIO E REDAÇÃO
Rua Osvaldo Cruz, 402 - Fone: 3056.3210 - 3056.3211
CEP: 96820-742 - Santa Cruz do Sul - RS
Representante em Porto Alegre
Elenco de Veículos de Comunicação
Rua Santana, 1106 - Conj. 402 - Fone: (51) 3217.5331