Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL

Quinta-feira é dia de Corpus Christi

Preparação já inicia nessa quarta-feira, 14 de junho

RELIGIÃO - 14/06/2017

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A celebração de Corpus Christi - expressão latina que significa Corpo de Cristo – é uma tradição católica que remota ao século 13, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Inicialmente ela era realizada apenas na Abadia de Cornillon em Lieja, na Bélgica. Porém, não demorou para que a informação dessas visões chegasse até o Papa Urbano IV, e para que ele determinasse, em 1264, a realização de uma cerimônia especial. 

Ela passou a ser realizada, então, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Em 2016, a data foi comemorada no dia 26 de maio. Nesse ano, será amanhã, 15 de junho. 

Em Santa Cruz do Sul, a programação inicia com a tradicional montagem dos tapetes, em frente à Catedral são João Batista, já na tarde dessa quarta-feira, 14 de junho. Também serão realizadas uma missa na Catedral, a partir das 9 horas de quinta-feira, dia 15, seguida pela também tradicional procissão de Corpus Christi pelas ruas centrais da cidade. Em frente ao Hospital Santa Cruz também deverá ser realizada uma parada. Nesse momento uma bênção aos pacientes será dada.

Procissão de Corpus Christi é uma tradição mundial e em Santa Cruz do Sul, parada em frente ao Hospital também é esperada pelos fiéisProcissão de Corpus Christi é uma tradição mundial e em Santa Cruz do Sul, parada em frente ao Hospital também é esperada pelos fiéis Crédito: Arquivo/RJ
 


 

Por que são feitos os tapetes? 

A tradição da confecção dos tapetes não é uma exclusividade brasileira. Na verdade ela surgiu em Portugal, um país onde o catolicismo sempre foi muito forte, com base no hábito que os europeus tinham de enfeitar suas casas para a “visita de Cristo”. O costume veio para o Brasil com os colonizadores e logo se espalhou, mesmo pelas cidades que não eram colonizadas por açorianos, por ser um costume bonito. 

Normalmente, os desenhos são feitos com a temática da Eucaristia, representando o cálice de vinho e o a hóstia, ou seja, o corpo e o sangue de Cristo. Hoje eles são utilizados, acima de tudo, para enfeitar o caminho da procissão. Para montá-los são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas. 

Tapetes servem para enfeitar o caminho da procissãoTapetes servem para enfeitar o caminho da procissão Crédito: Arquivo/RJ

 


 

SERVIÇO

Mercados abrem no feriado

Conforme Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados,supermercados, minimercados, armazéns, etc), estão autorizadas a abrir os seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral, no dia 15 de junho, quinta-feira, feriado de Corpus Christi. A maior parte dos estabelecimentos, entretanto, adotará horários de domingo nesse dia. 

O mesmo acontece com as linhas de ônibus. Elas também adotarão o horário reduzido de domingo na quinta-feira. Portanto, é preciso estar atento. Quem for precisar do transporte coletivo terá que se adaptar. É possível conferir com mais detalhes os horários e rotas nos sites de ambas as empresas. 

Já os serviços bancários devem parar totalmente, mas apenas na quinta-feira. Diferentemente do que é o costume, de acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), na sexta-feira, dia 16, as portas serão abertas normalmente, ou seja, das 10h às 15 horas. A Febraban também informa que os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone e etc) vencidos no dia 15 poderão ser pagos sem acréscimo no dia 16.