Edição do dia 14/12/2018

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Assistentes sociais do Hospital Santa Cruz publicam capítulo de livro
SAÚDE
Governanças do APL de Produção de Alimentos e CVT realizam reunião
GERAL - Encontro ocorre na sede do CVT em Rinção Del Rey
Orquestra de Brinquedos se apresenta em Santa Cruz do Sul
VARIEDADES
UNIÃO CORINTHIANS CAMPEÃO GAÚCHO
ESPORTES - Depois de 17 anos, título estadual de basquete volta a Santa Cruz. União Corinthians derrotou o Sojão na final
Colégio Mauá forma 80 estudantes no Ensino Médio nesta sexta-feira
EDUCAÇÃO
Executivo realiza entrega da LOA 2019 à Câmara de Vereadores
GERAL
Unisc forma a 15ª turma de Medicina neste sábado
GERAL - A Unisc realiza neste sábado, 15 de dezembro, no Auditório Central, às 18 horas, a solenidade de formatura 15ª turma do curso de Medicina, que será presidida pela reitora
Acadêmicos da Unisc recebem o Prêmio Honra ao Mérito
GERAL
Prêmio Afubra/Nimeq abre as inscrições
GERAL
Copa do Brasil: Avenida vai enfrentar o campeão brasileiro de 1978
ESPORTES - Adversário do Periquito, na primeira fase, será o Guarani de Campinas
Mulher morre em acidente na RSC 287
POLÍCIA
Supermercados projetam crescimento
ECONOMIA - Expectativa é de aumento entre 5 e 6% nas vendas de Natal e Ano Novo
Prefeitura anuncia investimentos
GERAL - Contratos para construção de duas Emei
Entre Santa Cruz e Pantano Grande
GERAL - MPF ajuíza ação para garantir conservação da BR 471
Audiência Pública vai tratar sobre o fortalecimento do Balcão Ambiental
GERAL - Entidades e lideranças se mobilizam para manter o serviço no município
Conversando sobre a paz e o amor
VARIEDADES - Movimento Você e a Paz ocorre nesta sexta-feira durante a Christkindfest
Uma noite de lançamento cor-de-rosa
VARIEDADES - Santa Cruz foi escolhida para estreia nacional do filme de Jayme Monjardim
Orquestra Rosariense se apresenta na Christkindfest
VARIEDADES - A inciativa foi do músico Veco Marques da banda Nenhum de Nós

Poesia local entre as melhores do ano

"O livro das sombras, jazz & outros poemas" do professor Demétrio Soster está entre finalistas do Prêmio AGES

VARIEDADES - 27/06/2017

LUANA CIECELSKI
luana@riovalejornal.com.br

O Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) foi criado em 2003 com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a autores gaúchos das mais diversas categorias, elegendo os melhores livros do ano,e na edição de 2017 há poesia local disputando esse título. “O livro das sombras, jazz & outros poemas” (Catarse, 2016) do professor universitário e morador de Santa Cruz do Sul Demétrio de Azeredo Soster está entre os finalistas do prêmio. 

Demétrio de Azeredo Soster é professor na Universidade de Santa Cruz do Sul e já lançou quatro livros de poesiaDemétrio de Azeredo Soster é professor na Universidade de Santa Cruz do Sul e já lançou quatro livros de poesia Crédito: Divulgação/RJ

A lista das obras escolhidas como finalistas do Prêmio AGES Livro do Ano 2017 foi divulgada no último final de semana e essa é a segunda vez que Demétrio tem uma obra sua classificada. Em 2016, o livro “Quase coisa” também esteve entre os finalistas. Isso torna o fato ainda mais importante para Demétrio. “Sinto-me muito honrado e sobretudo, feliz com a indicação ao prêmio. Trata-se de algo muito relevante na literatura gaúcha e ter sido indicado, pela segunda vez em dois anos, finalista ao lado de tantos e tão bons autores me deixa, como disse, muito feliz. Claro que a gente quer ser escolhido à final e tal, mas estar entre os finalistas, e pela segunda vez, já está mais do que bom, com certeza”, comemora.

Seguindo o modelo de outros anos, os concorrentes foram divididos em oito categorias: narrativa longa (romance ou novela), narrativa curta (conto ou miniconto), literatura infantil, literatura juvenil, crônica, não ficção, especial e poesia, categoria à qual se enquadra “O livro das sombras” de Demétrio. Integrada pelas professoras Alessandra Flach (doutora em Literatura Brasileira pela UFRGS), Ângela Rolla (professora da Ulbra, doutora em Literatura Brasileira) e Vera Hass (doutora em Literatura Brasileira pela UFRGS), a comissão julgadora indicou três livros finalistas em cada uma das oito categorias.

A partir desta pré-seleção, caberá agora aos associados da AGES escolher o livro vencedor de cada categoria. A diretoria da AGES enviará a cada um dos sócios uma cédula com os nomes das obras finalistas, e o associado poderá escolher um livro de cada uma das oito categorias. O voto deverá ser enviado por e-mail até o dia 25 de julho. Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia a ser realizada no dia 5 de agosto, às 19 horas, no auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural Erico Verissimo, em Porto Alegre. 

Os vencedores do Livro do Ano receberão um troféu criado pela artista plástica Lília Manfrói e o livro mais votado, independentemente de categoria, receberá, além do Prêmio AGES/Sintrajufe-RS um prêmio no valor de R$ 1 mil.