Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Notícias da Diocese

RELIGIÃO - 07/07/2017

Jovens no Sínodo dos Bispos: Em outubro de 2018 será realizado o Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. No sábado, dia 08 de julho, os jovens da Diocese se reunirão no Centro de Pastoral de Venâncio Aires para responder o questionário da Santa Sé.

Sementes crioulas: No dia 12 de julho, acontecerá o 17º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas. Desta vez o encontro será no Clube Esportivo de Santa Clara do Sul. A abertura acontecerá às 09 horas, sendo que a programação se estenderá até 16 horas. Todos são convidados a prestigiarem o encontro e se inteirarem da maravilha da agricultura agroecológica.

Catedral: Sábado, 14 horas encontro de preparação ao batismo; 15h30m missa na capela do Hospital; 17 horas missa na catedral. Domingo, missa na catedral às 07, 09 e 19 horas; 10 horas missa e festa na comunidade Nossa Senhora do Carmo. De segunda a sexta-feira, missa na catedral às 18h15 e na quarta-feira também às 12h30m.

Santo Antonio: Sábado, 17 horas missa da catequese na matriz. Domingo, 10 horas solene missa de ação de graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do padre Décio Weber.

Ressurreição: Dia 07, 14h30m adoração e missa do AO; 20 horas encontro de preparação ao batismo. Sábado, 16h30m missa na Matriz; 18 horas celebração da Palavra em Linha Travessa. Domingo, 08 horas missa na Matriz; 11h30m almoço na comunidade Maria Gorete. Dia 11, 14 horas reunião das zeladoras de capelinhas; 19 horas missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus. Dia 13, 19h30m missa na Cohab. 

Conceição: Dia 07, 15h30m adoração ao Santíssimo e missa na Matriz. Sábado, 17 horas celebração na Matriz; 19 horas celebração na comunidade São José Operário em ação de graças pelos 50 anos de ordenação do Pe. Marcelino; 20 horas bodas de ouro do CTG Lanceiros da Querência. Domingo, 08 horas celebração na Matriz; 09h30m celebração na comunidade do Rosário em ação de graças pelo jubileu do Pe. Marcelino; 12 horas almoço no salão paroquial.

Espírito Santo: Dia 07, 15 horas missa na Matriz. Sábado, 12 horas galinhada no salão da Matriz; 17 horas celebração na comunidade Mãe dos Pobres e missa na Santa Rita; 18 horas missa na Matriz. Domingo, missa na Matriz às 08h30m.

Linha Santa Cruz: Dia 07, 15h30m adoração e missa na Matriz. Sábado, 18h30m celebração de bodas de ouro de Jorge e Erica Saath na Chácara Bauermann. Domingo, 08h30m missa na Matriz; 09h45m missa em Linha Antão; 10 horas celebração de batizados na Matriz.

Santo Inácio: Dia 07, 16 horas adoração ao Santíssimo e missa. Sábado, missa às 18 horas e domingo às 09h30m.

São José: Dia 07, 16h30m adoração ao Santíssimo e missa. Sábado, missa às 18h30m e domingo às 09 horas.

Santuário de Schoenstatt: Sábado e terça-feira missa às 07 horas; quinta-feira às 14h30m e domingo às 17 horas.

 


 

DIOCESE DE SANTA CRUZ DO SUL

Iniciação à vida cristã: Itinerário para Formar Discípulos Missionários

Caros diocesanos. Na mensagem anterior versávamos sobre as Assembleias Gerais dos Bispos do Brasil, como uma significativa experiência de comunhão eclesial. Neste encontro se coloca em clara evidência o sentido da colegialidade dos Bispos, que bebem da mesma fonte sacerdotal e tentampastorear em espírito de fraternidade o Povo que Deus lhes confiou. O tema central da 55ª Assembleia Geral foi a ‘Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários’, temática que muito nos interessa, uma vez que optamos na 12ª Assembleia diocesana abraçar este caminho, na perspectiva de uma Igreja samaritana. Como prometemos anteriormente, começamos a apresentar um resumo do novo Documento da CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã.

A Igreja vive hoje o urgente desafiode rever seu processo de transmissão da fé.Durante longo período da sua história, ela se movia em espaços culturais moldados pelo cristianismo, em que se herdava a fé cristã a partir da família, da escola, da comunidade e até da sociedade. Este panorama se alterou profundamente,exigindo conversão para novo modelo (paradigma) pastoral, pois não basta preparar para sacramentos, se antes não houver um encontro com Jesus Cristo e a opção de viver como discípulo missionário numa comunidade.Os documentos dizem que não mais podemos pressupor a fé cristã, queacontece por atração e escolha pessoal e não mais por tradição herdada.

Neste novo contexto, a CNBB decidiu pelo aproveitamento dos aspectos mais importantes dachamada Iniciação à Vida Cristã no espíritocatecumenal, conforme o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, recomendado pelo Vaticano II. Este ritual se inspiranos primeiros séculos do cristianismo, quando o mundo também não era cristão e exigia uma preparação bem intensiva para proporcionar o encontro com Jesus Cristo. A formação doutrinária e a celebraçãolitúrgica eram unidas e inseriamos catecúmenos ou catequizandos gradativamente na comunidade de fé. Desde 2011, a Iniciação à Vida Cristã (IVC) está presente nas ‘Diretrizes Gerais’ da CNBB, como uma das urgências pastorais. O processo da IVC exige novas disposições pastorais: perseverança, docilidade ao Espírito, sensibilidade aos sinais dos tempos, escolhas corajosas e paciência: como o fizeram S. Paulo, os primeiros cristãos e tantos missionários, em seu tempo.

O documento apresenta quatro capítulos, sendo que o primeiro apresenta o evangelho do encontro de Jesus com a mulher samaritana, no poço de Jacó (Jo 4, 4-42). Também hoje nos encontramosno poço, como a mulher, com balde vazio, no desejo de satisfazer o mais profundo do coração: o sentido pleno da existência. O texto mostra como um encontro com Jesus transforma a vida e atinge os outros. O evangelho fala que era desígnio de Deus que Jesus passasse pela Samaria (Jo 4, 4), onde viviam os considerados distantes do verdadeiro culto.

O poço é lugar de encontros. Era incomum um homem pedir de beber a uma mulher, ainda mais samaritana. O texto mostra o desejo de Jesus em revelar-se como ‘dom de Deus’ àquela mulher. A sede de Jesus é de nos ver seguindo seu caminho. Na próxima mensagem continuaremos a reflexão, dando-nos conta que hoje nós somos os que buscam a água viva, que só Jesus pode dar.

Dom Aloísio A. Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul

 


 

IECLB

“Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.” Mateus 3.2

Estamos em tempo de festas juninas/julinas, cujo personagem principal é João Batista. Nascido de pai e mãe idosos, antecedeu a Jesus. É o único profeta do Novo Testamento. Sua pregação era forte, seu jeito humilde e seus hábitos muito simples.

João pregava o arrependimento. Você já parou para pensar o que realmente significa: arrependimento? Literalmente significa ¨pensar depois, refletir após¨. Mas o arrependimento bíblico tem dois aspectos bem claros:

- Negativo: corresponde ao passado; supõe a constatação de uma situação que vai contra os ensinamentos de Deus, uma escolha ou atitude errada. Quem reconhece que errou o caminho, lamenta, admite o erro. É por isto que os Mandamentos são bom espelho para perceber atitudes e intenções.

- Positivo: orienta-nos para o porvir; abre a possibilidade de dar meia-volta, de um novo caminhar. O arrependimento situa-se entre o pecado/erro e a salvação!

Não deveríamos encarar o arrependimento apenas como remorso, lástima e ficar ¨ruminando¨ o passado. Desta forma, ficaríamos imóveis e tiraríamos dele todo a sua potencialidade para nos libertar e dar uma nova perspectiva. A vida se torna um fardo se vivemos no pesar do remorso. Nesse sentimento entramos apenas para sair dele, já que na Bíblia está testemunhado, nas mais diferentes formas, que o grande prazer de Deus é buscar e salvar quem estava perdido. Por causa de Cristo, da graça e do perdão de Deus Nele oferecido, o arrependimento sempre desemboca na salvação, pois dá a possibilidade de mudança de rumo, conhecimento da verdade, cura e vida nova.

O arrependimento não nasce da gravidade da falta cometida, pois se assim fosse não haveria reincidência de crimes ou de corrupção. Na maioria das vezes (como estamos vendo hoje) o mal cometido não é reconhecido. Leva-se tempo para reconhecer o que fazemos de errado a nós mesmos, aos outros e à criação de Deus. Também o arrepender-se é dom, é graça de Deus. É presença do Espírito Santo em nós que ilumina o mais escuro do nosso ser e fazer.

Eis porque o arrependimento não é exigência de um Deus tirano e julgador. É, antes de tudo, fruto do Seu grande amor. É bondade de Deus que nos conduz a uma nova dimensão em nosso viver, não mais voltada para si mesmo/a, mas livre para cuidar, servir, reconciliar e amar.

Na festa junina/julina não pode faltar João Batista e a sua mensagem! Peçamos a Deus que nos dê a dádiva do arrependimento e que ela seja vivenciada, num tempo onde ética, verdade, tolerância, respeito, justiça e partilha são atitudes e intenções negligenciadas.

Pa. Anelise Lengler Abentroth

CONVITE PARA CELEBRAÇÕES:
DIA 8, SÁBADO: 18h, Culto Ap.Paulo (após reunião com pais/mães e confirmandos); 
19h, Culto João Alves com S.Ceia.
DIA 9, DOMINGO: 9h30min, Culto Ação de Graças na M.Luther, com S.Ceia e Jubileu de 5 e 25 anos 
de Confirmação e almoço;
9h30min, Culto no Centro com Batismos;
10h, Culto Ação de Graças na G.Adolfo e almoço.
DIA 12, QUARTA: 19h30min Culto Ir.Emílio com S.Ceia;

 


 

ASSEMBLEIA DE DEUS

Garantia

Com certeza, muitas vezes você já ouviu alguém declarar: ‘‘ Eu garanto!’’ Por exemplo, uma empresa pode assegurar que trocará um produto se este estiver com defeito. Mas até que ponto o ser humano pode garantir algo? Os pais de acordo com suas possibilidades, buscam ‘‘garantir ’’ o futuro de seus filhos, oferecendo-lhes oportunidades de estudo e crescimento. Mesmo assim, nem sempre as pessoas conseguem alcançar seus alvos. Davi tinha um grande sonho. Porém, Deus escolheu seu filho, Salomão para a tarefa. Mesmo assim, antes de sua morte, Davi providenciou tudo o que era necessário para a realização do projeto e até designou o local da obra - um terreno comprado anteriormente para a realização de um sacrifício. Podemos ter alvos espirituais, mas o único que pode garantir se serão alcançadas é o próprio Deus. Os pais cristãos desejam que seus filhos tenham sua vida transformada por Deus e se consagrem a ele. Para isso, há um preço: devem criá-los segundo a orientação do Senhor. Também devem ser exemplo de amor, firmeza e fidelidade a Deus, além de ensinar com dedicação os princípios da Palavra. Isso requer muito ‘‘jeito”, compreensão e renúncia. Devem ensinar aos filhos que peçam a direção de Deus quanto ao seu futuro, e também dar a eles a liberdade de escolher seu próprio. Não há duvida de que o ensino bíblico é importante, mas é o exemplo dos pais que vai marcar profundamente a vida dos filhos. Depois do funeral de um cristão fiel, seu filho, que vivia sem Deus, comentou emocionado: ‘‘Sem dúvida, papai foi um cristão mesmo’’. Davi, além da garantia de Deus para a execução do projeto, podia ainda descansar por ter dado um bom exemplo ao filho. Como ele, estabeleça alvos e sonhos, mas não esqueça que é Deus que garante se serão concretizados. Portanto muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. (Pão Diário nº13).

PROGRAMAÇÃO NO TEMPLO SEDE (Rua Riachuelo nº 96, Centro)

NESTE DOMINGO, às 19:30h, Culto da Família.

TODOS OS SÁBADOS, 13:30h, pela Rádio Santa Cruz AM 550 – Programa A Voz da Assembleia de Deus.