Edição do dia 20/10/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empregar RS acontece no próximo dia 27
GERAL
Unisc TV passa a exibir programação pela internet
GERAL
Educar-se realiza Noite Cultural
VARIEDADES
Abre edital para cadastramento de peritos médicos
GERAL
Serviço de odontologia no município completa 30 anos
GERAL - Em comemoração, programação especial será realizada na próxima quarta-feira
Souza Cruz abre processos de seleção para 30 vagas de estágio
GERAL - Candidatos devem ter previsão de formatura entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021
Agentes da vigilância visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
GERAL - As larvas coletadas no Levantamento de Índice Rápido (Lira) serão analisadas no laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde
Heitor Petry assume a vice-presidência do Fórum dos Coredes RS
GERAL
Unisc figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar
GERAL - Essa é a 10ª vez consecutiva que a universidade aparece na lista divulgada pela revista Você S/A e pela Fundação Instituto de Administração (FIA)
Agentes visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
SAÚDE - Todos os 38 bairros da cidade serão avaliados simultaneamente
FC SANTA CRUZ: Jantar em apoio à base é neste sábado
ESPORTES - Festa ocorre no mesmo dia em que equipe Juvenil decide vaga nas quartas do Gauchão
SRFis Unisc e Acadef fazem entrega de órteses e próteses
GERAL - Encontro ocorreu nas dependências da Unisc a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de vários municípios
Hospital Santa Cruz participa de encontro da Rede Cegonha
GERAL
Unimed VTRP é uma das melhores empresas para trabalhar
GERAL - Levantamento do ranking da Revista Você S/A foi divulgado na noite dessa terça-feira
Lifasc: Copa MD Pneus tem oito partidas pelas quartas-de-final
ESPORTES - Bola rola em uma fase decisiva da Copa Valdino Brutscher
Dois jogos abrem as quartas do Regional neste sábado
ESPORTES - Campeonato dá início a sua fase quente e decisiva
Evento mundial sobre tabaco acontece na próxima semana
GERAL - Delegações de 22 países participam em Santa Cruz do Sul do evento que não é aberto à comunidade
Daniel Zimpel é campeão estadual do Circuito Sesc
ESPORTES - Atleta da AMO/Unimed VTRP conquistou título da temporada

NOVO CABRAIS: Cras Novo Cabrais passa a contar com Libras

Inclusão de aluna surda no grupo ProJovem amplia quadro assistencial no município

GERAL - 11/08/2017

Cristiano Silva
imprensa@novocabrais.rs.gov.br

Ânela (3ª da esq. p/ à dir. em pé) vem realizando trabalhos junto ao grupo ProJovem, no Cras Novo CabraisÂnela (3ª da esq. p/ à dir. em pé) vem realizando trabalhos junto ao grupo ProJovem, no Cras Novo Cabrais Crédito: Cristiano Silva/DECOM/PMNC

Com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Novo Cabrais trabalha em diversos setores da sociedade. Pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, entre outros, recebem os serviços do Cras prestados através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Stas) de Novo Cabrais.

Sinal de Sinal de Crédito: Cristiano Silva/DECOM/PMNC

Em mais uma ação visando ampliar o atendimento prestado pelo Cras, foi incluído dentro dos serviços da Assistência Social a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação veio através de um pedido feito pela mãe da cabraisense Ânela Francisca Soares, de 22 anos, que possuiu deficiência auditiva. “O serviço público tem que ser cada vez mais acessível pra gente não propagandear uma política de acessibilidade e ao mesmo tempo excluir as pessoas de alguma forma. E acessibilidade não vem só voltada para a estrutura, com rampas, elevador e meio fio, mas também estruturar o quadro pessoal para trabalhar com esse público. Tínhamos aqui uma demanda que era a Ânela, uma menina surda que estudou numa escola específica para surdos em Santa Cruz do Sul, mas não se adaptou. A família, que é da localidade de Cerrito, buscou a Prefeitura para achar uma solução nesse sentido”, destacou o secretário de Assistência Social de Novo Cabrais, Agnelo Machado.

APTIDÃO PARA O DESENHO

De acordo com Agnelo a solução, inicialmente, foi trabalhar junto com a Secretaria de Educação a inclusão da aluna Ânela na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Teófilo Teodoro Streck. “Foi tentado primeiramente colocar a Ânela junto com uma professora na Teófilo, mas ela não interagia e não se adaptou ao ensino regular. Isso fez com que a mãe dela procurasse a gente para tentar colocar em prática os dons da Ânela, pois ela tem aptidão para pintura. Ofertamos o grupo ProJovem e chamamos a mediadora de comunicação, Claudete Maria Tavares Vieira, para ser a intérprete dela.

A Ânela vem fazendo parte do grupo ProJovem e realizando também trabalhos artísticos no atelier do Cras junto à servidora municipal Luciane Milbradt. “A Ânela adora estar aqui, tem uma facilidade para fazer os desenhos e eu fico encantada com ela”, destacou Luciane.

RAINHA DE ESCOLA DE SAMBA

Ânela foi escolhida rainha de carnaval da Unidos da VilaÂnela foi escolhida rainha de carnaval da Unidos da Vila Crédito: Cristiano Silva/DECOM/PMNC

Ânela, que jamais escutou algum som – pois diferente de outras pessoas que nasceram ouvintes e depois perderam a audição, ela já nasceu surda – não somente possuiu aptidão artística para o desenho e pintura, mas também desempenhou com maestria outra atividade ligada à cultura. Com fortes relações com Cachoeira do Sul onde sua família vivia antes de se mudar para Novo Cabrais, Ânela foi escolhida rainha de carnaval da escola de samba Unidos da Vila, de Cachoeira do Sul, em 2017. “Foi um momento incrível para mim como mediadora de comunicação. Se você olhava ela dançando, jurava que ela estava ouvindo. Eu interpretei as perguntas dos jurados, ela estudou a história da escola de samba dela, e se apresentou maravilhosamente. Mereceu a vitória”, destacou a mediadora de comunicação Claudete Maria Tavares Vieira, que completou “A Ânela é muito habilidosa. O trabalho dela com pintura é excepcional. Ela é uma jovem de talento e vem se desenvolvendo aqui no Cras de Novo Cabrais”, finalizou Claudete.

De acordo com o secretário Agnelo Machado, o objetivo é fazer com que Ânela se sinta incluída no ambiente. “A Claudete veio nesse sentido, pra ajudar a gente a lidar com as situações que compreenderem à Ânela e servir de intérprete nas atividades do ProJovem e no atelier, convivendo e levando pra ela um pouco mais de atividades e inclusão”, finalizou Agnelo. Os munícipes que necessitarem alguma auxílio dentro da acessibilidade para um portador de deficiência podem entrar em contato com o Cras Novo Cabrais pelo telefone (51) 3616 5010, ramal 219.