Edição do dia 17/11/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lanceiros de Santa Cruz dançou no último bloco
GERAL - Havaneira Marcada, Anú e Roseira foram as danças
CTG Lanceiros de Santa Cruz é o terceiro grupo do Bloco 5
VARIEDADES - Grupo traz a história nos trilhos de Santa Cruz
CTG Lanceiros de Santa Cruz é o terceiro grupo do Bloco 5
VARIEDADES - Grupo traz a história nos trilhos de Santa Cruz
Rincão da Alegria se apresenta no Enart 2017
GERAL - Grupo foi o segundo a se apresentar na manhã desse sábado, 18 de novembro
Enart: dia de classificatórias para o domingo
VARIEDADES - Competições iniciam as 9h deste sábado, no Parque da Oktoberfest
CTG Rincão da Alegria é o segundo grupo deste sábado
VARIEDADES - Entidade leva a modernidade para o campo em sua temática
Enart 2017 tem início em Santa Cruz do Sul
GERAL - O maior encontro de arte amadora da América Latina segue até o domingo no Parque da Oktoberfest
Policiais seguem buscas aos foragidos do Presídio Regional
POLÍCIA
Rombo na previdência é real, diz especialista
POLÍTICA - Situação poderia comprometer investimento em outras áreas importantes
Mais de 1,5 milhão de pessoas farão o Encceja
EDUCAÇÃO - Exame será aplicado neste domingo em todo o país
Portal da campanha antibullying da prefeitura é lançado
GERAL - O objetivo do portal é servir como uma fonte de informações sobre o Bullying e também como espaço para denúncia
No Brasil, falta trabalho adequado para 26,8 milhões de pessoas
GERAL - Informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE
TSE pede que governo mude início do horário de verão de 2018
GERAL - Motivo é a realização das eleições do próximo ano. Ideia é que o horário de verão comece após o segundo turno da votação
I Mostra de Empreendedorismo Feminino acontece neste domingo
GERAL
Lifasc: Julgamento do recurso do Linha Nova ocorre no dia 21
ESPORTES - Reunião do Conselho de Clubes ocorre na sede do Linha Santa Cruz, a partir das 20h
Assembleia vai eleger novo presidente e vice da ACI
GERAL
Pretos ou pardos são 63,7% dos desocupados no país
GERAL - São 8,3 milhões de pessoas pretas ou pardas desocupadas
Mapa da Cidade promove mutirão no bairro Santo Inácio
GERAL - Moradores poderão obter maiores informações sobre o levantamento

PARA OS GARÇONS: Proposta de piso salarial é aprovada

Aprovação veio em boa hora, já que nessa sexta-feira, 11 de agosto, é o dia desse profissional

ESPECIAIS - 11/08/2017

Eles trabalham nos horários mais variados, muitos deles de noite e outros tantos pela madrugada. Depende deles também, na maior parte dos casos, a satisfação – ou insatisfação - dos clientes, porque seu atendimento é uma das primeiras impressões que ficam em bares, restaurantes, pizzarias. Por esses motivos – entre outros tantos – os garçons são profissionais de extrema importância. E nessa sexta-feira, 11 de agosto é o dia deles. Mas o melhor de tudo, porém, é que esses profissionais terão um motivo para comemorar de verdade nessa data, porque foi aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, na última segunda-feira, 7 de agosto, a proposta de piso salarial da categoria.

O valor será de R$ 2.811 para uma jornada de até 8 horas diárias, e deverá ser pago a todos os profissionais que atuem em estabelecimentos do ramo de hotéis, restaurantes, bares e similares, exercendo a função de servir alimentos e bebidas a clientes. Ainda segundo a proposta, as horas extraordinárias devem ser pagas com 50% de acréscimo sobre o salário legal ou contratual.

O texto original, o Projeto de Lei 6227/13, do deputado Wilson Filho (PMDB-PB), previa um piso salarial de três salários mínimos e horas extras pagas com acréscimo de 30%. Ao analisar a proposta, no entanto, o relator na comissão, deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), apresentou duas emendas, uma fixando o valor do piso salarial e outra estabelecendo o pagamento de horas extras. O texto aprovado prevê ainda que os serviços prestados pelo garçom entre 19hs e 6hs serão remunerados com 30% de acréscimo sobre o salário legal ou contratual.

Vale lembrar que além desses valores, continua valendo a regra da gorjeta, um adicional nunca inferior a 10% do valor da conta dos clientes, e que deve ser distribuído entre os empregados que trabalham no mesmo horário.

O projeto e as duas emendas serão ainda analisados conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Cidadania da Câmara e depois serão encaminhados para votação, ou seja, ainda há um caminho a ser percorrido, mas convenhamos, um grande passo já foi dado!

Bom humor, tolerância e técnica são qualidades que os garçons precisam terBom humor, tolerância e técnica são qualidades que os garçons precisam ter Crédito: Pixabay

PARA SER GARÇOM

Para exercer a atividade, a proposta aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, exigirá registro profissional a partir dos seguintes documentos: registro geral; carteira de trabalho; atestado médico comprovando que o interessado não é portador de moléstia infectocontagiosa; prova de quitação com o serviço militar. Tendo o registro, o profissional deverá receber o piso.

Não podem ser esquecidas, entretanto, algumas qualidades básicas que esse profissional deve ter: o bom humor é tão fundamental, assim como a tolerância. Há clientes muito educados, mas há os que pensam que podem tudo, por estar pagando. A técnica neste trabalho também é muito importante, constituindo-se um verdadeiro malabarismo o ato de carregar tantos pratos e travessas, sem perder a elegância.

ORIGEM INCERTA DA DATA

O Dia do Garçom é comemorado nessa sexta-feira, como foi dito no início do texto, porém, a origem da data é incerta, porque não há uma ligação clara entre a profissão e o dia de hoje. Há quem diga, porém, que foi escolhido esse dia para a comemoração, porque a data coincide com o Dia do Advogado – data em que era comum ocorrer o "dia do pendura", ou seja, profissionais da advocacia comiam em restaurantes e saiam sem pagar – dando, dessa forma, trabalho dobrado para os garçons.