Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Reforma Protestante é resgatada

Após 500 anos da realização da Reforma, pastor Douglas Baptista aborda o tema em entrevista para o 'Riovale'

RELIGIÃO - 30/09/2017

Nelson Treglia
nelson@riovalejornal.com.br

Um episódio importante na História da humanidade, a Reforma Protestante completa 500 anos. O assunto será abordado no Seminário Teológico promovido pela Igreja Assembleia de Deus (AD). O evento acontece no sábado e no domingo, em Santa Cruz do Sul.

O pastor Douglas Baptista será uma das presenças destacadas do Seminário Teológico. Em Brasília, ele é presidente do CEC-CGADB (Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil). Em entrevista para o ‘Riovale Jornal’, o pastor Douglas tratou sobre diversos aspectos que envolvem a Reforma e sua influência nos dias atuais.

Riovale - Quais as principais contribuições da Reforma Protestante para a sociedade global como um todo?
Pastor Douglas - Além da mais relevante de todas as contribuições que foi o despertamento espiritual dos povos, destaco abaixo quatro áreas significativas que modificou a vida em sociedade:

a) Área social: a abolição da escravidão foi o cerne de um dos mais importantes debates ocorridos no protestantismo norte-americano no século 19, que se estendeu para o resto do mundo.
b) Área política: a Reforma estabeleceu as bases para a tolerância religiosa e o conceito moderno de liberdade de consciência e de religião, bem como a premissa do moderno Estado laico (separação / Estado e Igreja).
c) Área econômica: os trabalhadores, na Idade Média eram considerados cristãos de segunda classe. Com o advento da Reforma sustentar a si mesmo e a família por meio do trabalho passou a ser uma dádiva divina que dignifica o homem. Por isso as regiões europeias e o EUA que adotaram o protestantismo logo se tornaram economicamente prósperas.
d) Área educacional: o incentivo para a leitura da Bíblia promovida pela Reforma contribuiu para o combate ao analfabetismo e despertou o interesse pela educação formal. Foi o protestantismo que estruturou a educação por meio da fundação de faculdades, seminários e universidades.

Pastor Douglas Baptista participa do Seminário Teológico em Santa Cruz do SulPastor Douglas Baptista participa do Seminário Teológico em Santa Cruz do Sul Crédito: Divulgação/RJ

Riovale - Como o aspecto familiar foi considerado na Reforma, e que repercussões isto tem na sociedade atual?
Pastor Douglas - A reforma protestante ratificou o modelo familiar do casamento indissolúvel, monogâmico e heterossexual. O modelo assegura à procriação da espécie, a unidade e o planejamento familiar, bem como o respeito mútuo entre os membros da família, a honra devida aos pais, o cuidado na educação dos filhos e a fidelidade conjugal. Na sociedade atual estes valores estão em discussão em virtude do relativismo cultural e da ideologia de gênero. Porém, apesar do patrulhamento ideológico contrário à cultura judaico-cristã, a igreja pentecostal que representa o maior percentual do protestantismo no Brasil, permanece fiel aos princípios idealizados pela Reforma.

Riovale - Dentro da Reforma e de suas influências nos dias atuais, qual é a concepção da mesma em relação a Deus e Jesus Cristo?
Pastor Douglas - Os princípios teológicos da Reforma se referem a Deus por meio das consagradas “cinco solas”. A primeira “Sola Scriptura” – Somente a Escritura - apresenta a Bíblia Sagrada como a única infalível regra de fé e conduta para o cristão. A partir deste pressuposto segue a “Sola Christus” – Somente Cristo – onde o Filho de Deus por meio de sua morte e ressurreição se configura como exclusivo caminho de Salvação e único mediador entre Deus e os homens. As outras solas enfatizam a “graça” (favor imerecido) e a “fé”. Por fim, “Soli Deo Gloria” onde a glória, o louvor e a adoração são devidos somente a Deus. Ele é soberano, autor da vida, fonte da revelação, onipotente, onisciente e onipresente, dentre outros atributos.

Riovale - Nos dias atuais, onde a violência apresenta um crescimento considerável, como os valores da Reforma podem contribuir para que essa violência diminua?
Pastor Douglas - Quanto a esta questão o teólogo Agostinho de Hipona (354 – 430 d.C) advertia que a eventual virtude demonstrada por alguém era algo temporário, falso e aparente. Somente a genuína regeneração faria o homem verdadeiramente virtuoso. Com o advento da Reforma, os protestantes restauraram a ética de Agostinho, isto é, para a transformação da sociedade é necessário abandonar o pecado, o erro e a corrupção, moldar o caráter e viver com integridade fundamentada na essência do cristianismo “amar a Deus e ao próximo”. Se estes valores forem observados, certamente os índices de violência e criminalidade serão reduzidos a irrisórios percentuais.

Riovale - Em relação a valores éticos, tão em falta na sociedade brasileira, a Reforma pode inspirar a população e os homens/mulheres públicos?
Pastor Douglas - Com toda a certeza! Contudo, infelizmente o que assistimos na sociedade é a ética de Aristóteles (384 – 322 a.C.) onde o certo e o errado dependem apenas da utilidade e do bem-estar que as ações do indivíduo podem resultar para si ou para os outros. Em outras palavras, o “bem” e o “mal” são relativizados. Por isso, a mentira, a hipocrisia, o engano e a falsidade são largamente usados para atender o egoísmo e o hedonismo em nossa cultura. Porém, a ética protestante está alicerçada nas Escrituras Sagradas onde a verdade obedece ao dever, independente das consequências que a obediência possa provocar. Foi Cristo quem asseverou: “Conhecereis a verdade, e a verdade vós libertará” (Jo 8.32).


Sobre a Reforma Protestante

*** A Reforma Protestante foi um movimento cristão realizado no século 16 por Martinho Lutero;

*** Lutero publicou suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg (Alemanha);

*** Na ocasião, ele protestou contra vários aspectos da doutrina da Igreja Católica Romana. A proposta era fazer uma reforma no catolicismo romano;

*** Com apoio de vários religiosos e governantes europeus, foi provocada uma revolução religiosa;

*** A Reforma Protestante resultou na divisão da Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os protestantes. Originou-se assim o protestantismo.

(Fonte: Wikipédia)


Reforma Protestante é tema de evento

Neste fim de semana, a Igreja Assembleia de Deus (AD) realiza em Santa Cruz do Sul, o Seminário Teológico com o tema “500 anos da Reforma Protestante”. O evento acontece na Nova Sede Regional da Assembleia de Deus (Rua Fernando Abott, 920, Centro).

Participam do seminário o pastor Douglas Baptista, vindo de Brasília, onde é presidente do CEC-CGADB (Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), além dos pastores Eliezer Morais (Bento Gonçalves) e Levy Libarino (São Paulo). No domingo, às 18h, haverá culto com preleção do pastor Eliezer Morais e participação do Coral e Orquestra da AD de Santa Cruz do Sul. Este culto é aberto à participação de toda a população.

Informações na Secretaria da AD, pelo fone: (51) 3711-1718 e 99698-5791.