Edição do dia 20/10/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empregar RS acontece no próximo dia 27
GERAL
Unisc TV passa a exibir programação pela internet
GERAL
Educar-se realiza Noite Cultural
VARIEDADES
Abre edital para cadastramento de peritos médicos
GERAL
Serviço de odontologia no município completa 30 anos
GERAL - Em comemoração, programação especial será realizada na próxima quarta-feira
Souza Cruz abre processos de seleção para 30 vagas de estágio
GERAL - Candidatos devem ter previsão de formatura entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021
Agentes da vigilância visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
GERAL - As larvas coletadas no Levantamento de Índice Rápido (Lira) serão analisadas no laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde
Heitor Petry assume a vice-presidência do Fórum dos Coredes RS
GERAL
Unisc figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar
GERAL - Essa é a 10ª vez consecutiva que a universidade aparece na lista divulgada pela revista Você S/A e pela Fundação Instituto de Administração (FIA)
Agentes visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
SAÚDE - Todos os 38 bairros da cidade serão avaliados simultaneamente
FC SANTA CRUZ: Jantar em apoio à base é neste sábado
ESPORTES - Festa ocorre no mesmo dia em que equipe Juvenil decide vaga nas quartas do Gauchão
SRFis Unisc e Acadef fazem entrega de órteses e próteses
GERAL - Encontro ocorreu nas dependências da Unisc a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de vários municípios
Hospital Santa Cruz participa de encontro da Rede Cegonha
GERAL
Unimed VTRP é uma das melhores empresas para trabalhar
GERAL - Levantamento do ranking da Revista Você S/A foi divulgado na noite dessa terça-feira
Lifasc: Copa MD Pneus tem oito partidas pelas quartas-de-final
ESPORTES - Bola rola em uma fase decisiva da Copa Valdino Brutscher
Dois jogos abrem as quartas do Regional neste sábado
ESPORTES - Campeonato dá início a sua fase quente e decisiva
Evento mundial sobre tabaco acontece na próxima semana
GERAL - Delegações de 22 países participam em Santa Cruz do Sul do evento que não é aberto à comunidade
Daniel Zimpel é campeão estadual do Circuito Sesc
ESPORTES - Atleta da AMO/Unimed VTRP conquistou título da temporada

Campanha incentiva a doação de sangue

Para tornar-se doador basta procurar o Banco de Sangue Hemovida junto às dependências do Hospital Santa Cruz, na Rua Fernando Abott, 174

GERAL - 10/10/2017

Dez mil folderes e dois mil cartazes serão distribuídos em prédios públicos, escolas, postos de saúde, comércio e serviçosDez mil folderes e dois mil cartazes serão distribuídos em prédios públicos, escolas, postos de saúde, comércio e serviços Crédito: Luiz Fernando Bertuol/PMSCS

“Seja um doador de sangue. Você nunca sabe quando pode precisar”. Com esse apelo, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), em parceria com o Banco de Sangue Hemovida, está realizando uma ação para incentivar as pessoas a tornarem-se doadores regulares de sangue. Dez mil folderes e dois mil cartazes serão distribuídos em prédios públicos, escolas, postos de saúde, comércio e serviços.

De acordo com o coordenador do Hemovida, César Rodrigo Priebe, o órgão recebe em média, cerca de 400 doações por mês e realiza de 300 a 350 transfusões neste mesmo período. Para que este número se mantenha as ações de divulgação, segundo ele, são mais que necessárias. “É o fato de lembrar que faz com que as pessoas venham fazer a doação”, disse. Ele conta que no inverno, devido ao frio, muitos doadores deixam de comparecer e justamente esse é um período de doenças respiratórias que afetam principalmente idosos. “São pessoas mais vulneráveis que acabam pegando uma infecção, fazendo quadros de anemia e necessitando de transfusão”, exemplifica.

O material que começa a ser distribuído traz todas as informações para quiser aderir à causa e tornar-se um doador. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e evitar gordura um dia antes do procedimento. É necessário apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. Para homens o máximo é de quatro doações no período de um ano e para mulheres esse limite é de três doações.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Para tornar-se doador basta procurar o Banco de Sangue Hemovida junto às dependências do Hospital Santa Cruz, na Rua Fernando Abott, 174 – Centro. O atendimento é das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (51) 3056 2103 e/ou pelo endereço eletrônico hemovidasantacruz@terra.com.br.