Edição do dia 21/09/2018

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Reflexão de Boa Vontade
OPINIÃO - As graves consequências dos diversos tipos de suicídio
JTI inaugura sua primeira fábrica de cigarros na América do Sul
EMPRESARIAL - Maior fabricante global de tabaco expande suas atividades no Brasil
Câmara aprova cedência de escola e concessão de mérito esportivo
GERAL
A tradicional Maratona (Ins)Pirados de Teatro chega em sua terceira edição
VARIEDADES
Orquestra Santa Cruz Filarmonia convida para o espetáculo O Som da Cena
VARIEDADES
Brigada Militar aumenta ações preventivas com a Patrulha Maria da Penha
POLÍCIA
Policiais Militares são vítimas de tentativa de homicídio durante prisão por mandado
POLÍCIA
18º núcleo realiza Assembleia Regional nesta terça
EDUCAÇÃO
Stocksport: Gauchão se despede com anúncio de novo clube
ESPORTES - Competição encerrou com chave de ouro no fim de semana
Vale do Castelhano
ESPORTES - São Martinho é finalista nos titulares
Colégio Mauá comemora 20 anos de apresentações gauchescas
VARIEDADES
Amigos do Cinema exibe 'Brizola, Tempo de Lutas'
VARIEDADES - Sessão segue a programação em série de filmes dirigidos por Tabajara Ruas
Defesa Civil alerta: nível do Rio Pardinho está subindo rapidamente
GERAL - Comunidade que mora nas proximidades deve ficar atenta para a necessidade de evacuações
Avenida vence pela sétima vez e continua líder invicto
ESPORTES - Vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, em Farroupilha, deu sequência à grande campanha na Copa Wianey Carlet
Brigada Militar realiza grande apreensão de entorpecentes em Santa Cruz do Sul com o auxílio de cão
POLÍCIA
Pedra Fundamental da nova sede regional foi lançada
GERAL - Sicredi Vale do Rio Pardo aproveitou a data em que completa 99 anos para apresentar o local à comunidade
Arena de Shows está sendo montada
VARIEDADES - A estrutura começou a tomar forma
Com cores, flores e perfumes, chega a Primavera
VARIEDADES - A estação mais bonita do ano inicia oficialmente neste domingo

Rio Pardo sediará seminário sobre ELA

Centro Regional de Cultura Rio Pardo receberá profissionais para discutir assuntos relacionados a esclerose lateral amiotrófica

SAÚDE - 12/09/2018

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa do sistema nervoso que acarreta paralisia motora progressiva, será tema de um seminário que irá ocorrer no próximo dia 15 de setembro no Centro Regional de Cultura Rio Pardo (Rua Andrade Neves, 679).

O evento, intitulado “Conversando Sobre ELA”, é promovido pela empresa Bem Estar Home Care que possuiu escritórios em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, e tem como público-alvo pacientes com ELA, familiares e cuidadores de pacientes, profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral.

PALESTRAS

No evento irão ocorrer quatro palestras pertinentes ao assunto. A fisioterapeuta, mestre em ciências da saúde neuromuscular motora e respiratória, Leila Ortiz, trará assuntos relacionados a fisioterapia motora e respiratória em pacientes com ELA. Já a nutricionista clínica e docente do curso de Pós-Graduação em Nutrição do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (iPGS), Marinês de Lima, trará ao evento assuntos relacionados a nutrição para pacientes com ELA. Também presente a enfermeira e fonoaudióloga Vera Lúcia Simor irá palestrar sobre a fonoaudiologia na ELA. Finalizando as palestras a cirurgiã dentista Juliana Bicca comentará sobre assuntos relacionados a higiene bucal. Formada em 2005, Bicca trabalhou quatro anos com pacientes oncológicos, fez estágio em pesquisa clínica no Hospital Mãe de Deus e também fez curso de estética periodontal.
Quem irá apresentar o seu trabalho também será a diretora da Bem Estar Home Care, Cris Garibaldi. A Bem Estar é uma empresa especializada em prestar assistência à saúde em ambiente domiciliar, realizando atendimentos personalizados de acordo com as necessidades da cada cliente e contando em sua equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, terapeutas, entre ouros profissionais. Além de Garibaldi, a presidente da Arela, Andréa S. de Araújo, também irá apresentar ao público o trabalho desenvolvido pela sua ONG, que visa orientar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais envolvidos com esclerose lateral amiotrófica no Rio Grande do Sul.

Bem Estar Home está promovendo o evento em parceria com a ONG ArelaBem Estar Home está promovendo o evento em parceria com a ONG Arela Crédito: Divulgação

SAIBA MAIS

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença ainda sem cura, ganhou notoriedade há cerca de 3 anos quando artistas e celebridades famosas como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, Bill Gates, fundador da Microsoft, o jogador Neymar, as cantoras Lady Gaga, Taylor Swift e Ivete Sangalo, os cantores Ed Sheeran, Eddie Vedder e Justin Bieber, o ator Robert Downey, Jr, entre outros, participaram do Desafio do Balde de Gelo (em inglês Ice Bucket Challenge), que consiste em jogar um balde de água gelada/com gelo sobre a própria cabeça a fim de promover a conscientização sobre a ELA e incentivar as doações para as pesquisas sobre a doença. Um dos casos mais famosos diagnosticados com ELA é o do astrofísico britânico Stephen Hawking, que morreu em março deste ano aos 76 anos.

ENTRADA SOLIDÁRIA

O evento do próximo dia 15 tem entrada gratuita, porém, aqueles que quiserem contribuir podem levar tampinhas de plástico. A ação faz parte do programa Tampinha Legal, que consiste na coleta do material plástico, que pode ser retirado tanto de garrafas de litrão quanto de recipientes como tubos de creme dental, embalagens de cosméticos, higiene pessoal, domésticos, medicamentos, produtos alimentícios, entre outros.
Além de promover a conscientização ambiental a iniciativa busca gerar recursos para entidades assistenciais com a venda dos itens à reciclagem. “Convidamos os pacientes com ELA, familiares e cuidadores de pacientes, profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral, para participarem do evento. Tem entrada gratuita, o local é de fácil acesso e é sobre um assunto pertinente relacionado à saúde”, destacou a diretora da Bem Estar Home Care, Cris Garibaldi.

Cristiano Silva
Jornalista​