Edição do dia 16/11/2018

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Assembleia reuniu cerca de 200 pessoas
RELIGIÃO - Evento aconteceu nesta quinta na Diocese em Santa Cruz do Sul
Dívidas do Estado e do IPE-Saúde prejudicam os hospitais gaúchos
SAÚDE
Painel marca 10 anos de publicações sobre racismo na região
VARIEDADES - No dia 19, ocorre o 2º Fórum Consciência Negra: Relações Raciais e Educação
Idosos de Santa Cruz participam da 15ª Convenção da Maturidade Ativa Sesc
VARIEDADES
Milhares de alunos participam do Viva Unisc
GERAL - O evento teve o objetivo de apresentar os cursos oferecidos, a infraestrutura e serviços da universidade
Semana de solenidades no Batalhão
VARIEDADES
Tá na Hora debate os rumos da economia do País
ECONOMIA
Encontro de Formação da Juventude acontece na Efasc
GERAL
Respeita as Minas é a nova música das Predominas
VARIEDADES - A letra aborda a importância da leitura e do conhecimento e presta uma homenagem à Francine Ribeiro
Vovó conta histórias
VARIEDADES
HSC promove evento de Humanização e de Segurança do Paciente
SAÚDE - Organização é do Grupo de Trabalho de Humanização e pelo Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco do Paciente
Governo cubano deixará o Programa Mais Médicos
SAÚDE - A medida foi tomada após exigências do presidente eleito Jair Bolsonaro
Artes e Tradição se encontram em Santa Cruz
ESPECIAIS
CTG Lanceiros é Santa Cruz na Força A
VARIEDADES
Chegou a hora de conhecer o campeão dos aspirantes
ESPORTES - Decisão do Vale do Castelhano é neste sábado, em Alto Paredão
Genoma joga partidas decisivas neste fim de semana
ESPORTES - Entidade participa das semifinais do Regional e do Gaúcho, nas categorias de base
Lifasc: Empate marca super clássico na Copa CenterTech Informática
ESPORTES - Linha Santa Cruz e Pinheiral ficaram no 1x1. Também houve empate entre São José e Rio Pardinho
Regional 2018
ESPORTES - Trombudo e Saraiva fazem jogo de ida

Rio Pardo sediará seminário sobre ELA

Centro Regional de Cultura Rio Pardo receberá profissionais para discutir assuntos relacionados a esclerose lateral amiotrófica

SAÚDE - 12/09/2018

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa do sistema nervoso que acarreta paralisia motora progressiva, será tema de um seminário que irá ocorrer no próximo dia 15 de setembro no Centro Regional de Cultura Rio Pardo (Rua Andrade Neves, 679).

O evento, intitulado “Conversando Sobre ELA”, é promovido pela empresa Bem Estar Home Care que possuiu escritórios em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, e tem como público-alvo pacientes com ELA, familiares e cuidadores de pacientes, profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral.

PALESTRAS

No evento irão ocorrer quatro palestras pertinentes ao assunto. A fisioterapeuta, mestre em ciências da saúde neuromuscular motora e respiratória, Leila Ortiz, trará assuntos relacionados a fisioterapia motora e respiratória em pacientes com ELA. Já a nutricionista clínica e docente do curso de Pós-Graduação em Nutrição do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (iPGS), Marinês de Lima, trará ao evento assuntos relacionados a nutrição para pacientes com ELA. Também presente a enfermeira e fonoaudióloga Vera Lúcia Simor irá palestrar sobre a fonoaudiologia na ELA. Finalizando as palestras a cirurgiã dentista Juliana Bicca comentará sobre assuntos relacionados a higiene bucal. Formada em 2005, Bicca trabalhou quatro anos com pacientes oncológicos, fez estágio em pesquisa clínica no Hospital Mãe de Deus e também fez curso de estética periodontal.
Quem irá apresentar o seu trabalho também será a diretora da Bem Estar Home Care, Cris Garibaldi. A Bem Estar é uma empresa especializada em prestar assistência à saúde em ambiente domiciliar, realizando atendimentos personalizados de acordo com as necessidades da cada cliente e contando em sua equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, terapeutas, entre ouros profissionais. Além de Garibaldi, a presidente da Arela, Andréa S. de Araújo, também irá apresentar ao público o trabalho desenvolvido pela sua ONG, que visa orientar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais envolvidos com esclerose lateral amiotrófica no Rio Grande do Sul.

Bem Estar Home está promovendo o evento em parceria com a ONG ArelaBem Estar Home está promovendo o evento em parceria com a ONG Arela Crédito: Divulgação

SAIBA MAIS

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença ainda sem cura, ganhou notoriedade há cerca de 3 anos quando artistas e celebridades famosas como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, Bill Gates, fundador da Microsoft, o jogador Neymar, as cantoras Lady Gaga, Taylor Swift e Ivete Sangalo, os cantores Ed Sheeran, Eddie Vedder e Justin Bieber, o ator Robert Downey, Jr, entre outros, participaram do Desafio do Balde de Gelo (em inglês Ice Bucket Challenge), que consiste em jogar um balde de água gelada/com gelo sobre a própria cabeça a fim de promover a conscientização sobre a ELA e incentivar as doações para as pesquisas sobre a doença. Um dos casos mais famosos diagnosticados com ELA é o do astrofísico britânico Stephen Hawking, que morreu em março deste ano aos 76 anos.

ENTRADA SOLIDÁRIA

O evento do próximo dia 15 tem entrada gratuita, porém, aqueles que quiserem contribuir podem levar tampinhas de plástico. A ação faz parte do programa Tampinha Legal, que consiste na coleta do material plástico, que pode ser retirado tanto de garrafas de litrão quanto de recipientes como tubos de creme dental, embalagens de cosméticos, higiene pessoal, domésticos, medicamentos, produtos alimentícios, entre outros.
Além de promover a conscientização ambiental a iniciativa busca gerar recursos para entidades assistenciais com a venda dos itens à reciclagem. “Convidamos os pacientes com ELA, familiares e cuidadores de pacientes, profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral, para participarem do evento. Tem entrada gratuita, o local é de fácil acesso e é sobre um assunto pertinente relacionado à saúde”, destacou a diretora da Bem Estar Home Care, Cris Garibaldi.

Cristiano Silva
Jornalista​