Edição do dia 15/02/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Antes de enfrentar o Corinthians, Avenida perde em Ijuí
ESPORTES - Periquito perdeu para o São Luiz neste sábado e, na próxima quarta, tentará façanha pela Copa do Brasil
Santa Cruz goleia por 5 a 0 no primeiro amistoso
ESPORTES - Vitória sobre o Nova Prata ocorreu no Estádio dos Plátanos
Seminário aborda educação e computação
EDUCAÇÃO - Conscientização de entidades do município para a implementação de computação na educação básica foi o foco
Jornada Pedagógica abre o ano letivo
EDUCAÇÃO - Início das aulas para os alunos está marcado para segunda-feira, 18 de fevereiro
Vale admite que monitoramento em Brumadinho não funcionou
GERAL
Solled Energia projeta crescimento de 70%
EMPRESARIAL
Tampinha Legal lança ação para coleta de canudinhos
GERAL
Sala de espera foi inaugurada
SAÚDE - Com 7,5 mil procedimentos por ano, espaço qualifica o atendimento
Horário de verão chega ao fim
GERAL - Relógios devem ser atrasados em uma hora na virada de sábado para domingo
Obras do Complexo Lago Dourado avançam
GERAL - Nova etapa do projeto consiste na duplicação e ampliação da pista no entorno do espelho d
Fabiano Vencato é diretor de eventos do MTG
VARIEDADES
Negociações da Havan se intensificam
GERAL - Após o presidente da empresa solicitar apoio da comunidade nas redes sociais, entidades e instituições se mobilizam
Comandante Regional realiza visita a Prefeitura de Sinimbu
POLÍCIA
Brigada Militar prende indivíduo por Furto em Santa Cruz do Sul
POLÍCIA
KangoozeirasTop participam de rústica em Arvorezinha
ESPORTES - Débora Hesse Machado e Daniela Chagas Leotte representam a equipe no evento
Um sábado para o torcedor do Galo
ESPORTES - Santa Cruz enfrenta o Nova Prata em amistoso no Estádio dos Plátanos
A complexidade da reforma
EDITORIAL - É preciso pensar nas consequências da reforma da Previdência para a classe média e os mais pobres
Sinduscon-RS Vale do Rio Pardo prepara demandas para revisão do Plano Diretor
GERAL - Comissões estão trabalhando para sugerir alterações consideradas importantes para o crescimento do município

Rio Pardo sediará seminário sobre ELA

Centro Regional de Cultura Rio Pardo receberá profissionais para discutir assuntos relacionados a esclerose lateral amiotrófica

SAÚDE - 12/09/2018

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa do sistema nervoso que acarreta paralisia motora progressiva, será tema de um seminário que irá ocorrer no próximo dia 15 de setembro no Centro Regional de Cultura Rio Pardo (Rua Andrade Neves, 679).

O evento, intitulado “Conversando Sobre ELA”, é promovido pela empresa Bem Estar Home Care que possuiu escritórios em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, e tem como público-alvo pacientes com ELA, familiares e cuidadores de pacientes, profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral.

PALESTRAS

No evento irão ocorrer quatro palestras pertinentes ao assunto. A fisioterapeuta, mestre em ciências da saúde neuromuscular motora e respiratória, Leila Ortiz, trará assuntos relacionados a fisioterapia motora e respiratória em pacientes com ELA. Já a nutricionista clínica e docente do curso de Pós-Graduação em Nutrição do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (iPGS), Marinês de Lima, trará ao evento assuntos relacionados a nutrição para pacientes com ELA. Também presente a enfermeira e fonoaudióloga Vera Lúcia Simor irá palestrar sobre a fonoaudiologia na ELA. Finalizando as palestras a cirurgiã dentista Juliana Bicca comentará sobre assuntos relacionados a higiene bucal. Formada em 2005, Bicca trabalhou quatro anos com pacientes oncológicos, fez estágio em pesquisa clínica no Hospital Mãe de Deus e também fez curso de estética periodontal.
Quem irá apresentar o seu trabalho também será a diretora da Bem Estar Home Care, Cris Garibaldi. A Bem Estar é uma empresa especializada em prestar assistência à saúde em ambiente domiciliar, realizando atendimentos personalizados de acordo com as necessidades da cada cliente e contando em sua equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, terapeutas, entre ouros profissionais. Além de Garibaldi, a presidente da Arela, Andréa S. de Araújo, também irá apresentar ao público o trabalho desenvolvido pela sua ONG, que visa orientar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais envolvidos com esclerose lateral amiotrófica no Rio Grande do Sul.

Bem Estar Home está promovendo o evento em parceria com a ONG ArelaBem Estar Home está promovendo o evento em parceria com a ONG Arela Crédito: Divulgação

SAIBA MAIS

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença ainda sem cura, ganhou notoriedade há cerca de 3 anos quando artistas e celebridades famosas como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, Bill Gates, fundador da Microsoft, o jogador Neymar, as cantoras Lady Gaga, Taylor Swift e Ivete Sangalo, os cantores Ed Sheeran, Eddie Vedder e Justin Bieber, o ator Robert Downey, Jr, entre outros, participaram do Desafio do Balde de Gelo (em inglês Ice Bucket Challenge), que consiste em jogar um balde de água gelada/com gelo sobre a própria cabeça a fim de promover a conscientização sobre a ELA e incentivar as doações para as pesquisas sobre a doença. Um dos casos mais famosos diagnosticados com ELA é o do astrofísico britânico Stephen Hawking, que morreu em março deste ano aos 76 anos.

ENTRADA SOLIDÁRIA

O evento do próximo dia 15 tem entrada gratuita, porém, aqueles que quiserem contribuir podem levar tampinhas de plástico. A ação faz parte do programa Tampinha Legal, que consiste na coleta do material plástico, que pode ser retirado tanto de garrafas de litrão quanto de recipientes como tubos de creme dental, embalagens de cosméticos, higiene pessoal, domésticos, medicamentos, produtos alimentícios, entre outros.
Além de promover a conscientização ambiental a iniciativa busca gerar recursos para entidades assistenciais com a venda dos itens à reciclagem. “Convidamos os pacientes com ELA, familiares e cuidadores de pacientes, profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral, para participarem do evento. Tem entrada gratuita, o local é de fácil acesso e é sobre um assunto pertinente relacionado à saúde”, destacou a diretora da Bem Estar Home Care, Cris Garibaldi.

Cristiano Silva
Jornalista​