Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Métodos Ágeis trazem mais foco à empresa

Evento recebeu o agilie coach, João Azevedo e reuniu 50 participantes

EMPRESARIAL - 23/10/2018

Metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de negócioMetodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio Crédito: Rodrigo Assmann

“Ter clareza no seu negócio, no que oferece aos seus clientes, seja em produtos ou serviços, e principalmente se o que está entregando agrega valor a eles”. De acordo com o agilie coach, João Azevedo, palestrante do Café Empresarial de outubro, esse é um dos benefícios que os métodos ágeis trazem para a empresa. Realizado na manhã de terça-feira, 16 de outubro, o evento reuniu mais de 50 participantes, entre empresários e profissionais de empresas, na sala 101 da ACI.  “Métodos Ágeis para o Negócio: Uma visita à Amazon e Microsoft” foi tema desta edição. Voltado ao netwoking, o Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (UNISC) e o apoio da Café Preto.
Com 11 anos de experiência em Análise de Negócios e metodologias ágeis, atuando em projetos globais no Brasil e no exterior, João Azevedo trouxe em sua apresentação a visão prática dos resultados dos métodos ágeis no mundo dos negócios. Nada menos do que o exemplo de duas referências internacionais como a Microsoft e Amazon utilizam em seus processos de gestão esta metodologia.
Em setembro, ele visitou as  duas companhias para conhecer projetos de inovação em que estão trabalhando, não somente nas áreas em que são conhecidas no mercado.  “Uma das formas que trabalham a inovação é por meio dos métodos ágeis. O processo de pensar, de ter a visão de uma ideia nova, conseguem transformar em algo prático, que pode na forma inicial ser testado, tanto na  parte de desenvolvimento  de produtos e de serviços, como de mercado”,  explica Azevedo.
A apresentação da  loja autônoma da Amazon  foi um dos pontos altos da palestra. A compra, da entrada à saída, é feita sem fazer nenhum processo de caixa , check in ou check out, apenas um  aplicativo faz a verificação.  A pessoa pega os produtos que quer comprar, sai da loja e em três minutos recebe no celular a lista daquilo que se comprou. “A Amazon quer sim entrar comércio varejista, mas em dúvida  com esse protótipo pensa  em aperfeiçoar o sistema para no futuro oferecê-lo a outros varejistas”, pontua o palestrante.
O que essas grandes corporações têm a ensinar, segundo Azevedo,  é que o foco deve estar no que o cliente quer e não no que a empresa quer oferecer a ele.  Não importa o ramo do negócio ou o tamanho da empresa, é preciso perguntar ao cliente, e  partir do feedback implementar melhorias e mesmo oferecer outros produtos e serviços. Contudo, ressalta que o principal diferencial dessas empresas é algo básico que independe de qualquer tecnologia: a qualidade no atendimento ao cliente. “O sorriso estampado, a gentileza estavam presente em todas as empresas que visitei.”
Saiba mais: Os Métodos Ágeis surgiram em 2001 no ambiente corporativo como uma resposta para otimizar o desenvolvimento e a gestão de projetos nas empresas. As metodologias ágeis propõem uma ruptura do modelo clássico linear e apresentam uma nova forma de atribuir tarefas na organização. A ideia é dividir o projeto em etapas ou ciclos de trabalho pré-estabelecidos, que possam ser desenvolvidos ao mesmo tempo por equipes multidisciplinares e autônomas, mas que mantenham o diálogo entre si.
Essa divisão traz maior flexibilidade ao desenvolvimento de um projeto e permite uma resposta mais rápida a eventuais correções ou mudanças que possam surgir. Isso ocorre porque não é preciso recomeçar o projeto ao detectar uma falha e passar por todas as etapas novamente.

Networking

O Café Empresarial é o principal evento de networking e negócios da ACI. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e participam de uma dinâmica de troca de cartões. A palestra é uma das atrações da programação.