Edição do dia 15/01/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza a posse de armas
GERAL - Com decreto, pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo
Multas podem ter prazo prorrogado
GERAL - Conforme Fiscalização de Trânsito do município ainda não há regulamentação para abordagem
Ajude as famílias afetadas com a chuva
GERAL
No dia 25 de janeiro mais 146 vagas remanescentes serão disponibilizadas
EDUCAÇÃO - O edital com a faixa etária e a escola será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação
Secretário Faisal Karam reúne-se com Federação das Apaes
EDUCAÇÃO
Gilberto Petry é o novo presidente do Conselho Deliberativo
GERAL
Frente fria volta a intensificar chuvas no estado nos próximos dias
GERAL
Censo 2018 da Educação Básica
EDUCAÇÃO - Inep divulga dados da rede estadual de ensino
Novos agentes reforçam os quadros da Susepe em abril
POLÍCIA - Antes eles fazem curso sobre as normas de política penitenciária do Estado
Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas
EDUCAÇÃO
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
ECONOMIA
Hemovida está com estoque acima da média
SAÚDE - Desde setembro do ano passado, o número de captação sanguínea tem sido maior do que o de transfusões
Nova praça de lazer será construída no centro
GERAL - Local escolhido foi o coração da cidade, ao lado da futura Biblioteca Municipal
Inflação para idosos fecha 2018 em 4,75%, informa FGV
ECONOMIA
Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil
ECONOMIA
Receita abre consulta a restituição
GERAL - Serão contempladas as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2018
Atividade do Varejo fecha 2018 com crescimento de 2,8%
ECONOMIA
STF vai julgar casos polêmicos a partir do próximo mês
GERAL

Ano Novo, vida nova

Comece o ano criando metas, objetivos e desapegando do desnecessário

GERAL - 29/12/2018

Crédito: Divulgação

Sara Rohde
sara@riovalejornal.com.br

Ano Novo, vida nova. Casa arrumada, desapego de roupas que não são necessárias e de móveis que ocupam muito espaço. Geralmente a tradição manda fazer uma faxina na casa, uma limpeza na vida, para virar o ano com um espírito inovador e atrair coisas boas para os próximos dias que estão por vir. Mas, para que possamos desapegar do desnecessário, devemos fazer um planejamento do que queremos e quais são os nossos objetivos. 

Organização
Começar organizando os gastos é uma boa ideia. Saber onde se deve poupar e onde se pode investir. Assim, as pessoas conseguem organizar as finanças, a casa e a própria vida. Uma dica é investir o seu dinheiro. Abrir uma conta poupança é uma opção, mas guardar uma parte do salário em casa, também rende bons resultados. Outra dica excelente é investir em bolsas de valores, o que garante uma boa grana no futuro. No YouTube é possível encontrar vários vídeos explicando passo-a-passo sobre o investimento.
Colocar metas no papel e estipular prazos para realizá-las é uma forma de organizar a vida. Ter o objetivo escrito, um plano de ação, é meio caminho andado. O ideal é fixar o papel em um local que pode ser visto diariamente, com isso o cérebro consegue captar a médio e a longo prazo o que queremos para o próximo ano. A vibração também fica mais elevada, o que ajuda a realizar os objetivos.

Roupas
Quase nunca temos a roupa ideal para o dia-a-dia ou para o tão esperado evento. Mesmo com o guarda roupas cheio de looks, não encontramos o que usar e sempre acabamos comprando mais peças. Se arrumar, dobrar, separar as roupas por cores e estilos, temos noção da variedade de opções que não são usadas. Tem aquela calça comprada há três anos, vestida em um encontro especial, que hoje não serve mais. Geralmente não queremos desapegar, pois achamos que vamos usar novamente ou porque traz uma lembrança boa do momento que passou. Mas, com certeza, tem quem precisa, tem o brechó que passará à frente por um preço de barbada, ou tem a estilista que pode transformar a peça em uma tendência da nova estação. DESAPEGUE.

Móveis
Quando compramos um sofá novo, ou uma mesa nova, os móveis antigos são colocados em outro cômodo da casa, pra que desapegar do que ainda podemos usar?
Começar pensando no próximo, em alguém que precisa mais do que você, já trará benefícios à sua vida. Este é o principal objetivo de renovar as energias, desapegar de velharias para atrair coisas novas. DESAPEGUE.

Brinquedos
E os brinquedos das crianças, aquelas lembranças que nos remetem uma idade boa dos pequenos. Aquele brinquedo que faz lembrar o primeiro aniversário, aquela fase que não volta mais. O brinquedo que guardamos desde a nossa infância. Há inúmeros motivos para guardá-los, mas nenhum é maior do que a falta que ele faz pra quem não têm condições de comprá-lo. Então, o melhor a fazer é doá-lo. DESAPEGUE.

Objetos
Nada de aguardar objetos antigos, que trazem lembranças da primeira viagem ou da inauguração da casa nova, aquele item de dez anos atrás. Para virar o ano numa frequência inovadora, opte por limpar os espaços da casa, trocar o que está antigo por decorações simples, chega de acumular poeira em objetos que não são essenciais.  DESAPEGUE.

Livros
O sonho de qualquer leitor assíduo é montar uma biblioteca em casa. Mas por quê? Passe adiante os livros que já leu e doe para alguém que também pode se surpreender com os contos. Além disso, a internet sempre apresenta o e-book, e a história, a ficção ou o romance guardado na estante, pode ser significativo para outras pessoas. DESAPEGUE.

Hábitos
De todos os males, os piores são os hábitos que não são saudáveis. Aproveite a virada de ano e aposte em renovar sua vida. Desapegue dos vícios e se apegue em rotinas que trazem benefícios à saúde, como acordar duas horas antes de começar a trabalhar, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras. Beber água regularmente, no mínimo 2 litros por dia. Coloque os bons hábitos em prática a partir do dia 1º de janeiro. 

Onde passar a virada
Há quem tem a tradição de pular as sete ondas no Réveillon. Quem consegue dar uma escapada à praia no Ano Novo pode praticar a simpatia: a cada onda pulada, um pedido ou agradecimento deve ser realizado. A tradição no Brasil ainda diz para comer uvas e lentilhas, e usar roupas com cores conforme o pedido para o próximo ano. O azul é a cor da harmonia, tranquilidade e criatividade; o amarelo remete a felicidade, otimismo e estímulos mentais; branco paz e luz; laranja conquistas pessoais e profissionais; rosa amor e amizades verdadeiras; roxo ou violeta remetem ao misticismo, a intuição e aos assuntos espirituais; verde é a cor da esperança, saúde e liberdade; vermelho remete a paixão.
E  quem não consegue colocar em prática as simpatias na praia, pode realizá-las em casa ou durante os eventos que ocorrem em Santa Cruz do Sul durante este fim de semana, e na virada do dia 31. Confira:

Rock’n Play Lounge Bar
Neste sábado, 29, tem preview Réveillon 2019 na Rock’n Play Lounge Bar. O evento inicia às 19 horas com animação dos DJ’s Los Primos (TTZ e Juliano Macarthy). O pub mais divertido da Santinha convida a todos para vestir o look da paz e ir curtir muita música boa, jogando os jogos mais divertidos e degustando os deliciosos drinks que a casa oferece.

Legend Music Bar
A Legend também contará com evento especial de ano novo neste sábado, 29. A casa apresentará um tributo especial ao Foo Fighters por The Tex Three. Nos discos Douglas Martins comandará a festa.  Os ingressos antecipados estão à venda na Croasonho e App Legend Music & Bar.

Parque da Cruz
A 2ª edição da Virada Iluminada está oficialmente marcada. O evento inicia nesta segunda-feira, 31, com abertura do Parque da Cruz a partir das 9 horas. Haverá música, brinquedos infláveis, praça de alimentação e food trucks em uma ampla estrutura para receber o público o dia inteiro.
Guardas municipais controlarão o estacionamento no entorno do parque, uma ambulância estará disponível e banheiros químicos serão instalados. O público poderá levar cadeiras e bebidas.