Edição do dia 21/05/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que intensifica combate à dengue
GERAL
Câmara abre processo seletivo público para estágio
GERAL
Regulamento do Concurso de Soberanas da 35ª Oktoberfest está disponível
VARIEDADES - Documento pode ser retirado na secretaria da Assemp ou no site da festa
Combate à dengue: Vistoriados mais de 7,4 mil imóveis
SAÚDE - Segunda etapa da megaoperação é no próximo sábado, 25, nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio
Assaf vence pela terceira vez na Ouro
ESPORTES
Segundona Gaúcha
ESPORTES - Com novo técnico, Galo sobe na tabela
Brasileiro Série D: Avenida vence e lidera grupo
ESPORTES - Equipe derrotou o Joinville dentro dos Eucaliptos, na tarde deste domingo
Casa de Artes Regina Simonis recebe os Tapetes Orientais
VARIEDADES
Nesta terça-feira será exibido o filme Oito e Meio
VARIEDADES - A obra retrata a história do cineasta Guido Anselmi
Hospital Santa Cruz completa 111 anos
SAÚDE
Ação escoteira realiza mais um EducAÇÃO
EDUCAÇÃO - As atividades foram realizadas no último sábado, na escola Gaspar Bartholomay
Assembleia de Deus celebra 65 anos
RELIGIÃO - O evento de aniversário contou com várias atividades e mais de 1,5 mil pessoas
CDL entrega prêmios nesta terça-feira
GERAL
Água: Agerst realiza audiência para discutir reajuste da tarifa
GERAL - O evento aberto ao público ocorrerá na quinta-feira
Brasil a longo prazo
EDITORIAL
Em ano de mudanças, Hospital Ana Nery apresenta sua nova marca
SAÚDE
Santa Cruz do Sul zera fila de espera por vagas na educação infantil
EDUCAÇÃO
CDL sorteia prêmios das vendas de Dia das Mães
GERAL

Unisc apresenta prioridades para 2019

A implantação de 12 novos cursos de graduação na modalidade EaD e o lançamento do Hospital Veterinário fazem parte dos projetos que devem ser viabilizados este ano

EDUCAÇÃO - 04/01/2019

Plano de Desenvolvimento  Institucional (PDI) para os próximos quatro anos começa a ser estruturadoPlano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos quatro anos começa a ser estruturado Crédito: Rosibel Fagundes

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), já inicia o primeiro semestre do ano com novidades. A grande notícia é a consolidação do Hospital Veterinário que deve ter o projeto lançado até março deste ano.  A unidade que ainda não dispõe de local definido vai começar a funcionar somente em 2020, até que sejam feitas todas as adaptações necessárias. Até lá, as aulas práticas do Curso, que passou a ser oferecido desde 2018 na Unisc,  serão realizadas em laboratórios da instituição. 
De acordo com o pró-reitor de Administração, Dorivaldo Brites, a universidade está em tratativas com o poder municipal. Em dezembro, foi entregue nova proposta junto a Secretaria de Meio Ambiente, a fim de buscar parcerias para o empreendimento. “Estamos em tratativas sobre as definições de área de construção, modelo de funcionamento, entre outros aspectos”. Ainda conforme Brites, a ideia é que o Hospital Veterinário atenda não somente demandas do município, mas de toda a região. “O hospital vai prestar serviço tanto para o município quanto para outros da região. Qualquer pessoa vai poder procurar o serviço, hoje as clínicas veterinárias possuem dificuldades em atender como nos casos de cirurgia e fisioterapia. Queremos também contemplar outros municípios”. 
A estrutura de aproximadamente 1.300 metros quadrados vai contar com atendimentos realizados tanto por médicos veterinários que já atuam  na universidade como por alunos. Em um primeiro momento, serão realizados apenas procedimentos cirúrgicos e atividades de recuperação em  animais de pequeno e médio portes. Para o pró-reitor, a implantação representa um avanço para toda a região. “A região não possui hospital veterinário, e sabemos de casos onde os tutores tiveram que levar seus animais para atendimento em Porto Alegre para fazer procedimentos cirúrgicos e de fisioterapia. Com o hospital aqui, vamos evitar este tipo de transtorno. Para a universidade será fundamental, pois a Medicina Veterinária é um dos cursos mais procurados e possui alunos de várias cidades”, concluiu ele. 
Em 2019, o foco da Universidade também é voltado à implantação de novos cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EaD). De acordo com o vice-reitor Rafael Frederico Henn, são os doze cursos à distância mais procurados no mercado de trabalho. “Os cursos foram escolhidos através de uma análise dos mais procurados em nível de Brasil, Rio Grande do Sul e nas cidades onde atuamos. Apesar de serem pelo EaD, vamos primar pela mesma qualidade dos cursos presenciais”, destacou. A lista pode ser conferida no site da instituição. As aulas iniciam no dia 18 de fevereiro e possuem a mesma duração de um curso presencial. O valor das mensalidades, no entanto, é mais baixo e fica em torno de R$ 269,00 a R$ 289,00. Além destes cursos, a Unisc também consolidou os cursos de Ciências Contábeis no campus de Venâncio Aires e de Direito e Psicologia em Montenegro. A instituição também teve aprovado para o campus de Santa Cruz, o Doutorado de Promoção à Saúde e o Mestrado em Psicologia. 
Ainda este ano, a Unisc deve estruturar o Plano de Desenvolvimento  Institucional (PDI), que será válido para os próximos quatro anos. A previsão é de que o planejamento esteja concluído até agosto deste ano e comece a vigorar em 2020. Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o vice-reitor, afirma que a regra vigente é a mesma aplicada no ano passado.  “A Universidade tem total interesse em retomar os moldes do Fies, no entanto, ainda não foram divulgadas as novas regras pelo governo sobre o financiamento. Sabemos o quanto ele é importante, até por acreditar que muitos alunos  não conseguem ingressar sem ter este auxílio”.  Ainda conforme ele, a decisão de não aderir ao Programa foi definida pela maioria das universidades particulares do Rio Grande do Sul devido a mudança radical no modelo de fonte de recursos.

VESTIBULAR DE MEDICINA TEM MAIS DE 1,3 MIL INSCRITOS 
As inscrições para o vestibular de Medicina 2019  encerram no próximo domingo, 6.  Até o momento, são mais de 1,3 mil inscritos. A prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação do Vestibular de Medicina será realizada no dia 12 de janeiro. O início é às 14h30 com término às 17h30, sendo aplicada somente no campus de Santa Cruz do Sul. A relação dos candidatos/sala estará disponível no dia 10 de janeiro, a partir das 16h, no site da Unisc. Além da redação, os alunos vão poder contar com o resultado da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).