Edição do dia 21/05/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que intensifica combate à dengue
GERAL
Câmara abre processo seletivo público para estágio
GERAL
Regulamento do Concurso de Soberanas da 35ª Oktoberfest está disponível
VARIEDADES - Documento pode ser retirado na secretaria da Assemp ou no site da festa
Combate à dengue: Vistoriados mais de 7,4 mil imóveis
SAÚDE - Segunda etapa da megaoperação é no próximo sábado, 25, nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio
Assaf vence pela terceira vez na Ouro
ESPORTES
Segundona Gaúcha
ESPORTES - Com novo técnico, Galo sobe na tabela
Brasileiro Série D: Avenida vence e lidera grupo
ESPORTES - Equipe derrotou o Joinville dentro dos Eucaliptos, na tarde deste domingo
Casa de Artes Regina Simonis recebe os Tapetes Orientais
VARIEDADES
Nesta terça-feira será exibido o filme Oito e Meio
VARIEDADES - A obra retrata a história do cineasta Guido Anselmi
Hospital Santa Cruz completa 111 anos
SAÚDE
Ação escoteira realiza mais um EducAÇÃO
EDUCAÇÃO - As atividades foram realizadas no último sábado, na escola Gaspar Bartholomay
Assembleia de Deus celebra 65 anos
RELIGIÃO - O evento de aniversário contou com várias atividades e mais de 1,5 mil pessoas
CDL entrega prêmios nesta terça-feira
GERAL
Água: Agerst realiza audiência para discutir reajuste da tarifa
GERAL - O evento aberto ao público ocorrerá na quinta-feira
Brasil a longo prazo
EDITORIAL
Em ano de mudanças, Hospital Ana Nery apresenta sua nova marca
SAÚDE
Santa Cruz do Sul zera fila de espera por vagas na educação infantil
EDUCAÇÃO
CDL sorteia prêmios das vendas de Dia das Mães
GERAL

Calendário de matrículas movimenta escolas estaduais em Santa Cruz

Nesta semana teve inicio o período de solicitação de transferência e as inscrições para o EJA

EDUCAÇÃO - 08/01/2019

Rosibel Fagundes
rosibel@riovale.com.br

Teve início nesta segunda-feira, 7, o período para solicitações de transferências de alunos da rede estadual de ensino para ano letivo 2019. A inscrição para transferência de alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental deve ser feita de forma online no site da Secretaria de Educação (Seduc) até o dia 18 de janeiro.  As matrículas acontecem de 28 de janeiro a 8 de fevereiro direto nas escolas. Já a solicitação e transferência de alunos do ensino médio 2º e 3º, acontecem até o dia 18 de janeiro também nos educandários.  

Nesta semana também teve início o período de inscrições para a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem se inscrever na Escola Estadual Alfredo José Kliemann ou no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. As aulas ocorrem no período da noite, sendo que os interessados em cursar o ensino fundamental devem ter idade mínima de 15 anos. Para o ensino médio, a idade é igual ou superior a 18 anos. De acordo com o coordenador da 6ª Coordenadoria de Educação Regional (6ª CRE) , Luiz Ricardo Pinho de Moura,  esta modalidade de ensino é a mais procurada e as vagas logo são preenchidas. “Temos uma demanda bastante grande de inscrições no EJA, e o interessante, é que as aulas acontecem em um período mais curto do que o normal. Um semestre equivale a um ano de estudos”, ressaltou. O prazo de inscrições termina no dia 18 de janeiro. 
As designações das vagas, por sua vez, serão realizadas logo após este período. Paralelo a isso, acontecem às matrículas dos alunos inscritos para os primeiros anos do ensino fundamental e ensino médio. Quem perdeu o prazo das inscrições no site, pode utilizar este período para se inscrever. No entanto, a  matrícula deve ser consolidada apenas no período de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Sobre a questão da classificação de vagas, o coordenador afirma que alguns critérios são adotados como o zoneamento e  a idade do aluno. “Além da questão da distância da casa da criança até a escola, levamos em consideração o fator da idade. Sempre a mais nova vai ter preferência pela vaga no local mais próximo”. Ele alerta que os pais devem inscrever os filhos em até três escolas, e se eventualmente não obtiverem uma vaga, eles devem procurar a 6ª CRE. “Nenhuma criança vai ficar sem escola, vamos procurar a melhor forma para que ela seja matriculada”.
Outra questão levantada pelo coordenador, é com relação a educação Infantil.  Segundo ele, a busca por vagas na 6ª CRE teve um aumento, e o Estado não dispõe de turmas nesta etapa. “Os pais devem procurar a secretaria de educação municipal. Desde 2016 os municípios são obrigados por lei a matricular todas as crianças a partir de 4 anos na pré-escola. Os pais, evidentemente, também ficam obrigados a matricular suas crianças”. Ele lembra que o horário de atendimento nas escolas segue normalmente até o dia 31 de janeiro. Após esta data, o horário será especial. Quem não conseguir atendimento nas escolas, deve comunicar a 6ª CRE.