Edição do dia 24/05/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Avenida perde pela primeira vez na Série D
ESPORTES - Time foi derrotado pelo Joinville, em Santa Catarina, mas segue líder do Grupo A17
Genoma recebe o Juventude no domingo pelo Gauchão
ESPORTES - Jogos acontecem no Planeta Bola a partir das 14h
Seis projetos novos em debate na sessão da próxima semana
GERAL - Antes da sessão ordinária ocorre reunião especial para debate de questões pertinentes à Corsan, às 16h
Domingo tem feira de adoção na Praça Getúlio Vargas
GERAL
Semana dos Alimentos Orgânicos evidencia nova realidade de produção
GERAL - Evento promovido pela Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo teve abertura junto à Efasc, em Linha Santa Cruz
Vereadores Zé Abreu e Mathias Bertram visitam São Gabriel Saneamento
GERAL - Nível de satisfação dos moradores da cidade impressiona
Vereador Luizinho Ruas indica identificação de ruas no Loteamento Nova Santa Cruz
GERAL
Final de semana não tem jogos da Copa Cidade Miller Supermercados
ESPORTES
Lançada a quarta edição do Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem
GERAL
Transferida: megaoperação contra a dengue tem nova data
GERAL - Visitas às residências do Arroio grande e Santo Antônio foram transferidas para o dia 2 de junho devido a chuva
Havan: Quase 1,3 mil candidatos em dois dias
ECONOMIA - 85 primeiros contratados passarão por treinamento em outras unidades
Segundo dia de megaoperação contra o mosquito Aedes Aegypti é neste sábado
SAÚDE - As vistorias serão realizadas nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio
Viação União Santa Cruz: Tecnologia, conforto e acessibilidade
GERAL - Empresa renova frota com a aquisição de oito novos ônibus compostos por alta tecnologia e acessibilidade
NOVO CABRAIS: Leitura dos hidrômetros será digital
GERAL - Equipamentos e sistema foram adquiridos pela prefeitura e em breve serão implantados no município
NOVO CABRAIS: Equipe da Educação recebe assessoria técnica
EDUCAÇÃO
NOVO CABRAIS: Prefeitura irá construir rede de água na Linha São João
GERAL - Investimento será de mais de R$ 100 mil e irá atender mais de 60 famílias cabraisenses
Prefeitura lança Programa Fila Zero
SAÚDE - O programa que inicia no dia 3 de junho, visa reduzir a fila de consultas e exames agendados
STICM: Em defesa da classe trabalhadora desde 1958
GERAL

Como cuidar dos pets no verão

Saiba as principais precauções com os animais nos dias mais quentes

ESPECIAIS - 18/01/2019

No verão sombra e água fresca em abundância são essenciais para a saúde dos petsNo verão sombra e água fresca em abundância são essenciais para a saúde dos pets Crédito: Pixabay

 

Sara Rohde
sara@riovalejornal.com.br

Segue a estação mais quente do ano, o verão. Sombra e água fresca são os elementos principais para se hidratar e não passar calor durante as tardes ensolaradas. Se para nós humanos já é um sacrifício estar longe dos privilégios que nos são proporcionados, como água fresca, ar-condicionado, piscinas, praias e rios, imagina para os pets, que por sua natureza têm pelos e dependem de seus donos para se hidratar.
Os pets sofrem muito nestes dias quentes. Os cachorros não transpiram através da pele, eles conseguem controlar sua temperatura pela boca e almofadinhas das patas. Os gatos já têm mais facilidade, pois além de controlar a temperatura pelas patinhas, eles contam com glândulas espalhadas por todo o corpo. Eles dependem dos seres humanos para lhes alimentar e dar água, então saiba como ajudá-los.

ÁGUA FRESCA:
A água fresca em abundância não pode faltar. Os cães e gatos necessitam tomar bastante água para não sofrer com o verão. Por isso deixe sempre à disposição de seu pet água limpa e de preferência gelada, ou com cubos de gelo, que incentiva os bichinhos a beberem e ajuda a deixar a temperatura mais agradável. 

PASSEIO:
A maior alegria dos cães e gatos é passear, dar uma voltinha com seus donos. Os gatos normalmente saem sozinhos, dão uma volta nos horários que melhor convêm, e voltam às suas casas. Mas, os cães dependem exclusivamente dos donos para dar aquela tradicional voltinha. E pra isso acontecer, tem horário específico, antes das 10h e depois das 18 horas, momento em que o chão está menos aquecido, pois o calor do asfalto lesiona as patas e causa ferimentos. O tutor precisa observar atentamente a situação do animal durante o passeio, caso ele esteja com a língua de fora e cansado deve deixá-lo descansar em uma sombra. Lembrando: leve sempre uma garrafinha de água para o seu pet.
Quando passear de carro é importante evitar sair com vidros fechados ou com ar-condicionado desligado e jamais deixe o animal sozinho dentro do veículo. Importante e fundamental a utilização dos aparelhos de segurança.

HIGIENIZAÇÃO:
Os pets devem tomar banho regularmente, além de higienizar o animal, o banho é essencial e favorável a sua saúde, além de refrescá-los e diminuir a temperatura do corpo. Mas cada animal tem uma exigência, dependendo da raça e pelagem. Cães de pelos curtos devem tomar banho de dois em dois meses. Pelos longos, com crescimento contínuo uma a quatro vezes por mês e cães de pelos volumosos recomenda-se banho uma a duas vezes a cada mês.
Tosa - a tosa também é fundamental para higiene e frescor dos pets. E recomenda-se levar a um profissional para os cuidados. 
Unhas - cortar as unhas dos amigos é um processo inevitável e deve ser realizada por um profissional de dez em dez dias. Quando a unha do pet cresce ela pode entrar dentro da pele, causando incômodo e dor.
Dentes – Recomenda-se escovar os dentes dos cães e gatos semanalmente, com escova e pasta de dente específica para animais. A dica é realizar a escovação durante o banho. 

AMBIENTE:
Os locais onde os pets ficam e dormem devem estar sempre arejados e bem higienizados. A casinha deve ser limpa com produtos específicos, pois o animal costuma lamber o chão, as paredes, brinquedos, o que pode causar alergia ou mal-estar e deixá-los doentes. A casinha dos pets deve ficar em um local com sombra.

O QUE FAZER COM OS PETS NAS FÉRIAS?

 Este é um fator importante para as pessoas que costumam sair da cidade no verão. Marcar uma viagem sem se preocupar com os pets é impossível. Tem quem leva junto, mas quem não consegue levar os animais de estimação às viagens de férias, pode embarcar tranquilo sem se preocupar com os cachorros ou gatos que ficam na cidade, pois têm profissionais especiais para cuidar deles.
Em Santa Cruz do Sul há vários locais especializados em abrigar os animais, são os hotéis para cachorros e gatos. São locais espaçosos, com sombra, água fresca em abundância, cuidado de profissionais capacitados, responsáveis, que não deixam os animais passarem dificuldades.


HOSPEDAGEM 

Paulinho Adestrador
Um destes profissionais é o Paulinho Adestrador que conta com uma área de 12.000m² em Linha João Alves para hospedar os cães. O local que fica a 4,5 km do Centro hospeda os cachorros de todos os tamanhos e idades. Há um amplo espaço externo com área verde e outro ambiente interno com ar-condicionado para as raças que sentem dificuldade em respirar, como Bulldog, Shih Tzu, entre outros. O Paulinho é especialista em comportamento de cães há 20 anos e o profissional oferece, além da hospedagem, adestramento e transporte. Telefone para contato: (51) 9 98384548
O Paulinho Adestrador é especialista em comportamento de cães há 20 anos. Ele tem hospedagem para cachorros em Linha João Alves O Paulinho Adestrador é especialista em comportamento de cães há 20 anos. Ele tem hospedagem para cachorros em Linha João Alves Crédito: Divulgação
Fernando Panke
O profissional cuida de gatos e cachorros desde 2002. Ele oferece hospedagem, taxí dog 24 horas durante a semana, nos domingos e feriados, atende a domicílio tratando os animais que preferem ficar em casa, além de oferecer adestramento e passeios diários. São dois espaços para cuidar os amiguinhos, um localizado no bairro Universitário e o outro em uma área de 3 hectares em Rio Pardinho. A chácara em meio à natureza conta com açude, sombra e água fresca. Há também pista de obstáculos (Agility) para os brincalhões. Telefone para contato: (51) 9 97158910
O Fernando trabalha com hospedagem de cães e gatos desde 2002 e oferece aos pets uma ampla área em Rio Pardinho e outra no Universitário O Fernando trabalha com hospedagem de cães e gatos desde 2002 e oferece aos pets uma ampla área em Rio Pardinho e outra no Universitário Crédito: Divulgação