Edição do dia 24/05/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Avenida perde pela primeira vez na Série D
ESPORTES - Time foi derrotado pelo Joinville, em Santa Catarina, mas segue líder do Grupo A17
Genoma recebe o Juventude no domingo pelo Gauchão
ESPORTES - Jogos acontecem no Planeta Bola a partir das 14h
Seis projetos novos em debate na sessão da próxima semana
GERAL - Antes da sessão ordinária ocorre reunião especial para debate de questões pertinentes à Corsan, às 16h
Domingo tem feira de adoção na Praça Getúlio Vargas
GERAL
Semana dos Alimentos Orgânicos evidencia nova realidade de produção
GERAL - Evento promovido pela Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo teve abertura junto à Efasc, em Linha Santa Cruz
Vereadores Zé Abreu e Mathias Bertram visitam São Gabriel Saneamento
GERAL - Nível de satisfação dos moradores da cidade impressiona
Vereador Luizinho Ruas indica identificação de ruas no Loteamento Nova Santa Cruz
GERAL
Final de semana não tem jogos da Copa Cidade Miller Supermercados
ESPORTES
Lançada a quarta edição do Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem
GERAL
Transferida: megaoperação contra a dengue tem nova data
GERAL - Visitas às residências do Arroio grande e Santo Antônio foram transferidas para o dia 2 de junho devido a chuva
Havan: Quase 1,3 mil candidatos em dois dias
ECONOMIA - 85 primeiros contratados passarão por treinamento em outras unidades
Segundo dia de megaoperação contra o mosquito Aedes Aegypti é neste sábado
SAÚDE - As vistorias serão realizadas nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio
Viação União Santa Cruz: Tecnologia, conforto e acessibilidade
GERAL - Empresa renova frota com a aquisição de oito novos ônibus compostos por alta tecnologia e acessibilidade
NOVO CABRAIS: Leitura dos hidrômetros será digital
GERAL - Equipamentos e sistema foram adquiridos pela prefeitura e em breve serão implantados no município
NOVO CABRAIS: Equipe da Educação recebe assessoria técnica
EDUCAÇÃO
NOVO CABRAIS: Prefeitura irá construir rede de água na Linha São João
GERAL - Investimento será de mais de R$ 100 mil e irá atender mais de 60 famílias cabraisenses
Prefeitura lança Programa Fila Zero
SAÚDE - O programa que inicia no dia 3 de junho, visa reduzir a fila de consultas e exames agendados
STICM: Em defesa da classe trabalhadora desde 1958
GERAL

Escolas municipais estão sendo revitalizadas para o ano letivo

Além das obras de melhorias e a criação de novos espaços físicos, a meta é investir na qualidade do ensino

EDUCAÇÃO - 25/01/2019

'A gente muda a realidade do local e isto impacta na qualidade do ensino' afirmou a secretária de Educação Jaqueline Marques'A gente muda a realidade do local e isto impacta na qualidade do ensino' afirmou a secretária de Educação Jaqueline Marques Crédito: Rosibel Fagundes

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

Com o propósito de melhorar o ambiente escolar para qualificar o ensino público, a Prefeitura de Santa Cruz através da secretaria municipal de Educação está investindo em obras que vão ampliar os espaços físicos e revitalizar as unidades. No total, cinco instituições estão em obras. O trabalho se concentra nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Frederico Assmann e Christiano João Smidt, e também nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Pequeninos do Faxinal, Pingo de Gente e Vovô Arno. As obras que tiveram início em dezembro de 2018 devem ser concluídas até o início do ano letivo, em 18 de fevereiro.
Conforme a secretária Jaqueline Marques, a escolha por estas unidades seguiu um cronograma realizado pela equipe da Secretaria, e as mudanças são mapeadas de acordo com a necessidade de cada escola. “Além da manutenção da estrutura já existente estamos criando espaços diferenciados. Porque nenhuma escola é igual a outra. Estamos mudando a realidade destas instituições. São espaços coloridos, que proporcionam um ambiente mais apropriado para o aprendizado. Este é o nosso objetivo”, afirmou Jaqueline Marques. Além das obras na estrutura já existentes como a manutenção da pintura interna e externa, a revitalização de banheiros e do telhado, em algumas instituições está sendo construído o muro e outros reparos. Já em outras, a equipe trabalha na criação de espaços de convivência. 
O trabalho de recuperação das unidades teve início em 2016, e desde então, a secretaria de Educação já revitalizou mais de 15 Emefs e Emeis. Conforme a secretária, a primeira instituição de ensino a receber as melhorias foi a Emef Luiz Schroeder localizada no bairro Universitário. “Fazia muitos anos que a escola não recebia reparos. A estrutura estava bastante deteriorada, sem falar que o número de alunos estava cada vez menor. Trocamos o telhado e fizemos várias melhorias. Após este trabalho, a escola voltou a ter procura por parte da comunidade. Dobramos o número de alunos de forma bem significante”. O objetivo, de acordo com a gestora, é revitalizar todas as instituições e a cada ano aumentar o máximo de escolas. “Já estamos trabalhando no cronograma do calendário de obras para este ano, que deve iniciar assim que forem concluídas as edificações que estão em andamento. Queremos no mínimo concluir dez escolas em 2019. As próximas a serem revitalizadas são a Emef Bom Jesus, a Emei Paraíso e a Emei Margarida Aurora”. A previsão é que o início das obras aconteça em março. Os investimentos não são somente na parte de infraestrutura. A Secretaria também fez aquisição de equipamentos e eletrodomésticos  que estavam em falta ou que necessitavam de reposição nas 46 instituições do município. Parte deste material já foi entregue, e o restante deve ser distribuído ainda este ano. 
O acervo das bibliotecas das Emefs vai contar com novos exemplares. Cada escola deve ser contemplada com 100 novos livros dos mais variados autores. O mesmo deve ocorrer futuramente nas Emeis. Outra novidade é a aquisição de material esportivo e de uniformes para os times de futebol. Algumas escolas já serão contempladas nesta primeira etapa, enquanto as demais receberão o material de acordo com o cronograma. “É importante que os professores tenham o material adequado para desenvolver uma boa aula, seja ela de basquete, vôlei ou outro segmento”, finalizou a secretária.

O espaço deve abrigar 200 crianças de 0 a 5 anosO espaço deve abrigar 200 crianças de 0 a 5 anos Crédito: Rosibel Fagundes

Cemeja conta novo espaço
O Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) de Santa Cruz do Sul vai passar a funcionar em novo endereço. As aulas começam juntamente com o início do ano letivo, e vão acontecer em um prédio do Colégio Mauá, localizado na Rua 7 de Setembro. No local anteriormente, funcionava o supletivo Mario Quintana. De acordo com a secretária Jaqueline Marques, o espaço está sendo totalmente reformado e vai trazer mais comodidade aos alunos. “A ideia é torná-lo mais moderno e tecnológico. Todas as salas vão contar com projetores e a estrutura também vai dispor de biblioteca, sala de recursos, cozinha, espaço de convivência e laboratório de informática possibilitando mais acessibilidade aos alunos”. Atualmente o Cemeja conta 500 estudantes, nos turnos manhã e noite. A previsão de acordo com a titular da pasta, é que a demanda aumente após a mudança de prédio pelo fato de ser mais centralizado e próximo às paradas de ônibus.

Obras nas Emeis da Zona Sul já estão em andamento 
As obras de construção das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) do Residencial Viver Bem e do bairro Progresso já estão em andamento. As construções vão ter 1,2 mil metros quadrados, cada. Juntas as duas instituições terão capacidade de atender cerca de 300 crianças de 0 a 5 anos em turno integral. Segundo Jaqueline Marques, a previsão é de que as obras estejam concluídas até 2020.