Edição do dia 14/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Computação na Educação lança material didático nesta terça-feira na Unisc
EDUCAÇÃO
OAB promove palestra: Vamos conversar sobre o racismo?
GERAL
Unidos da Villa e Esmeralda fazem o jogo dos líderes do grupo B
ESPORTES - No domingo, Copa Cidade Miller Supermercados teve vitórias do San Lorenzo e Margarida
Lifasc Sub-18: João Alves se isola ainda mais na liderança
ESPORTES - Equipe derrotou o Aliança por 2x0 neste domingo e mantém-se invicto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Corede/VRP faz renovação da Assembleia
GERAL - Encontro para a definição dos novos integrantes ocorre no dia 25 de junho, na sala 101 da Unisc
Cursos de Gastronomia e Nutrição da Unisc promovem prática culinária com alunos do Uniama
GERAL
APAE promove Feijoada
GERAL
Educar-se promove novo encontro para famílias
EDUCAÇÃO
Mais de 1,1 mil candidatos realizam o Vestibular de Inverno da Unisc
GERAL
Com dois jogadores a menos, Avenida arranca empate em Caxias
ESPORTES - Periquito decidirá mata-mata dentro dos Eucaliptos
Santa Cruz empata e está fora da Segundona
ESPORTES - Galo ficou no 0 a 0 com o Guarany, em Bagé
Endurance Brasil: Xandy e Xandinho Negrão continuam líderes
ESPORTES - Pai e filho fecham a terceira etapa de Santa Cruz do Sul com pódio e mantêm a liderança na geral e na categoria GT3
Pinheiral leva o bicampeonato no Futebol Sete Master da Lifasc
ESPORTES - Equipe derrotou o Linha Santa Cruz na decisão, por 4x3 de virada, em partida eletrizante
De camisa branca, o Brasil vence na estreia
ESPORTES - Seleção fez 3 a 0 sobre a Bolívia pela Copa América
Brique da Praça completa 10 anos de atividades
GERAL
Luizinho Ruas ingressa com projeto que declara Coomcat de utilidade pública
GERAL
Copa Cidade Miller Supermercados tem dois jogos no domingo
ESPORTES - Partidas são válidas pela primeira fase do certame
Santa Cruz do Sul está em estado de alerta
SAÚDE - Com 62 notificações da doença, município realiza ações intensas de combate ao mosquito, mas, a colaboração da população é fundamental

Câmara derruba o veto ao projeto de atendimento prioritário a autistas

POLÍTICA - 12/02/2019

Crédito: Jacson Miguel Stülp

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou a segunda sessão ordinária na noite desta segunda-feira, dia 11, quando aprovou nove projetos na sua votação. Um dos projetos mais importantes em pauta foi o de autoria da ex-vereadora e hoje deputada estadual Kelly Moraes (PTB), que inclui o atendimento prioritário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A matéria, que havia sido aprovada no ano passado pelo legislativo, foi vetada pelo Executivo. Mas a própria liderança de governo, exercida pelo vereador Gerson Trevisan (PSDB), defendeu a derrubada do veto, que acabou se confirmando por unanimidade. 
O projeto busca conscientizar a população acerca da política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois a Lei Federal garante que os portadores são considerados pessoas com deficiência.
Apesar do autista integrar o grupo de pessoas com deficiência, é justamente o fato de dela caracterizar-se como deficiência invisível, pois não há sinais físicos exteriores. “Essa dificuldade de reconhecimento da deficiência também pode conduzir a uma intolerância da população em geral com o uso da preferência, por esse motivo o presente projeto de lei prevê a emissão de carteira de prioridade com a identificação da condição de pessoa com autismo, a ser emitida pelo Poder Público, como documento válido para comprovar a necessidade do atendimento preferencial”, explica.
As demandas das famílias afetadas pelo autismo, além das normais de qualquer grupo com deficiência, incluem a falta de conhecimento sobre o transtorno em todas as áreas (incluindo profissionais da saúde, educação, assistência social e segurança pública) e atingindo toda a sociedade. Logo, toda informação que possa ser acrescentada, como a utilização de símbolos que o projeto estabelece, é fundamental. Somente com maior conscientização pode-se começar a vencer barreiras atitudinais que são impostas às pessoas com deficiência (no caso, autismo) e suas famílias.
Outras matérias
Ainda foram aprovados os projetos para a contratação de professores e servidores (num total de 87 e mais 54) para a secretaria de Educação, com abstenção do vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas). 
Foi aprovado ainda a permuta de servidores: Fátima Solange da Silva Feustler, com o município de Sinimbu; Cristiane da Rosa e Cintia Juliana da Rosa, com o Estado. Foi autorizada a abertura de créditos adicionais no montante de R$ 2.915.190,91 para o custeio de despesas da Secretaria Municipal da Saúde; a contratação de dois borracheiros e três monitores sociais. 
 
Informação
A vereadora Solange Finger (SD) ingressou com pedido de informações referente a previsão para realização de cirurgia em Rubimar Louzada da Silva, a previsão para consulta de Doralino Hanzen.
Zé Abreu (PTB) busca informações sobre a atuação de médicos clínicos e pediatras; Mathias Bertram (PTB) requer informações sobre a implantação de parklets quando da revitalização da Rua Marechal Floriano, a recuperação da estrada da Travessa Stoelben, a execução de melhoria na pavimentação da Rua Walmor Nicolau Schabbach.
O vereador André Scheibler (SD) requer a colocação de semáforo ou inversão de preferência de trânsito no cruzamento da Rua do Moinho com a Rua Dona Cristina e Rua Iguaçu, a instalação de redutor de velocidade próximo ao Bar Meyer em Linha Saraiva, a limpeza da boca de lobo, próximo ao imóvel nº 43, na Rua Antônio Assmann, melhorias na estrada do Corredor Frey, a colocação de pedrisco na estrada da Travessa Stoelben.
Francisco Smidt (PTB) requer a colocação de boca de lobo na Rua da Gruta, próximo ao imóvel nº 436, a roçada na Rua da Gruta próximo ao imóvel nº 436, a destinação de Agente de Saúde para o Bairro Aliança, a priorização da execução da pavimentação de ruas em forma de parceria; Paulo Henrique Lersch (PT) indica a colocação de dispositivo de redutor de velocidade na Rua José de Oliveira Lopes.
Luizinho Ruas (PTB) requer a realização de reparos e limpeza na boca de lobo, próximo ao imóvel nº 156, da Rua Presidente João Goulart, a roçada nas margens da Rua Frederico Guilherme Bartholomay, reparos e limpeza na boca de lobo, próximo ao Mercado Tradição, na Rua Normélio Egídio Boetcher, a ddisponibilização de maior número de atendentes na Farmácia do Estado, a limpeza na área verde do Loteamento San Marino, localizado na Rua Inácio Afonso Agnes, melhorias nas ruas do Loteamento Vale do Nazaré.
O vereador Hildo Ney Caspary (Progressitas) requer a instalação de redutor de velocidade na Rua Manoel Antônio de Barros. Solange Finger (SD) requer a construção de pista multiuso para a prática da patinação e afins. Zé Abreu (PTB) indica a pintura da faixa de segurança, defronte à Escola Leopoldo Rauber, na Rua Conselheiro Theodoro Albrecht, a pavimentação da Rua Edmundo Baumhardt.
Gerson Trevisan (PSDB) indica a reforma de ponte localizada na Rua Augusto L. Becker, e ao Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado para o desassoreamento de trajeto do Arroio do Moinho, ao Instituto Geral de Perícias do Estado para a reforma da fachada do Departamento Médico Legal e do Instituto Geral de Perícias - DML/IGP.
Licério Agnes (Progressistas) requer a limpeza no Bercário Industrial, a substituição de lâmpadas próximo ao Berçário Industrial, melhorias na estrada da Travessa Rabuske, em Linha Pinheiral
O vereador Elstor Desbessell (PTB) ingressou com requerimento para a realização de reunião especial para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 26/E/2019 – alteração do Código Tributário. Edmar Hermany (Progressistas) requer a formação de Comissão Especial para discutir questões pertinentes à instalação da empresa Havan em Santa Cruz do Sul. Gerson Trevisan (PSDB) requer a liberação de recursos financeiros, via emenda parlamentar, para reforma do Pavilhão Comunitário São Francisco Xavier  e de recursos financeiros, via emenda parlamentar, para ampliação e reforma do Posto de Saúde Farroupilha, para os hospitais de Santa Cruz do Sul.