Edição do dia 12/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Assaf vence mais uma dentro de casa
ESPORTES - Tricolor derrotou o São José de Cachoeira do Sul
Juliano Kommer atinge resultados expressivos
ESPORTES - Atleta da AMO destacou-se nas corridas realizadas em Estrela e Farroupilha
Copa Cidade: Empates predominam no futsal feminino
ESPORTES - Dos três jogos realizados na rodada, dois terminaram empatados
Categoria 2007 do Genoma está classificada para as quartas de final
ESPORTES - Equipe jogou pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho de Escolinhas
2º turno da reforma da Previdência, deverá ser votado em agosto
POLÍTICA - Inicialmente, presidente da Câmara, Rodrigo Maia, havia previsto a votação até este fim de semana
Abertas as inscrições para o Projeto Reativar
GERAL
Mauá: grandes resultados no Estadual de Atletismo
ESPORTES - Onze atletas do colégio participaram da competição em nível adulto
Duo Rellycário lança CD
VARIEDADES
Testemunhas de Jeová: Santa Cruz recebe congresso regional
RELIGIÃO - O público esperado é de 6 mil pessoas
Assembleia da Afubra será no dia 13
EMPRESARIAL
Comung motiva encontro na Assembleia Legislativa
GERAL
Projeto na área da educação incentiva o esporte
EDUCAÇÃO - Durante lançamento das atividades foram entregues diplomas aos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Curso aborda teoria e prática da substituição tributária do ICMS
ECONOMIA
SICREDI: Centenário em grande estilo
EMPRESARIAL - Cooperativa vai investir ainda mais em projetos regionais
Destaques da Celebrar Mostra Noivas e Festas
ESPECIAIS - Em um único espaço diversas segmentações para a realização de eventos foram apresentadas
Futsal Feminino: Sexta à noite tem Copa Cidade
ESPORTES
Judô: Escola Juliano Campos é destaque em torneio
ESPORTES - Entidade participou da Copa Unisc e colheu diversos bons resultados
MB Challenge: Fernando Jr corre para manter liderança
ESPORTES

Jornada Pedagógica abre o ano letivo

Início das aulas para os alunos está marcado para segunda-feira, 18 de fevereiro

EDUCAÇÃO - 15/02/2019

Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

Com o objetivo de planejar o ano letivo de 2019, a Prefeitura de Santa Cruz através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira, 14 a Jornada Pedagógica. O evento que anualmente movimenta todos os professores da rede municipal foi realizado em etapas. Sendo que a primeira aconteceu pela manhã no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), voltada a todos os professores da rede. Na ocasião foram feitas duas palestras. O palestrante Vasco Moretto, que é mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, de Québec, no Canadá, tratou sobre o tema “Educar para o desenvolvimento de competências, o desafio do professor competente. Já Leila Ribeiro, que é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e diretora da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), apresentou a palestra “Diretrizes para o ensino de computação na educação”. 
Para a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, ambos os temas são de extrema importância, e ela defende “como professores temos que trabalhar com novas ferramentas e garantir a tecnologia. É nosso dever conciliar a questão de uso de tecnologia com o desenvolvimento e a educação”. Dos 800 professores convocados, 93 não compareceram ao evento. À tarde, aproximadamente 250 professores da educação infantil participaram do treinamento que contou com o  palestrante Paulo Sérgio Fochi, doutorando em Educação, na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (USP), o qual abordou o tema “Educação infantil: novos mundos possíveis”. 

Cerca de 800 professores participaram do encontro no auditório central da Unisc Cerca de 800 professores participaram do encontro no auditório central da Unisc Crédito: Rolf Steinhaus

Também no período da tarde, foi realizada a capacitação técnica direcionada a aproximadamente 200 serventes das 25 escolas de ensino fundamental e 20 creches , realizada na Câmara de Vereadores. Além das três nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, também  participou do evento a psicóloga Aline Carvalho Vendrusculo que abordou o tema “Aspectos emocionais na alimentação infantil.”  Na circunstância foram reforçados os cuidados com a higienização e a manipulação de alimentos. 
Conforme a secretária, o ano letivo inicia com novidades. “Em março iremos promover o curso de gestão para nossos diretores e vice-diretores de toda a rede, tanto para Emeis quanto para Emefs. Esta é a primeira vez que será realizado este tipo de treinamento na educação de Santa Cruz. Além desta capacitação temos alguns projetos que estamos desenvolvendo, e muito em breve iremos apresentar à comunidade. Em 2019, vamos contar também com o Sítio Pedagógico e da Saúde, que é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O local será mais um espaço pedagógico de aprendizado para nossas escolas poderem levar suas crianças, e com isso, realizar um trabalho diferenciado sobre o meio ambiente, sustentabilidade e a escola ambiental”, afirmou a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques.  Após estas capacitações ocorridas nesta quinta-feira, as escolas municipais estarão prontas para receber os alunos, com o início das aulas marcado para segunda-feira, 18 de fevereiro.

Capacitação técnica direcionada às serventes reforçou os cuidados com a higienização e a manipulação de alimentosCapacitação técnica direcionada às serventes reforçou os cuidados com a higienização e a manipulação de alimentos Crédito: Rolf Steinhaus

Professores volantes

Uma das metas da Secretaria Municipal de Educação para este ano é incorporar novos professores nas Emeis para atender alunos de 0 a 3 anos e, consequentemente afastar a necessidade de um docente responder por mais de uma turma. Conforme a titular da pasta, novas contratações foram feitas e devem suprir a demanda. “Serão 41 professores que irão atender esta faixa etária, com isso, cada turma terá um professor em tempo integral. O projeto professor volante, colocado em prática em 2018 foi uma alternativa que encontramos para permitir que todos os alunos de 0 a 3 anos tivessem o acompanhamento de um professor, pelo fato de não haver profissionais para todas as turmas de educação. Então alguns professores tinham duas turmas e ficavam responsáveis somente pela questão pedagógica”. 
Embora o projeto tenha recebido alguma críticas, Jaqueline Marques o avalia como positivo “Era o que nós esperávamos  na questão pedagógica das crianças. Houve ganho pedagógico. Então aquela criança que não tinha contato com este profissional teve seu diferencial. Montamos os quadros e readequamos,  mantemos as contratações dos professores que já haviam sido feitas no ano passado e vamos contratar mais profissionais. Em 2019 teremos professores para todos os alunos de 0 a 3 anos.  Ao todo serão 45 profissionais, e cada turma de Emei terá um professor”, garantiu Jaqueline Marques.