Edição do dia 12/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Assaf vence mais uma dentro de casa
ESPORTES - Tricolor derrotou o São José de Cachoeira do Sul
Juliano Kommer atinge resultados expressivos
ESPORTES - Atleta da AMO destacou-se nas corridas realizadas em Estrela e Farroupilha
Copa Cidade: Empates predominam no futsal feminino
ESPORTES - Dos três jogos realizados na rodada, dois terminaram empatados
Categoria 2007 do Genoma está classificada para as quartas de final
ESPORTES - Equipe jogou pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho de Escolinhas
2º turno da reforma da Previdência, deverá ser votado em agosto
POLÍTICA - Inicialmente, presidente da Câmara, Rodrigo Maia, havia previsto a votação até este fim de semana
Abertas as inscrições para o Projeto Reativar
GERAL
Mauá: grandes resultados no Estadual de Atletismo
ESPORTES - Onze atletas do colégio participaram da competição em nível adulto
Duo Rellycário lança CD
VARIEDADES
Testemunhas de Jeová: Santa Cruz recebe congresso regional
RELIGIÃO - O público esperado é de 6 mil pessoas
Assembleia da Afubra será no dia 13
EMPRESARIAL
Comung motiva encontro na Assembleia Legislativa
GERAL
Projeto na área da educação incentiva o esporte
EDUCAÇÃO - Durante lançamento das atividades foram entregues diplomas aos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Curso aborda teoria e prática da substituição tributária do ICMS
ECONOMIA
SICREDI: Centenário em grande estilo
EMPRESARIAL - Cooperativa vai investir ainda mais em projetos regionais
Destaques da Celebrar Mostra Noivas e Festas
ESPECIAIS - Em um único espaço diversas segmentações para a realização de eventos foram apresentadas
Futsal Feminino: Sexta à noite tem Copa Cidade
ESPORTES
Judô: Escola Juliano Campos é destaque em torneio
ESPORTES - Entidade participou da Copa Unisc e colheu diversos bons resultados
MB Challenge: Fernando Jr corre para manter liderança
ESPORTES

Hospital Veterinário em Linha Pinheiral

Atendimentos gratuitos serão realizados aos animais do Canil, ONG's e animais de famílias de baixa renda

GERAL - 19/02/2019

Se aprovada a instalação, o prédio localizado às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral passará por adaptaçõesSe aprovada a instalação, o prédio localizado às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral passará por adaptações Crédito: Luiz Fernando Bertuol/SECOM

Rosibel Fagundes 
rosibel@riovalejornal.com.br

Nesta terça-feira 19, devem ser retomadas as tratativas sobre a implantação do Hospital Veterinário de Santa Cruz. Uma equipe de técnicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizará uma visita técnica para avaliar se a estrutura do prédio oferecido pela prefeitura poderá receber o empreendimento. Na última semana, o prefeito Telmo Kirst (PP), esteve reunido com a reitora da Unisc Carmen Lúcia Helfer, com o vice-reitor Rafael Frederico Henn, a presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz e dos secretários da Saúde, Régis de Oliveira Júnior, e da Fazenda, Délsio Meyer, e da Procuradora Geral do Município, Trícia Schaidhauer.  
O chefe do executivo colocou à disposição da Universidade uma área que pertence a Prefeitura localizada às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral. O prédio de 1,8 mil metros está avaliado em R$ 1,2 milhão. No local, antes funcionava uma fábrica de tripas. Durante o encontro também ficou acertado entre as partes, que a Prefeitura entrará com o prédio, a Unisc fornecerá os equipamentos e a Câmara de Vereadores será responsável pela reforma do local e pelas adaptações da estrutura do Hospital Veterinário. “A Prefeitura está disposta a concretizar esse compromisso”, afirmou o prefeito Telmo Kirst.  Em troca a esta cedência, o hospital terá que oferecer atendimento médico veterinário gratuito para animais do Canil Municipal e para animais que pertencem a pessoas baixa renda. O prefeito sugeriu ainda, que a Câmara de Vereadores, leiloe um terreno localizado na esquina das ruas 7 de Setembro com a Marechal Deodoro, inutilizado há mais de vinte anos, o qual está  avaliado em R$ 2,8 milhões. Parte dos valores seria destinada a reforma do prédio e o restante para construção de um novo Canil Municipal e adaptações para implantação de Centro de Zoonose. 
Para a  presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz, a iniciativa é bem importante “o Hospital Veterinário é uma luta que não é só minha, mas também das famílias que não têm condições de levar seu animal em uma clínica particular. Investir em uma casa de saúde, é também investir em educação”, destacou.  A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, ressaltou que a infraestrutura além de ser ampla parece ser adequada para receber as instalações, e garantiu que a intenção é acelerar o processo. “Vamos formalizar toda a normatividade dessa parceria e definir quais as atribuições da universidade e da Prefeitura”, explicou. 
Após a visita dos técnicos do setor de obras da Universidade e dos médicos veterinários da Prefeitura no imóvel em Linha Pinheiral, o projeto deverá ser lançado. A expectativa é de que o hospital veterinário comece a operar somente em 2020, quando estudantes do curso de Veterinária da Unisc poderão desenvolver, na prática, o aprendizado teórico. Pela legislação federal, o hospital deverá contar com duas áreas distintas, para o atendimento de animais de pequenos e grandes portes separadas. No local, também serão construídos dois blocos cirúrgicos.