Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

Mulheres ainda precisam quebrar paradigmas para empreender

EMPRESARIAL - 13/03/2019

Palestrante compartilhou experiências de vida e conhecimentos na área de gestãoPalestrante compartilhou experiências de vida e conhecimentos na área de gestão Crédito: Lauri Pretzel

“Liderança Feminina Focada em Assumir Riscos e Fracassos” foi tema da palestra que a empresária Rosy Motta apresentou na edição de março do Café Empresarial, na manhã de terça-feira (12).  O principal evento de networking da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz integrou a programação do Março Mulher. Profissional focada em desenvolver e motivar equipes comerciais para alta performance, Rosy Motta falou para uma plateia formada  em grande parte por mulheres que lotaram o auditório da ACI. “Não ter medo do fracasso e fazer escolhas são desafios que fazem parte do perfil empreendedor”, ensina. O Café Empresarial tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (UNISC) e o apoio da Café Preto.
Após 35 anos de grande sucesso à frente da própria empresa, que criou aos 19 nos de idade, de conquistar reconhecimento internacional e muitos prêmios, visitar mais de 50 países, em 2011 Rosy Motta viu o seu empreendimento fechar as portas. A experiência do fracasso foi um duro golpe que rapidamente transformou em uma oportunidade para se reinventar e buscar novos desafios. Hoje, está novamente à frente de uma promissora empresa e utiliza o valioso aprendizado acumulado ao longo de sua trajetória pessoal e profissional em consultorias para orientar e inspirar outros empreendedores. “Passei por muitos altos e baixos, tive bastante sucesso assim como muitos fracassos. E o fracasso ensina muito mais, principalmente a ter humildade. Meu desejo é compartilhar esse aprendizado com outras pessoas”, afirma. 
Foi o que fez em sua palestra, unindo a experiência de vida com  conhecimentos técnicos na área de gestão, por meio de dicas e orientações. Para quem quer começar a empreender, a empresária alerta que o primeiro passo é fazer uma análise de personalidade para saber se realmente tem perfil empreendedor. “Ser resiliente, agüentar fracassos, ouvir muitos não, são características que indicam esse perfil”, orienta.  O próximo passo é montar um plano de negócios, avaliar os riscos, fazer um planejamento estratégico e ter um plano B. “Se tudo estiver certo, então há  condições  iniciar o empreendimento, minimizando os  riscos”. 
Para a empresária ainda há diferenças entre homens e mulheres quando se trata de empreendedorismo, porque viemos de uma sociedade patriarcal, machista, e esse foi a aprendizado recebido de nossas mães, que por sua vez também receberam das mães delas e assim sucessivamente. “No século 21, em 2019, as crianças ainda aprendem que os meninos devem ser ousados e as meninas recatadas. Esse é o paradigma que cada mulher precisa quebrar, principalmente para empreender”, desafia.

Networking
O Café Empresarial é o mais tradicional evento de netwoking e negócios da ACI. Os participantes são recepcionados com um café da manhã e participam de uma dinâmica de troca de cartões. A palestra é uma das atrações da programação.

Março Mulher 
Março Mulher é uma iniciativa da ACI em parceria com o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da entidade, especialmente dedicada ao público feminino.  Ao longo desta semana até sexta feira haverá palestras e ações abordando temas como beleza, saúde, bem-estar, empoderamento, empreendedorismo, no auditório da entidade. Todas as participantes concorrerão ainda ao sorteio de produtos e de vouchers com descontos oferecidos pelas organizações parceiras. 
Empresárias e colaboradoras de empresas associadas terão livre acesso aos eventos. Para não associadas o valor é R$ 10,00 por pessoa. São apoiadores desta ação a Saint Gallen Instituto de Oncologia, Agemed, Instituto Eneagrama, Clínica Imuniza, Espaço de Vie, Luciana Menna – Master Coach e Santa Cacau.
Informações e inscrições na ACI fone/whatsapp (51) 3713-1400.

Confira a programação dos próximos dias:

13 de março - 19h às 21h30    

Palestra: Como Fazer Responsabilidade Social na Prática
Com Lídia Schwantes - Jornalista, com ampla experiência  na área de responsabilidade social empresarial. 
Palestra : A Mulher Internacional em um Mundo Global 
Com Anelize Cristina Winterhalter - Empresária no ramo de ensino de idiomas e intercâmbios há mais de 25 anos, tradutora e intérprete. 
Palestra: Saúde da Mulher – Cuidados e Prevenção 
Palestrante: Andreia Rauber – Médica com residência em Ginecologia, Obstetrícia e em Mastologia, no Hospital Fêmina, e professora na área de Ginecologia na UNISC.

14 de março  - 19h às 21h30

- Palestra:  “Entre Planejar sua Empresa e Planejar sua Vida, fique com os dois”
Palestrante:  Silmara Dutra da Rosa - Técnica de Atendimento do Sebrae, com 13 anos de atuação na área.  Graduada em Administração e Comércio Exterior, com especializações nas áreas de Gestão Empresarial, Gestão de Pequenos Negócios  e de Empreendedorismo e Marketing.
- Evento de Troca da Cartões

15 de março - 19h às 20h30

Palestra: Grupo Las Lobas 
Com a psicóloga Clarissa Junqueira, especialista em Saúde Mental Coletiva e Mestranda em Psicologia Social e Institucional.
Promoção: Espaço de Vie

*Todas as palestras ocorrem no auditório da ACI (Rua Venâncio Aires, 641 – último piso).