Edição do dia 25/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empresários estão otimistas com relação à queda da inadimplência em 2019
ECONOMIA - Em Santa Cruz do Sul, o índice tem se mantido nos primeiros meses do ano e segue mais baixo em comparação ao restante do Brasil
Câmara aprova contratações de servidores
GERAL
Invernadas mirins dos CTGs Lanceiros e Rincão da Alegria conquistam bons resultados no Enart
VARIEDADES
Um em cada cinco brasileiros afirma dirigir usando o celular
GERAL
Semana Ufológica passa por Santa Cruz
GERAL - Evento itinerante que envolve cinco cidades do Rio Grande do Sul acontece nesta terça no município
Adolescência é tema de seminário ampliado
GERAL - Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios
Empresas de Santa Cruz do Sul participam da Exposuper Acats em SC
GERAL
Mês romântico no Riovale Jornal
GERAL - Em parceria com empresas santa-cruzenses diversos prêmios foram sorteados na página do Facebook
Corede/VRP faz renovação da Assembleia nesta terça
GERAL - Encontro para a definição dos novos integrantes ocorre no dia 25 de junho, na sala 101 da Unisc
Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil
GERAL - Evento acontece na próxima quarta-feira, 26, em Lajeado
Teia de Saberes 2019 contempla terceira idade
GERAL
Pesquisa avalia transformações da vida no campo
GERAL - Resultados de estudo realizado com famílias que plantam tabaco em Vale do Sol gerou livro
Viagem Segura de Corpus Christi fiscaliza 37,4 mil veículos no RS
GERAL
Encontro debate a Lei Geral de proteção de Dados
GERAL
CPERS: Encontro Regional é na quinta
GERAL
Assembleia Geral Ordinária acontece na quarta
GERAL
Santa Cruz registra 100 notificações de dengue
SAÚDE
O cuidado de cada dia
GERAL - Em Santa Cruz do Sul 184 casos de ameaça contra a mulher já foram registrados neste ano

Mulheres ainda precisam quebrar paradigmas para empreender

EMPRESARIAL - 13/03/2019

Palestrante compartilhou experiências de vida e conhecimentos na área de gestãoPalestrante compartilhou experiências de vida e conhecimentos na área de gestão Crédito: Lauri Pretzel

“Liderança Feminina Focada em Assumir Riscos e Fracassos” foi tema da palestra que a empresária Rosy Motta apresentou na edição de março do Café Empresarial, na manhã de terça-feira (12).  O principal evento de networking da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz integrou a programação do Março Mulher. Profissional focada em desenvolver e motivar equipes comerciais para alta performance, Rosy Motta falou para uma plateia formada  em grande parte por mulheres que lotaram o auditório da ACI. “Não ter medo do fracasso e fazer escolhas são desafios que fazem parte do perfil empreendedor”, ensina. O Café Empresarial tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (UNISC) e o apoio da Café Preto.
Após 35 anos de grande sucesso à frente da própria empresa, que criou aos 19 nos de idade, de conquistar reconhecimento internacional e muitos prêmios, visitar mais de 50 países, em 2011 Rosy Motta viu o seu empreendimento fechar as portas. A experiência do fracasso foi um duro golpe que rapidamente transformou em uma oportunidade para se reinventar e buscar novos desafios. Hoje, está novamente à frente de uma promissora empresa e utiliza o valioso aprendizado acumulado ao longo de sua trajetória pessoal e profissional em consultorias para orientar e inspirar outros empreendedores. “Passei por muitos altos e baixos, tive bastante sucesso assim como muitos fracassos. E o fracasso ensina muito mais, principalmente a ter humildade. Meu desejo é compartilhar esse aprendizado com outras pessoas”, afirma. 
Foi o que fez em sua palestra, unindo a experiência de vida com  conhecimentos técnicos na área de gestão, por meio de dicas e orientações. Para quem quer começar a empreender, a empresária alerta que o primeiro passo é fazer uma análise de personalidade para saber se realmente tem perfil empreendedor. “Ser resiliente, agüentar fracassos, ouvir muitos não, são características que indicam esse perfil”, orienta.  O próximo passo é montar um plano de negócios, avaliar os riscos, fazer um planejamento estratégico e ter um plano B. “Se tudo estiver certo, então há  condições  iniciar o empreendimento, minimizando os  riscos”. 
Para a empresária ainda há diferenças entre homens e mulheres quando se trata de empreendedorismo, porque viemos de uma sociedade patriarcal, machista, e esse foi a aprendizado recebido de nossas mães, que por sua vez também receberam das mães delas e assim sucessivamente. “No século 21, em 2019, as crianças ainda aprendem que os meninos devem ser ousados e as meninas recatadas. Esse é o paradigma que cada mulher precisa quebrar, principalmente para empreender”, desafia.

Networking
O Café Empresarial é o mais tradicional evento de netwoking e negócios da ACI. Os participantes são recepcionados com um café da manhã e participam de uma dinâmica de troca de cartões. A palestra é uma das atrações da programação.

Março Mulher 
Março Mulher é uma iniciativa da ACI em parceria com o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da entidade, especialmente dedicada ao público feminino.  Ao longo desta semana até sexta feira haverá palestras e ações abordando temas como beleza, saúde, bem-estar, empoderamento, empreendedorismo, no auditório da entidade. Todas as participantes concorrerão ainda ao sorteio de produtos e de vouchers com descontos oferecidos pelas organizações parceiras. 
Empresárias e colaboradoras de empresas associadas terão livre acesso aos eventos. Para não associadas o valor é R$ 10,00 por pessoa. São apoiadores desta ação a Saint Gallen Instituto de Oncologia, Agemed, Instituto Eneagrama, Clínica Imuniza, Espaço de Vie, Luciana Menna – Master Coach e Santa Cacau.
Informações e inscrições na ACI fone/whatsapp (51) 3713-1400.

Confira a programação dos próximos dias:

13 de março - 19h às 21h30    

Palestra: Como Fazer Responsabilidade Social na Prática
Com Lídia Schwantes - Jornalista, com ampla experiência  na área de responsabilidade social empresarial. 
Palestra : A Mulher Internacional em um Mundo Global 
Com Anelize Cristina Winterhalter - Empresária no ramo de ensino de idiomas e intercâmbios há mais de 25 anos, tradutora e intérprete. 
Palestra: Saúde da Mulher – Cuidados e Prevenção 
Palestrante: Andreia Rauber – Médica com residência em Ginecologia, Obstetrícia e em Mastologia, no Hospital Fêmina, e professora na área de Ginecologia na UNISC.

14 de março  - 19h às 21h30

- Palestra:  “Entre Planejar sua Empresa e Planejar sua Vida, fique com os dois”
Palestrante:  Silmara Dutra da Rosa - Técnica de Atendimento do Sebrae, com 13 anos de atuação na área.  Graduada em Administração e Comércio Exterior, com especializações nas áreas de Gestão Empresarial, Gestão de Pequenos Negócios  e de Empreendedorismo e Marketing.
- Evento de Troca da Cartões

15 de março - 19h às 20h30

Palestra: Grupo Las Lobas 
Com a psicóloga Clarissa Junqueira, especialista em Saúde Mental Coletiva e Mestranda em Psicologia Social e Institucional.
Promoção: Espaço de Vie

*Todas as palestras ocorrem no auditório da ACI (Rua Venâncio Aires, 641 – último piso).