Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

Prazo de Santa Cruz está terminando

Empresa aguarda resposta por parte do Sindicato dos Comerciários sobre a proposta enviada

ECONOMIA - 15/03/2019

Loja da Havan será nos moldes de todas as outras já construídas e está a um passo de vir para Santa CruzLoja da Havan será nos moldes de todas as outras já construídas e está a um passo de vir para Santa Cruz Crédito: Reprodução/Facebook

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

Os próximos dias serão decisivos para as negociações sobre a instalação de uma unidade da rede Havan em Santa Cruz do Sul.  Após encaminhar na última segunda-feira, 11 ao Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz uma proposta sobre as condições salariais dos trabalhadores, a rede catarinense ainda aguarda uma resposta. De acordo com o presidente da Havan, Luciano Hang, até o início da desta quinta-feira, 14, ele não havia recebido nenhuma resposta com relação à aceitação ou não de suas condições. “Queremos crer ainda que vai haver mais negociação e vou poder dizer se Santa Cruz será ou não agraciada com uma loja, ou se simplesmente a gente vai deixar esta cidade. É lamentável que isto aconteça. Eu fui aí pessoalmente e conversei com o Afonso. Ele colocou naquela reunião com o prefeito que iria conversar com a gente e fazer de tudo para dar certo. Eu não vejo essa boa vontade por parte dele”. 
Sobre as negociações o empresário adiantou que a Havan encaminhou a melhor proposta que poderia. “O trabalhador irá receber em torno de R$ 8 mil por ano, isso é mais do que a convenção coletiva da cidade oferece. O nosso colaborador irá receber o domingo, o feriado, vai ganhar o Programa de Participação de Resultados (PPR), o ticket almoço, ganha um dos melhores salários comerciários do Brasil. Os benefícios são os melhores que poderíamos dar. Vamos aguardar ainda um ou dois dias a resposta”.  
Hang declarou ainda que segue as tratativas de negociação com outras cidades e previu que dez megalojas serão abertas no Rio Grande do Sul até o fim do ano. Ele confirmou a instalação de unidades em Ijuí, Viamão e Pelotas. Em abril deverá ser inaugurada a loja de Caxias do Sul.   No entanto, somente as lojas de Santa Cruz do Sul e de Santa Maria dependem ainda de avanços nas negociações com os sindicatos. Questionado sobre a possibilidade de um novo encontro em Santa Cruz com representantes dos Sindicatos, Hang admitiu, “eu não vou mais à Santa Cruz ,  já estive aí. Se não der certo as negociações eu desisto da cidade. Eu deixei uma data para Santa Cruz, e esta data já passou, era dia 12. Eu espero até amanhã, sexta-feira. Se não, eu vou procurar em outras cidades. Até o fim do ano vamos instalar dez megalojas no RS. Ou vocês estarão juntos, ou não estarão. Santa Cruz é a única cidade ainda que está travada para fazer a negociação. Como eu falei outro dia, quanto mais o tempo passa, mais longe fica Santa Cruz do Sul de receber uma Havan. A impossibilidade de um acordo com o Sindicato dos Comerciários, fará com que Santa Cruz não receba uma loja da Havan. Eu fico muito triste, mas é a realidade do que está acontecendo”, conclui o dono da Havan.
Nesta quinta-feira, uma reunião entre representantes do Sindicato dos Comerciários e Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas), que atua como intermediário nas negociações estiveram reunidos para aprimorar a proposta. Para o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, a proposta é individual e não afetaria outros comerciários. “É uma negociação que envolve somente a Havan em um primeiro momento, e a gente vai voltar a conversar com os demais lojistas no período da nossa data base que acontece em novembro. As negociações sobre a Havan estão evoluindo, não no prazo que a Havan gostaria que se fizesse. Mas, baseados nas nossas experiências anteriores acreditamos que está havendo um avanço nas tratativas”. Questionado sobre a proposta da Havan e uma resposta à empresa, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz e Região, Afonso Schwengber preferiu não se pronunciar e adiantou apenas que irá se manifestar no fim do processo. “O que está sendo tratado é uma negociação e quando chegarmos na parte final iremos divulgar. Não temos prazo para conclusão. Estamos autorizados somente a negociar. Mas não vamos entrar em detalhes”.