Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

Desafio Criativos da Escola

Iniciativas transformadoras podem ser inscritas

EDUCAÇÃO - 19/03/2019

Estudantes e educadores de todo o Brasil, preparem-se! Já estão abertas as inscrições para a premiação "Desafio Criativos da Escola 2019", iniciativa realizada pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana. Para comemorar a 5ª edição do Desafio, a premiação acontecerá esse ano, pela primeira vez, em um destino internacional: estudantes e professores premiados embarcarão, no segundo semestre, para Roma, na Itália, junto com a equipe do Criativos. Crianças e jovens, alunos do ensino fundamental ou médio, já podem inscrever seus projetos que promovam histórias de mudanças e proponham soluções para questões que afetem suas escolas, comunidades ou mesmo municípios onde moram. As inscrições podem ser feitas no site do Criativos da Escola até o dia 30 de junho.
Este ano, o Desafio reconhecerá sete iniciativas que mais se destacarem por ações marcadas pelo protagonismo, empatia, trabalho em equipe, criatividade e potencial de transformação social. Na capital Roma, o grupo de três estudantes e um educador de cada projeto selecionado viverá imersão em escolas locais com estudantes italianos que participam do Design For Change; participarão de uma caminhada em defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e estarão em evento realizado com o Papa Francisco.
"Desde a primeira edição do Desafio, já recebemos mais de 4500 projetos de todos os estados brasileiros, em temáticas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. É um movimento que cresce e que, mesmo em contextos adversos, mostra a potência de crianças e jovens cobrando melhorias, evidenciando problemas estruturais e colocando em prática ações transformadoras. Convidamos estudantes e educadores a participarem do Desafio que, neste ano, proporcionará uma experiência inesquecível de intercâmbio com estudantes de realidades ainda mais diversas", destaca Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.
Para auxiliar os educadores interessados em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Já os jovens alunos contam com o jogo de cartas "A Missão", um baralho transformador que tem como propósito estimulá-los, de maneira autônoma, a ultrapassar desafios para concretizarem suas iniciativas. Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube. No programa "Lu de Lupa", por exemplo, a jovem Luiza Geiling propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e cheio de questionamentos.