Edição do dia 20/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Feriado em Santa Cruz do Sul
GERAL - Saiba como funcionarão os principais serviços nesta sexta-feira, 20
Livro Dois meninos será lançado em Santa Cruz
VARIEDADES
JTI promove a língua inglesa entre colaboradores
GERAL
Equipes da Afubra realizam avaliações nas lavouras atingidas
GERAL
100 anos Sicredi VRP: Solenidade marca os 100 anos
ESPECIAIS
100 anos Sicredi VRP: Programação intensa durante todo o ano
ESPECIAIS
Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele
ESPECIAIS - Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa
Mensagem pelo Dia do Contador
ESPECIAIS - Rugard Kanitz - presidente do Sincotec VARP
Dia do Contador: Conheça os vencedores da 6ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania
ESPECIAIS
Preservação da cultura alemã no traje oficial
VARIEDADES
As donas das flores
GERAL - O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade
Shopping Santa Cruz recebe convidadas para bate-papo
GERAL - Quatro mulheres estarão à frente do evento de troca de experiências
Irmãos de Axé visitam Terreiro de Candomblé na Bahia
GERAL
Galo tem jogos importantes no final de semana
ESPORTES
Copa CFC Celso abre decisão em Linha Santa Cruz
ESPORTES
Assaf encara a Assoeva no Ginásio da Unisc neste sábado
ESPORTES
SCS Skate Contest: um incentivo ao esporte
ESPORTES
Gelson Conte substitui China Balbino no Avenida
ESPORTES

Projeção de vendas prevê crescimento de até 5,2%

Para o comércio, a Páscoa mais tardia e as temperaturas mais baixas podem representar estímulos para o aumento das vendas

ECONOMIA - 09/04/2019

Ovos de Páscoa tiveram uma variação de preços de 11%, a mais significativa entre os produtos típicosOvos de Páscoa tiveram uma variação de preços de 11%, a mais significativa entre os produtos típicos Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
rosibel@riovalejornal.com.br

A pouco mais de dez dias para a data mais doce do ano, a expectativa para as vendas de Páscoa já é bastante grande. A data que este ano é comemorada no dia 21 de abril, um pouco mais tardia que nos anos anteriores representa um impulso nas vendas do comércio. Conforme o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesar Longo, apesar dos preços estarem em média 2,7% superiores ao mesmo período da Páscoa passada, o crescimento das vendas deve chegar a 5,2% em todo o Estado. Segundo ele, as temperaturas mais baixas tendem a favorecer o consumo de chocolates em 2019. “O cenário de maior estabilidade econômica e de possibilidade de retomada de investimentos, aliado ao clima mais frio de abril, deverá alavancar as vendas nesta Páscoa. Para os pequenos supermercados, que não dispõem de climatização nas lojas, é fundamental uma temperatura mais amena, facilitando a exposição dos chocolates”, destacou Antônio Cesar Longo. A expectativa conforme a AGAS é comercializar 8,5 milhões de ovos de chocolates alavancando um faturamento de R$ 84,5 milhões para o setor.  
Na região, a projeção de vendas não é muito diferente como ressalta o representante do Sindigêneros, Celso Muller, “apesar de a data ser um pouco tardia e não muito propícia, por ser quase no final do mês e muitas pessoas não terem dinheiro os valores devem ficar próximos de 5%”. Sobre a questão da variação de preços, o dirigente destaca que os ovos de Páscoa foram os que registraram uma diferença significativa ficando em 11%, a caixa de bombom 8% e a barra de chocolate 6%.  Entre os produtos típicos consumidos na Semana Santa a maior alta de preço é a do pescado que foi de 15%. Os vinhos no geral apresentaram uma variação de 8%. 
Embora algumas pessoas ainda tenham o costume de deixar as compras para os últimos dias que antecedem a data, Celso Muller orienta que esta não é a opção ideal. “O recomendado é fugir das compras de última hora. Comprar com antecedência garante, inclusive, a chance de pesquisar preços, comprar produtos desejados e ainda evitar filas”. Entre os produtos que devem se destacar em vendas estão as caixas de bombom, ovos de Páscoa menores e barras de chocolate.  

Presentes alternativos

Além dos chocolates e seus derivados, os presentes alternativos como brinquedos, roupas e calçados também são apontados como itens que devem se destacar em vendas neste período. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Márcio Martins, a projeção é otimista e as vendas devem ficar em torno de 7%. Um dos motivos para se comemorar de acordo com ele, é o fato da data ser mais distante do início do ano. “Quanto mais tarde a páscoa for, melhor será para se trabalhar. Os clientes poderão fazer suas compras mais tranquilos sem ter que se preocupar com o orçamento que fica mais apertado no início do ano devido ao pagamento de impostos e material de volta às aulas. Com isso, aumenta o poder de compras”, concluiu o presidente Márcio Martins.