Edição do dia 20/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Saiba o que é o Telefone Popular, plano de tarifação reduzida para famílias de baixa renda
GERAL
Um dia de diversão
GERAL - O Riovale Jornal em parceria com o Acqua Lokos sorteou ingressos para o parque aquático, confira os ganhadores:
Sambista Jorjão morre em Santa Cruz
GERAL - Jorge foi um apaixonado pelo carnaval da cidade e faleceu em decorrência de um mau súbito, na última terça-feira, 18
Brigada Militar garante segurança no 2º Bailinho da Borges
POLÍCIA
Dada a largada para a pintura do Palacinho
GERAL
Assembleias de Núcleo mostram a importância do cooperativismo para as comunidades
ESPORTES
Direção do Avenida muda horário do amistoso contra o Passo Fundo
ESPORTES - A partida marcada para sábado será realizada às 15 horas
Governo do Estado propõe reajuste do piso regional
ECONOMIA
Comitê elabora Plano de Contingência de combate à dengue
SAÚDE
Unisc abre inscrições para o Uniama
GERAL
Assemp abre edital para pontos de alimentação na 36ª Oktoberfest
GERAL
Consultório de Rua realizou 349 abordagens em oito meses
SAÚDE
Chimarródromos oferecem água quente e gelada
GERAL
Serviços da Prefeitura serão alterados no Carnaval
GERAL
Rapidinho não terá operação no feriado de Carnaval
GERAL
Os paradoxos nos protestos de 2013/2014
EDITORIAL
No Dia Mundial da Religião, precisamos educar para a paz
OPINIÃO
Projeto esquecer livros
OPINIÃO

Instituto Crescer Legal apresenta a primeira turma de jovens aprendizes de Passo do Sobrado

EDUCAÇÃO - 10/04/2019

Crédito: Junio Nunes

A primeira turma de jovens aprendizes de Passo do Sobrado, do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, foi apresentada nesta terça-feira, 09 de abril. Estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 14 e 17 anos, no contraturno eles desenvolvem atividades no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”.

A educadora Joice Jociane Pereira apresentou a primeira turma do Instituto no município. “Os jovens estão se desafiando a algo inovador. Falar de gestão e empreendedorismo toca os jovens e é um orgulho poder representar o Instituto em Passo do Sobrado, recebendo apoiadores, parceiros e colaboradores neste dia”, afirmou a educadora, mencionando de forma especial a participação dos familiares, base para o sucesso das atividades que iniciaram em março.

Devidamente aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e cadastrado no Ministério da Economia e Superintendência Regional do Trabalho, o curso totaliza 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Por meio da Lei da Aprendizagem, os adolescentes são contratados por empresas associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal como jovens aprendizes. No entanto, nenhuma atividade é realizada nas empresas. Toda a carga horária é cumprida no âmbito do curso de formação, tanto na instituição parceira, como em pesquisas junto à família, na comunidade, além de viagens de estudo e visitas técnicas.

As atividades são conduzidas junto ao prédio da Secretaria Municipal de Educação. Os vinte jovens participantes foram contratados pelas empresas associadas ao Instituto, China Brasil Tabacos, CTA Continental e Tabacos Marasca. O Instituto é responsável por coordenar a implantação da turma, desde a busca ativa por candidatos – iniciada ainda em 2018 com apoio das equipes de campo das empresas associadas e agentes locais da educação, saúde e assistência social. Também fornece os materiais e uniforme, além de manter a equipe de educadores sociais altamente qualificados a partir da metodologia desenvolvida especialmente para o Programa. 

O diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, participou do evento que contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e sindicatos, associados e sócios fundadores do Instituto, além dos parceiros, familiares e comunidade escolar. Schünke também falou aos pais dos jovens. “Aproveitar as oportunidades é o que nos faz crescer, mas isso só foi possível para esses jovens com o apoio da família. A presença do núcleo familiar será muito importante no decorrer desta caminhada, participando das atividades e encorajando os filhos. Temos percebido que não são só os jovens que passam pelo curso que abrem seus horizontes. A família também acaba vislumbrando novas oportunidades dentro da propriedade”, frisou. 
Com projeto pedagógico criado especialmente para o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, as atividades estão divididas em cinco eixos curriculares: estudo e análise das propriedades rurais; diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais; mapeamento de parcerias e alianças estratégicas; desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade; e criação e estudo de viabilidade de um produto.

Em Passo do Sobrado, as atividades contam com o apoio da secretaria municipal de Educação. Ao município, cabe viabilizar o deslocamento diário dos aprendizes, os lanches e almoços e, em especial, ceder espaço físico nas dependências da secretaria municipal de educação. “Nós, do Executivo, nos sentimos honrados por fazer parte desse programa. Estamos juntos no objetivo da aprendizagem”, disse o prefeito Hélio Olimpio de Queiroz.

PRÓXIMOS EVENTOS

10 de abril, quarta-feira
14h: Vera Cruz, na Congregação Evangélica Luterana Cristã de Ferraz, ao lado da EEEF Walter Dreyer

11 de abril, quinta-feira
9h30: Boqueirão do Leão, no salão da comunidade de Alto Boqueirão, ao lado da escola EMEF Marino da Silva Gravina
14h: Herveiras, no ginásio da EMEF General Osório

SOBRE O INSTITUTO
O Instituto Crescer Legal é a primeira instituição brasileira a oferecer uma formação voltada à Gestão Rural e ao Empreendedorismo para adolescentes filhos de produtores e trabalhadores rurais na cultura do tabaco. Inova também ao proporcionar um curso de gestão com rendimentos mensais, por meio da Lei da Aprendizagem, permitindo ao jovem renda própria e possibilitando seu afastamento de trabalhos impróprios para a idade. Além disso, estimula o protagonismo do jovem, possibilitando uma atuação consciente e cidadã, para que possa ser agente do seu próprio futuro. Esta é a terceira edição do curso do Programa de Aprendizagem. As cinco primeiras turmas iniciaram as atividades em 2016 concluíram o curso em 2017 (84 formandos). E em 2018, 120 adolescentes de sete turmas receberam seus certificados.