Edição do dia 19/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brasil empata com a Venezuela pela Copa América: 0 a 0
ESPORTES - Líder do Grupo A, Canarinho volta a campo sábado (22), contra o Peru
'Joga Pouco, Ajuda Muito' acontece nesta quinta
ESPORTES
Segundona Gaúcha: Presidente do Galo lamenta desclassificação
ESPORTES
Série D do Brasileiro: Avenida segue forte
ESPORTES - Direção espera estádio lotado para decidir vaga no segundo jogo, em casa, contra o Caxias
Computação Desplugada é realidade em escolas públicas de Santa Cruz do Sul
EDUCAÇÃO - Material didático do projeto Computação na Educação foi lançado na tarde desta terça-feira, 18, na Unisc
Ensino das escolas é discutido em todo o país
EDUCAÇÃO
Thiago Porto: enaltecendo a cultura santa-cruzense
VARIEDADES - Com mais de um milhão de visualizações no YouTube músico se prepara para mais um lançamento
Restaurante Mafalda: há 18 anos servindo gastronomia de qualidade
GERAL - O estabelecimento conta com buffet tradicional e buffet para viandas
Oficina de Apoio às Famílias será na próxima terça-feira
GERAL - O Riovale Jornal entrevistou a advogada Dra. Andjanete L. Mess Hashimoto, que explica o procedimento das atividades
Câmara aprova projeto de segurança
GERAL
Mercur chega aos 95 anos com livro publicado
EMPRESARIAL - Curso para inspirar um mundo mais colaborativo também foi disponibilizado
Corpus Christi: Fé e arte para celebrar a data
RELIGIÃO - Celebração inicia às 9 horas com missa na Catedral São João Batista e após procissão segue pelas principais ruas
Quem é contra a reforma da Previdência Social não é contra o Brasil
OPINIÃO
Um novo INSS
OPINIÃO
A criminalização da Homotransfobia
OPINIÃO
Uso de simulador deixa ser obrigatório
GERAL - A resolução visa reduzir burocracia e baixar o custo da CNH
Feminismo por um mundo melhor
EDITORIAL
Piloto de Santa Cruz do Sul vence mais uma prova e lidera Campeonato Gaúcho
ESPORTES - Roberto Keller compete ao lado do navegador de Santana do Livramento, Marcelo Ritter

Esporte: amor que vira profissão

ESPECIAIS - 30/04/2019

Profissional do esporte, Cléber Pereira e o seu filho, Cléber JúniorProfissional do esporte, Cléber Pereira e o seu filho, Cléber Júnior Crédito: Arquivo pessoal

Nelson Treglia
nelson@riovalejornal.com.br

O amor pelo esporte, para a maioria das pessoas, começa na infância. Não foi diferente para Cléber Pereira, que atualmente é o coordenador de Esportes do Município de Santa Cruz do Sul. Desde pequeno, ele esteve muito próximo das atividades esportivas. Aos dez anos, já disputava o Campeonato Gaúcho de Futsal em alto nível, com treinamentos que chegavam a durar de dez a 12 horas por semana. “Daí nasceu esta paixão”, destaca Cléber.
Ele entrou na universidade em 2004 e formou-se em 2010 no curso de Educação Física da Unisc. Em 2014 iniciou sua graduação em Administração de Empresas. Cléber ressalta também que, quanto à sua preparação, ela se deu devido a estar sempre à frente de equipes e ações em prol do esporte. De 2004 a 2008, foi coordenador de Esportes do município. De 2006 a 2010, desempenhou-se como atleta profissional na Assaf. De 2010 a 2012, foi técnico do Desportivo de Vale do Sol na Série Prata. Em 2013 a 2014, técnico das categorias de base da Assaf. Em 2015, técnico do Nadas Branco, de Rio Pardo, na Série Bronze.
Em 2017, 2018 e atualmente, Cléber Pereira é o técnico da Assaf, que está na disputa da Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal. “Mas a maior ação junto ao esporte está no projeto New Boys, que existe há 22 anos, desde 1997 no Bairro Schulz, Bom Jesus e Senai, que hoje atende mais de 130 jovens”, relata Cléber.

Pereira (à direita) comanda a escolinha New BoysPereira (à direita) comanda a escolinha New Boys Crédito: Arquivo pessoal

INCLUSÃO SOCIAL

Em muitas ocasiões, o público costuma associar o esporte a grandes celebridades. Mas o futsal, e outras modalidades, também são trabalhadas de forma comunitário, visando a inclusão social. “Sei muito bem como é dar um treino em uma quadra de pedra com 30 alunos e uma bola velha, ter um time de camisa e outro sem. Vivenciei isso na pele, de fazer o esporte de maneira voluntária. E na tentativa de solicitar ajuda, as portas muitas vezes se fechavam. Mas sabia que em inúmeras vezes a maior referência de carinho e atenção daqueles meninos, era o professor”, garante Cléber Pereira. 
Por isso, a grande conquista na carreira de Cléber é a inclusão social de muitos jovens. “Estar à frente da escolinha de futsal Newboys, a mais antiga da cidade, e saber que hoje os meus alunos estão levando seus filhos para treinar no lugar deles, esta é a minha maior conquista dentro do esporte pois sei que consegui através deste incluir muitos jovens no caminho do bem.”

GRATIDÃO

Cléber Pereira é uma pessoa grata pela sua trajetória no esporte, tanto do ponto de vista espiritual quanto sob o aspecto familiar: “Agradeço exclusivamente a Deus por ter me colocado sempre nos lugares certos e na hora certa frente a pessoas de bem. Mas gostaria de fazer um agradecimento especial a minha esposa Patrícia, pois foi a minha maior incentivadora. Afinal, em muitos momentos, o esporte nos deixa longe da família nos finais de semana”.

MOMENTO POSITIVO

Segundo Cléber Pereira, Santa Cruz do Sul passa por uma fase muito positiva no esporte. “Nunca estivemos em um momento tão bom, pois Santa Cruz é um celeiro de grandes atletas e vejo que o município está potencializando as categorias de base de todos os esportes e ajudando como nunca os esportes comunitários”, define Cléber.